Seguimento Litoral Centro - Março 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,020
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,

Hoje é o primeiro dia com temperaturas mais elevadas, mas não esperava que fossem tão elevadas! A máxima superou os 24°C e a mínima foi bem próxima dos 10°C. De resto, foi um dia igual aos outros. :facepalm:

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 24,7°C
Mín: 9,9°C
Rajada máxima: 28 km/h NE

Corroios
Máx: 22,3°C
Mín: 11,1°C

Agora estão 18,8°C e céu pouco nublado, uma temperatura bastante anormal para março, vendo as horas. :calor:

O GFS retirou muita precipitação que deveria cair até ao fim do mês. Contudo, o ECMWF fala em 2 mm até dia 31 de março. Não dá para ter um março com valores normais de precipitação, mas é o que temos. :( :rain:
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A zona centro a 18 Março ainda tinha uma boa percentagem de água no solo... Entre 41 a 60%.
A zona do Baixo Alentejo e Algarve já tem valores abaixo dos 20% em alguns locais o que é muitíssimo pouco para a altura do ano.
É este vendaval e temperaturas mais elevadas que teremos nos próximos dias ... Vai fazer Com que essa percentagem desça ainda mais.
Devem haver boas variações, aqui junto a Óbidos, a percentagem de água no solo, deve estar mais perto de 100% do que 60%, mas não sei por quanto mais tempo...
Ontem encontrei uma minhoca bem grande (mais de 10 centimetros), a cerca de 15 centimetros de profundidade, mas foi numa zona algo sombreada, onde ocorrem inversões térmicas... Por curiosidade, em Fevereiro, encontrei ali perto um fura-pastos (enterrado a hibernar).
Quanto às árvores de fruto aqui, penso que este ano estão com uma floração bem abundante, a ver no que vai dar.

Hoje foi mais um dia morno, com tudo orvalhado de manhã, céu pouco nublado, mas com mais nuvens durante a tarde.
A leste de Montejunto, Aires e Candeeiros, pareceu-me ver bastante mais nebulosidade.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Talvez em algumas partes do centro, mas aqui junto a Óbidos, a percentagem de água no solo, deve estar mais perto de 100% do que 60%, mas não sei por quanto mais tempo...
Ontem encontrei uma minhoca bem grande (mais de 10 centimetros), a cerca de 15 centimetros de profundidade, mas foi numa zona algo sombreada, onde ocorrem inversões térmicas... Por curiosidade, em Fevereiro, encontrei ali perto um fura-pastos, a hibernar...
Quanto às árvores de fruto aqui, penso que este ano estão com

Hoje foi mais um

Só para dar uma ideia acerca da evaporação que tem ocorrido neste últimos dias, ontem estive aqui no meu terreno um tractor com um ripper, que abriu o solo até 70 cm de profundidade, no qual ontem estava totalmente húmido, e eis que 24 horas depois está já seco, que mais parece pedra.
Ainda precisava que viesse alguma chuva para semar um pasto que cobrisse o solo durante o verão, mas cada vez mais estou a adiar.
Agora esta semana, é plantar as árvores e regar logo.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Talvez em algumas partes do centro, mas aqui junto a Óbidos, a percentagem de água no solo, deve estar mais perto de 100% do que 60%, mas não sei por quanto mais tempo...
Ontem encontrei uma minhoca bem grande (mais de 10 centimetros), a cerca de 15 centimetros de profundidade, mas foi numa zona algo sombreada, onde ocorrem inversões térmicas... Por curiosidade, em Fevereiro, encontrei ali perto um fura-pastos (enterrado a hibernar).
Quanto às árvores de fruto aqui, penso que este ano estão com uma floração bem abundante, a ver no que vai dar.

Hoje foi mais um dia morno, com tudo orvalhado de manhã, céu pouco nublado, mas com mais nuvens durante a tarde.
A leste de Montejunto, Aires e Candeeiros, pareceu-me ver bastante mais nebulosidade.
O orvalho matinal não chega... precisamos de chuva a sério.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O orvalho matinal não chega... precisamos de chuva a sério.

Pois o orvalho matinal, cada vez tem sido em menor quantidade, e nem chegar ás raízes das ervas, a chuva a sério é que faz falta, mas o anticiclone não a quer deixar vir.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Só para dar uma ideia acerca da evaporação que tem ocorrido neste últimos dias, ontem estive aqui no meu terreno um tractor com um ripper, que abriu o solo até 70 cm de profundidade, no qual ontem estava totalmente húmido, e eis que 24 horas depois está já seco, que mais parece pedra.
Ainda precisava que viesse alguma chuva para semar um pasto que cobrisse o solo durante o verão, mas cada vez mais estou a adiar.
Agora esta semana, é plantar as árvores e regar logo.

Pois, mas se andas a "ripar" o terreno, numa altura destas, vais tirar boa parte da humidade, que ainda existe no solo (pelo menos no horizonte que foi "ripado")... Mas se não tens outra alternativa, senão " ripar" já, aí penso que terás mesmo que regar...
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pois, mas se andas a "ripar" o terreno, numa altura destas, vais tirar boa parte da humidade, que ainda existe no solo (pelo menos no horizonte que foi "ripado")... Mas se não tens outra alternativa, senão " ripar" já, sim penso que terás que regar...

Pois para preparar o solo, tinha mesmo de ser, pois fica o trabalho feito de uma só vez, e no agora nunca mais cá entra um tractor pesado no meu terreno, será tudo trablaho manual, mas ripado, fica muito melhor do que gradado, pois abre o solo, mas ao longe nem sabes onde pasou o ripper, pois rasga o solo e cobre de novo o rasgão. Mas mesmo o restante solo que não foi mexido, também já reguei hoje, a humidade, já é pouca, e não é o suficiente para as árvores com 1 ano de idade.
Pois a partir de agora é melhorar ao máximo toda a estrutura do solo, e a sua bidiversidade.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa noite pessoal,

Máxima de 24.4°c , não esperava já tanto para hoje! Neste momento ainda 18.1°c , e apenas 36%de HR GFS com razia total, agora só se ve calor até perder se vista! Em apenas 24H nota.se um diferença brutal a nível de humidade à superfície! Próxima terça-feira será muito provavelmente o dia mais quente do ano até ao momento! A manter.se está tendência a Primavera não parece trazer grandes novidades em relação ao Inverno, ou seja, é a secura total! Situação deveras preocupante!



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Já ia a descer, o vento rodou começou a subir de novo. A esta hora ainda está assim:

2f787aa80561b326480e439f660fe971.jpg


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Ja estamos a ficar como a África do Sul onde familiares dizem q nao se vê chover ha uns dois anos...
A máxima aqui ficou nos 25ºC, temos dias de Verão mais frescos.
Deveras preocupado com o que aí vem, ja ando a regar as coisas, gasta-se electricidade e água do poço vai-se num instante se nao chover :shocking:

Tiro o chapéu aqueles que no inicio do mês disseram que não havia de chover mais nada em Março, fiquei de pé atrás, mas tinham imensa razão.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Este inicio de tarde segue já bem quente e começou cedo a arrebentação de "pipocas" no quadrante leste.
O vento tem soprado fraco a moderado de E/SE.
Vamos ver a quem vai sair a lotaria, se houver... :pray: :trovao:

Mínima de hoje: 9,8ºC
T. Atual: 21,2ºC
HR: 33%
Vento: SE / 10,8 Km/h
 
Estado
Fechado para novas mensagens.