Seguimento Litoral Centro - Março 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Deixo aqui fotos de quando cheguei a Montemor.

Como se pode ver, o dilúvio lá em baixo era grande. E rapidamente chegou até mim. Só tive tempo de captar estas fotos e de meter a gopro a gravar em cima de um tripé e ir abrigar-me. A gopro não ficou encaixada no tripé, e poucos minutos depois, com a força do vento, caiu. A pressa de sair de casa fez com que me esquece-se dele. Só dei pela queda meia-hora depois, quando saí do abrigo e fui verificar. Ainda tenho de ir ver se captou alguma coisa, mas duvido.

Cá estão as fotos iniciais.

IMG_2730-HDR by Duarte_Photo, no Flickr

IMG_2733-HDR by Duarte_Photo, no Flickr

GOPR7344-2 by Duarte_Photo, no Flickr

GOPR7345-2 by Duarte_Photo, no Flickr

IMG_2739-HDR by Duarte_Photo, no Flickr

IMG_2742-HDR by Duarte_Photo, no Flickr

Nota: se as fotografias tiverem cor a menos ou a mais é porque as editei num ecrã que mostra as cores muito mais intensamente do que no ecrã que uso no dia-a-dia.
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
[mensagem com bastantes palavras, aconselhando-se prudência]
Boa noite,

Não consegui visitar o fórum nos últimos dias por questões pessoais, mas finalmente consegui vir aqui!

Sexta e sábado foram dias muito parecidos com os anteriores. A máxima na sexta rondou os 24°C e a mínima os 11°C. Mais uma vez, por causa da porcaria do Wunderground, os dados não foram aproximados. :angry:
Em Corroios os dados de sexta foram os seguintes:
- Máx: 24,1°C
- Mín: 11,6°C

No sábado, a máxima rondou os 22°C e a mínima os 10°C. Ainda houve um aguaceiro que passou de raspão, mas não acumulou nada. :( Em Corroios pingou, mas também não deve ter acumulado lá grande coisa. Os dados de Corroios são os seguintes:
- Máx: 23,3°C
- Mín: 11,3°C

Já este domingo foi um dia bastante diferente. Pela Charneca não choveu nada, apesar da ameaça de uma célula às 20:00, que passou a alguma distância, sendo que os seus trovões se ouviam bem:trovao:, no entanto, eu tive a sorte de percorrer a A1 no momento em que caiu a queda de granizo às 17:00. Tive que fugir pela Ponte da Lezíria e depois pela N118, pois estava o trânsito parado a partir de Castanheira do Ribatejo durante alguns quilómetros. É por esta razão que gosto de viver na Margem Sul, para poder escapar facilmente a estas eventualidades. ;)

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 20,4°C
Mín: 12,0°C
Prec: 0 mm
Rajada máxima: 26 km/h OSO

Corroios
Máx: 21,8°C
Mín: 12,3°C

Agora estão 15,3°C e céu limpo. :)
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa noite pessoal,

Hoje não pude acompanhar o seguimento " in loco" , chegado a casa também vejo que aquilo que choveu por aqui nem acumlou , mas sente.se bem o ar bem mais limpo , e as saudades que já tinha do cheirinho a terra molhada! Pode ser que amanhã , chegue alguma coisa ao meu "quintal" Finalmente uma mudança na sinóptica do que vínhamos a ter ultimamente Magníficos registos pessoal , amanhã continua a festa .

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bem bom hehe para o que era esperado!
781d8529943ee8485f4c722a5ef9a789.jpg


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Parece que no meio de tanto azar, ainda tive uma pontinha de sorte... Consegui captar a DEA que falei alguns posts atrás.

Aqui fica a compilação daquilo que se aproveitou. Deixei ficar o momento da queda :D No último clip está a descarga que falava e é bem audível o tal ruído que mencionei no momento exacto do raio.

Pena a gopro ter caído, pena as gotas distorcerem a imagem toda, pena o barulho da chuva estragar o som todo e fazer com que não se aproveite quase nenhum trovão... Sabor agridoce neste final de dia. A tarde proporcionou um bom espectáculo, mas teve muitas condicionantes. Uma espada de dois gumes.



Prints de vídeo:

r8pcJrg.png


wnWWH2m.png


QH3fuIj.png
 
Última edição:
Registo
1 Fev 2019
Mensagens
274
Local
Bairro da Areia- Coruche
Boa noite, incrível tarde pelo bairro da areia, nunca pensei, mas por volta das 16h apanhei uma valente trovoada com muitos aparato eléctrico ainda durou bastante tempo, belos estrondos que fez, só essa trovoada acumulou 10.6mm, depois foram surgindo mais alguns aguaceiros que fizeram um total de 18mm hoje muito muito bom, mas mais para este no Couço apenas caiu 2.8mm
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
No último clip está a descarga que falava e é bem audível o tal ruído que mencionei no momento exacto do raio.

Reportagem excelente, parabéns! :palmas:
Acho que os pormenores técnicos, a queda, etc., não tiram valor nenhum!

O tal ruído só me parece interferência electro-magnética instantânea provocada pela descarga!
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Supostamente segundo o radar estaria a chover aqui, mas pra já nada...
É só virga neste monento que o radar mostra

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Estado
Fechado para novas mensagens.