Seguimento Litoral Centro - Março 2021



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Será que este valor estará correto, 160.78 m/m de rate máximo na estação mais perto de onde moro.
Esta estação está invisivel no wundermap, aqui fica o link https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPORTUGA82/graph/2021-03-4/2021-03-4/daily



Caiu muita água aqui, mas penso que nunca com esses valores. Já agora alguem sabe qual o valor máximo de RATE registado este ano nas estações em Portugal?

Pode estar correcto.
Nos 5 minutos que terminaram no instante em que esse rate foi registado, acumularam-se 6,35 mm. Ou seja, o equivalente em 1 hora a 12x6,35= 76,2 mm. Não sei qual é o período durante o qual é medido o rain rate. Se fôr 1 minuto, a média dos 5 rain rate durante os 5 minutos em que se acumularam 6,35 mm devia ser 76,2 mm/h. Portanto a soma dos 5 registos de rate devia ser 5x76,2 = 381. Subtraindo os 160,8 daquele último minuto (aquele que é afixado na tabela) obtemos 220,2 que divididos pelos 4 restantes registos de rate dá um rain rate médio para esses 4 minutos de 50,1 mm/h, que é um valor bastante comum. Pensando de outro modo, esse rate de 160,8 mm/h é um registo que corresponde a em 1 minuto ter caído 160,8 / 60= 2,68 mm. Este valor nada tem de excepcional nem de impossível. Recorde-se que mundialmente o record de precipitação em 1 minuto é de 31,2 mm.
Acrescente-se que o vento se manteve fraco, inferior a 10 Km/h, logo incapaz de oscilar o pluviómetro, caso o suporte estivesse mal fixo, de tal forma que criasse um registo fictício como ocorre frequentemente em estações mal seguras e durante episódios de vento forte simultâneo com precipitação.
No entanto, os meus conhecimentos sobre estações e modos de registo do rain rate são limitados. Outros membros mais conhecedores e experientes podem ter uma opinião oposta.
 
Última edição:

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,474
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boa madrugada

Alguém tem relatos da zona da Lezíria Ribatejana? Constou-me que havia problemas em Marinhais, Salvaterra de Magos. Alguém sabe alguma coisa? A ocorrência não especifica

Em Peniche estamos sossegados. Não se passa nada.


Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa madrugada

Alguém tem relatos da zona da Lezíria Ribatejana? Constou-me que havia problemas em Marinhais, Salvaterra de Magos. Alguém sabe alguma coisa? A ocorrência não especifica

Em Peniche estamos sossegados. Não se passa nada.
Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Não tenho conhecimento de relatos, por enquanto.

O mesmo por aqui em Santa Iria/Póvoa, tudo calmo, sem precipitação, 10,4ºC, vento fraco à volta de 10 Km/h e que tem vindo a rodar lenta e regularmente de Leste para Nordeste.
Esta rotação do vento está associada com o movimento do centro de baixa pressão para Sul.

O acumulado aqui, ontem, foi 20,3 mm.

Os movimentos dos ecos de radar parecem-me ser estes, com a frente a rodar em torno do centro situado ao largo a Oeste da costa ocidental da Região Sul, ao mesmo tempo que deriva lateralmente para norte.
Os aguaceiros a sudoeste da península de Setúbal têm um movimento lento para nordeste que é contrariado pelo deslocamento do centro da depressão para sul. Poderão nem sequer chegar a terra.
5Llzkuj.jpg
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,474
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Essa linha no interior parece estar com a ponta norte a rodar levemente para cá. Será? Não me entendo sem o radar de Coruche!

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Essa linha no interior parece estar com a ponta norte a rodar levemente para cá. Será? Não me entendo sem o radar de Coruche!

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Sim, a ponta dirige-se para o mar, mas ao mesmo tempo deriva para norte. Nas próxima horas não chegará a Peniche, mas com o movimento da depressão para sul pode começar então a mover-se para sudoeste, descendo em latitude.
Já ponho aqui uma animação do radar de Arouca que talvez nos elucide melhor.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Pode estar correcto.
Nos 5 minutos que terminaram no instante em que esse rate foi registado, acumularam-se 6,35 mm. Ou seja, o equivalente em 1 hora a 12x6,35= 76,2 mm. Não sei qual é o período durante o qual é medido o rain rate. Se fôr 1 minuto, a média dos 5 rain rate durante os 5 minutos em que se acumularam 6,35 mm devia ser 76,2 mm/h. Portanto a soma dos 5 registos de rate devia ser 5x76,2 = 381. Subtraindo os 160,8 daquele último minuto (aquele que é afixado na tabela) obtemos 220,2 que divididos pelos 4 restantes registos de rate dá um rain rate médio para esses 4 minutos de 50,1 mm/h, que é um valor bastante comum. Pensando de outro modo, esse rate de 160,8 mm/h é um registo que corresponde a em 1 minuto ter caído 160,8 / 60= 2,68 mm. Este valor nada tem de excepcional nem de impossível. Recorde-se que mundialmente o record de precipitação em 1 minuto é de 31,2 mm.
Acrescente-se que o vento se manteve fraco, inferior a 10 Km/h, logo incapaz de oscilar o pluviómetro, caso o suporte estivesse mal fixo, de tal forma que criasse um registo fictício como ocorre frequentemente em estações mal seguras e durante episódios de vento forte simultâneo com precipitação.
No entanto, os meus conhecimentos sobre estações e modos de registo do rain rate são limitados. Outros membros mais conhecedores e experientes podem ter uma opinião oposta.

Bom dia,

Veja-se as estações próximas, têm o mesmo fenómeno: queda de t° + quase nenhum vento + chuva forte. Por isso é possível, para mim.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Serve este post apenas para dizer que a partir de agora, quando reportar alguma coisa será da zona do Casal do Rato (Pontinha/Famões). Por alteração da situação profissional (que por acaso até está relacionada com o tema deste fórum :)), saí de Sesimbra, zona que adoro e continuarei a visitar, para mais perto de Lisboa. Em termos climáticos, poucas diferenças haverá entre as duas regiões, quer ao nível de temperatura quer de precipitação.
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Bom dia!

Madrugada muito tranquila, sem chuva a registar, pouco ou nenhum vento de E/NE, mas bastante humidade e algum frio.
10,4ºC foi a mínima.

Até agora não choveu mais, mantêm-se os 0,3 mm acumulados depois das 0h com um aguaceiro fraco.
Apesar da muita nebulosidade vinda de leste, já existem abertas de vez em quando.
O vento mantém-se fraco de E.
13,7ºC

A ver se para a tarde a coisa anima mais... :)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Em termos climáticos, poucas diferenças haverá entre as duas regiões, quer ao nível de temperatura quer de precipitação.
Acho que vais ter uma surpresa ao nível de precipitação... :D
________________________________________
Bom dia,
Por aqui, o dia de ontem ainda rendeu mais uns cartuchos, acumulando mais 0,4 mm e levando o acumulado diário até aos 11,4 mm. Nada mau! :rain:

Entretanto o dia segue com céu muito nublado e já caíram alguns aguaceiros, acumulando 1,0 mm. Também já apareceu o sol, mas entretanto o céu já voltou a encobrir-se. A temperatura atual é de 13,4ºC e a descer depressa... :)
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Ontem a chuva ainda prolongou-se pela noite dentro, em geral fraca e persistente. O acumulado chegou aos 19,2 mm, muito bom mesmo :thumbsup:
A trovoada é que não deu mais nenhum sinal de vida, mas pronto, ao menos deu para matar saudades de ouvir uns trovões ;)


Mínima: 11,6ºC
Máxima: 17,4ºC
Acumulado: 19,2 mm

Hoje o dia segue geralmente nublado e com vento fraco de SE. O acumulado segue nos 0,6 mm, devido a uns aguaceiros durante a madrugada.
Veremos o que nos reserva a tarde :)

Mínima:
11,0ºC
T. Atual: 16,2ºC
HR: 63%
Vento: SE / 3,2 Km/h