Seguimento Litoral Centro - Março 2021

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Será que este valor estará correto, 160.78 m/m de rate máximo na estação mais perto de onde moro.
Esta estação está invisivel no wundermap, aqui fica o link https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPORTUGA82/graph/2021-03-4/2021-03-4/daily

Caiu muita água aqui, mas penso que nunca com esses valores. Já agora alguem sabe qual o valor máximo de RATE registado este ano nas estações em Portugal?

Pode estar correcto.
Nos 5 minutos que terminaram no instante em que esse rate foi registado, acumularam-se 6,35 mm. Ou seja, o equivalente em 1 hora a 12x6,35= 76,2 mm. Não sei qual é o período durante o qual é medido o rain rate. Se fôr 1 minuto, a média dos 5 rain rate durante os 5 minutos em que se acumularam 6,35 mm devia ser 76,2 mm/h. Portanto a soma dos 5 registos de rate devia ser 5x76,2 = 381. Subtraindo os 160,8 daquele último minuto (aquele que é afixado na tabela) obtemos 220,2 que divididos pelos 4 restantes registos de rate dá um rain rate médio para esses 4 minutos de 50,1 mm/h, que é um valor bastante comum. Pensando de outro modo, esse rate de 160,8 mm/h é um registo que corresponde a em 1 minuto ter caído 160,8 / 60= 2,68 mm. Este valor nada tem de excepcional nem de impossível. Recorde-se que mundialmente o record de precipitação em 1 minuto é de 31,2 mm.
Acrescente-se que o vento se manteve fraco, inferior a 10 Km/h, logo incapaz de oscilar o pluviómetro, caso o suporte estivesse mal fixo, de tal forma que criasse um registo fictício como ocorre frequentemente em estações mal seguras e durante episódios de vento forte simultâneo com precipitação.
No entanto, os meus conhecimentos sobre estações e modos de registo do rain rate são limitados. Outros membros mais conhecedores e experientes podem ter uma opinião oposta.

Última edição:
Boa madrugada

Alguém tem relatos da zona da Lezíria Ribatejana? Constou-me que havia problemas em Marinhais, Salvaterra de Magos. Alguém sabe alguma coisa? A ocorrência não especifica

Em Peniche estamos sossegados. Não se passa nada.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Boa madrugada

Alguém tem relatos da zona da Lezíria Ribatejana? Constou-me que havia problemas em Marinhais, Salvaterra de Magos. Alguém sabe alguma coisa? A ocorrência não especifica

Em Peniche estamos sossegados. Não se passa nada.

Não tenho conhecimento de relatos, por enquanto.

O mesmo por aqui em Santa Iria/Póvoa, tudo calmo, sem precipitação, 10,4ºC, vento fraco à volta de 10 Km/h e que tem vindo a rodar lenta e regularmente de Leste para Nordeste.
Esta rotação do vento está associada com o movimento do centro de baixa pressão para Sul.

O acumulado aqui, ontem, foi 20,3 mm.

Os movimentos dos ecos de radar parecem-me ser estes, com a frente a rodar em torno do centro situado ao largo a Oeste da costa ocidental da Região Sul, ao mesmo tempo que deriva lateralmente para norte.
Os aguaceiros a sudoeste da península de Setúbal têm um movimento lento para nordeste que é contrariado pelo deslocamento do centro da depressão para sul. Poderão nem sequer chegar a terra.
5Llzkuj.jpg

Essa linha no interior parece estar com a ponta norte a rodar levemente para cá. Será? Não me entendo sem o radar de Coruche!

Essa linha no interior parece estar com a ponta norte a rodar levemente para cá. Será? Não me entendo sem o radar de Coruche!

Sim, a ponta dirige-se para o mar, mas ao mesmo tempo deriva para norte. Nas próxima horas não chegará a Peniche, mas com o movimento da depressão para sul pode começar então a mover-se para sudoeste, descendo em latitude.
Já ponho aqui uma animação do radar de Arouca que talvez nos elucide melhor.

Pode estar correcto.
Nos 5 minutos que terminaram no instante em que esse rate foi registado, acumularam-se 6,35 mm. Ou seja, o equivalente em 1 hora a 12x6,35= 76,2 mm. Não sei qual é o período durante o qual é medido o rain rate. Se fôr 1 minuto, a média dos 5 rain rate durante os 5 minutos em que se acumularam 6,35 mm devia ser 76,2 mm/h. Portanto a soma dos 5 registos de rate devia ser 5x76,2 = 381. Subtraindo os 160,8 daquele último minuto (aquele que é afixado na tabela) obtemos 220,2 que divididos pelos 4 restantes registos de rate dá um rain rate médio para esses 4 minutos de 50,1 mm/h, que é um valor bastante comum. Pensando de outro modo, esse rate de 160,8 mm/h é um registo que corresponde a em 1 minuto ter caído 160,8 / 60= 2,68 mm. Este valor nada tem de excepcional nem de impossível. Recorde-se que mundialmente o record de precipitação em 1 minuto é de 31,2 mm.
Acrescente-se que o vento se manteve fraco, inferior a 10 Km/h, logo incapaz de oscilar o pluviómetro, caso o suporte estivesse mal fixo, de tal forma que criasse um registo fictício como ocorre frequentemente em estações mal seguras e durante episódios de vento forte simultâneo com precipitação.
No entanto, os meus conhecimentos sobre estações e modos de registo do rain rate são limitados. Outros membros mais conhecedores e experientes podem ter uma opinião oposta.

Bom dia,

Veja-se as estações próximas, têm o mesmo fenómeno: queda de t° + quase nenhum vento + chuva forte. Por isso é possível, para mim.

Serve este post apenas para dizer que a partir de agora, quando reportar alguma coisa será da zona do Casal do Rato (Pontinha/Famões). Por alteração da situação profissional (que por acaso até está relacionada com o tema deste fórum :)), saí de Sesimbra, zona que adoro e continuarei a visitar, para mais perto de Lisboa. Em termos climáticos, poucas diferenças haverá entre as duas regiões, quer ao nível de temperatura quer de precipitação.

Bom dia!

Madrugada muito tranquila, sem chuva a registar, pouco ou nenhum vento de E/NE, mas bastante humidade e algum frio.
10,4ºC foi a mínima.

Até agora não choveu mais, mantêm-se os 0,3 mm acumulados depois das 0h com um aguaceiro fraco.
Apesar da muita nebulosidade vinda de leste, já existem abertas de vez em quando.
O vento mantém-se fraco de E.
13,7ºC

A ver se para a tarde a coisa anima mais... :)

Em termos climáticos, poucas diferenças haverá entre as duas regiões, quer ao nível de temperatura quer de precipitação.
Acho que vais ter uma surpresa ao nível de precipitação... :D

Entretanto o dia segue com céu muito nublado e já caíram alguns aguaceiros, acumulando 1,0 mm. Também já apareceu o sol, mas entretanto o céu já voltou a encobrir-se. A temperatura atual é de 13,4ºC e a descer depressa... :)

Boa Tarde

Ontem a chuva ainda prolongou-se pela noite dentro, em geral fraca e persistente. O acumulado chegou aos 19,2 mm, muito bom mesmo :thumbsup:
A trovoada é que não deu mais nenhum sinal de vida, mas pronto, ao menos deu para matar saudades de ouvir uns trovões ;)

Mínima: 11,6ºC
Máxima: 17,4ºC
Acumulado: 19,2 mm

Hoje o dia segue geralmente nublado e com vento fraco de SE. O acumulado segue nos 0,6 mm, devido a uns aguaceiros durante a madrugada.
Veremos o que nos reserva a tarde :)

Mínima:
11,0ºC
T. Atual: 16,2ºC
HR: 63%
Vento: SE / 3,2 Km/h