Seguimento Litoral Centro - Março 2022

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
O dia fechou mesmo assim com 7.4 mm, 3.7 mm caíram entre as 21/22h.
1647134522957638795

Esse aguaceiro pós-frontal, com mais 2,0 mm, também compôs o total do dia aqui na Póvoa: 8,1 mm.

À meia-noite a frente estava no Algarve. Havia uma linha de instabilidade assinalada, à qual estavam associadas as células fortes na zona da Figueira da Foz/Coimbra e mais a norte, mas que teve pouca ou nenhuma expressão na região de Lisboa e Oeste.

NU9vt3I.gif


vEiXltR.jpg


Os acumulados do dia na RLC, na rede IPMA, não mostram os valores bastante mais significativos que ocorreram em zonas da Região Oeste:

ch8eeVO.jpg
 
A corrente de Sudoeste pré-frontal está a gerar células sobre o litoral Oeste, tendo esta geração descido até à RLC. Há alguns acumulados pontuais superiores a 3 mm, para norte de Tomar. Também uma célula em Montejunto, Cercal acumulou 3,3 mm, mas 2,5 mm foram de madrugada.

oxz1fxT.jpg


Bastante instabilidade ao largo da costa, aumentando de intensidade, movimento SW-NNE.

sj7FNHL.jpg
 
Cheira-me que a estação do Montijo não está a funcionar bem, ou então ficou mesmo a ver navios.

Montijo queres dizer Barreiro/Lavradio? Sim, não está, claramente. Aliás hoje teve uma falha de registos das 8h às 13h, talvez para manutenção.
Ali mesmo ao lado tivemos WU Barreiro com 17,2 mm e WU Baixa da Banheira 16,2 mm.

Parece que houve um apagão simultâneo de várias estações naquelas horas.
E a propósito de mínimas, Praia da Rainha antes do apagão tinha valores horários de 2,9ºC às 7h e 2,8ºC às 8h.:cold:
 
Última edição:
Boa noite,
Hoje não caiu nada por aqui até ao momento, ainda que por momentos o céu tenha parecido algo ameaçador. Tudo indica que a madrugada será mais instável - veremos o que acontece! :pray: :rain:
 
Tudo indica que a madrugada será mais instável - veremos o que acontece! :pray: :rain:

Se aquela linha de instabilidade se aproximar mais, o que está a ser difícil. O movimento é para Nordeste ao largo da costa ocidental da Região Sul, mas longe; para NNE em frente à costa da Região Centro e para Norte muito próxima da costa do Litoral Norte. A situação pode ser bastante frustrante, não esquecer que a formação da cut-off irá gerar basicamente uma corrente de componente Leste e portanto afastar tudo isto para mais longe da costa.

9R4JdCL.jpg


Outra hipótese é a geração de células mais próximas ou mesmo sobre terra.

Esta sequência de imagens ao poente mostra o que parece ser o início de instabilidade local, ao mesmo tempo que se vêm as bigornas da linha de instabilidade ao longe, sopradas pela corrente de jacto (jetstream) de SO/SSO.

18:07 finalmente o sol espreita por baixo da camada de nuvens altas/médias que permaneceu todo o dia:
WNXMkJe.jpg


18:25
qb2c7XE.jpg


18:37 o poente urbano mostra que a nebulosidade baixa/média tem tendência a crescer. Avistam-se bigornas longínquas em grande actividade convectiva.
FG384ls.jpg


18:42 os aviões a chegar, as gaivotas a partir, todos de Norte para Sul. As bigornas sobre o mar produzem uma longa sombra que se espalha sob o manto de nuvens altas/médias.
ClkG16q.jpg


18:44
qhfF0lJ.jpg
 
Boa noite,

A frente fria meio "desorganizada" trocou um pouco as voltas no sentido de perceber qual o momento mais ou menos exacto da sua passagem, eu diria que passou por volta das 19h. No entanto, o período de precipitação mais intensa rain rate max 16.79 mm/h ocorreu antes (16:34), consequência da passagem de linhas instabilidade já associadas à frente fria ainda em aproximação. Antes disso, houve a passagem da frente quente caracterizada por precipitação de fraca intensidade, mas persistente.

O pós frontal foi muito discreto, fez-se notar apenas por um fraco aguaceiro depois das 21:30.

Screenshot-2022-03-13-at-23-22-34-Personal-Weather-Station-Dashboard-Weather-Underground.png

O acumulado diário foi de 16.21 mm, o que não é nada para as terras ávidas por água. Venham muitos mais dias como o de ontem, é o que todos nós desejamos...
Vamos ver o que a semana nos reserva.

Extremos do dia: 16.6ºC / 10.4ºC


Hoje foi um dia com pouca história, de céus velados por camadas de cirrostratus/altostratus, mais espessas no período da tarde.

Extremos do dia: 17.2ºC / 9.5ºC

Sigo com céu nublado, 11.1ºC, vento fraco de SE.
A instabilidade permanece ao largo da costa...:(
 
A frente fria meio "desorganizada" trocou um pouco as voltas no sentido de perceber qual o momento mais ou menos exacto da sua passagem, eu diria que passou por volta das 19h.

Observando o gráfico eu diria que a passagem foi ligeiramente mais tarde, talvez 19h30. Os melhores indicadores para uma frente fria são a descida brusca da temperatura bem como a queda do vento logo após um pico. Também há um pico de intensidade da precipitação por aquela altura. A pressão neste caso não ajuda, já estava em subida devido a condições sinópticas que se sobrepuseram ao vale quase inexistente da frente.

A instabilidade permanece ao largo da costa...:(

Pois permanece, e sem esperança de ser essa que vai fazer o dia de hoje, algo terá de vir do "outro lado" ou formar-se já aqui mesmo ou perto.

u9pSuAi.jpg


Upss, edição: aquela célula parece não se dissipar como outras, pode ser o início de uma linha de instabilidade.

Cascais está na trajectória NNE/N:

URuI4nA.jpg
 
Última edição:
Observando o gráfico eu diria que a passagem foi ligeiramente mais tarde, talvez 19h30. Os melhores indicadores para uma frente fria são a descida brusca da temperatura bem como a queda do vento logo após um pico. Também há um pico de intensidade da precipitação por aquela altura. A pressão neste caso não ajuda, já estava em subida devido a condições sinópticas que se sobrepuseram ao vale quase inexistente da frente.

(...)

Exactamente!

Igualmente um pouco confusa a direcção do vento, depois desse período (19:30) voltou a soprar de WSW/ SW, só rodando definitivamente para W/NW depois das 21h, sensivelmente.
Nem tudo é textbook, na meteorologia muito menos... :lol:
 
Upss, edição: aquela célula parece não se dissipar como outras, pode ser o início de uma linha de instabilidade.

Cascais está na trajectória NNE/N

Dissipou-se...
ByI0ymB.jpg


Às 00h definia-se melhor a cut-off, nesta altura com centro a cerca de duas centenas de quilómetros a Oeste do Cabo da Roca:

3OUqo56.gif


Mas essa posição não é evidente na imagem de satélite e massas de ar:

m0cofFw.jpg