StormRic
Furacão
É precisamente o mesmo fenómeno que o halo solar. Significa que o véu de Cirrostratus já estava presente na noite de 12 para 13.
Mas como todos os fenómenos ópticos, depende do local onde está o observador, isto é, acompanha-o se ele se deslocar e se as condições do céu forem as mesmas.
Por isso o registo deste fenómeno carece sempre da localização mais exacta. Neste caso só terá sido visto onde houvesse a cobertura de nuvens altas finas, sem nuvens médias e baixas a bloquear a sua visão. Isto não sucedeu em todo o território.
Entretanto, parece haver um ataque pelos dois quadrantes, Sudoeste e Sueste, enquanto a Região Norte ficou limpa.


Esta linha de instabilidade começou a definir-se cerca da 1:30, ao mesmo tempo que outra mais fraca, que parecia ir mesmo entrar por Sagres, se dissipou.
Será que vai acontecer o mesmo a esta? Está bem organizada e começa a ficar potente, move-se para NNE.

Ocasionalmente, há uma ou outra descarga eléctrica isolada, mas em latitudes acima do Algarve, numa zona onde o movimento leva as células para NNO afastando-as da costa.