Seguimento Litoral Centro - Março 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa noite,
À hora de almoço ainda caíram umas pingas, que acumularam 0,1 mm. Durante o dia não se viu o sol, ao contrário dos dias anteriores, e foi um dia algo tristonho até. Acabou com 4,1 mm. :rain:

Entretanto no fim-de-semana teremos bastante precipitação, segundo o modelado. Venha ela, e esperemos que a Nossa Senhora da Chuva esteja do nosso lado no próximo evento, e não do lado dos mouros andaluzes! :D

Os montes de Loures, Bucelas, Vialonga têm constituído uma barreira notável à chegada da precipitação até esta zona da Póvoa, Santa Iria, Alverca e até Sacavém.
Nos perfis das imagens da reflectividade do radar tem sido evidente a fraca extensão vertical dos ecos, e observo invariavelmente um tecto das nuvens sempre baixo, 200 a 300m.
Assim, as linhas de alturas muito comuns na região periférica da grande Lisboa e Oeste, precisamente com essas altitudes, parecem reter grande parte da precipitação.

Lisboa (Gago Coutinho) apenas acumulou em Março 9,9 mm + 4,2 mm hoje até às 16h (CORRECÇÃO) = 14,1 mm.
Sacavém tem no mês de Março até ao momento: 20,0 mm.
Estacal
, entre Santa Iria e S.João da Talha: 15,0 mm.
Aqui mesmo na Póvoa, a estação da Escola tem tido algumas interrupções, o acumulado de 6,6 mm não é fiável mas por observação quotidiana eu diria que não se afasta muito do verdadeiro valor. Meteo Santa iria tem 7,0 mm, não sei se este acumulado registado no mês é independente dos bloqueios da estação.
Vialonga, no fundo do vale, acumulou no mês 21,3 mm.
Alverca, já na encosta do Calhandriz: 27,2 mm.
Vila Franca de Xira: 19,6 mm.
A vantagem do sistema modular é esse, tudo o resto continua a reportar normalmente...

Escola:
d2bb8583bbe9ec17988b1226d4be4e8d.jpg

12.6 mm por aqui, ver se depois confirmo a Apsia

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Última edição:
Boas,

A frente da madrugada passada rendeu 5.59 mm (rain rate max 13.79 mm/h).

Não choveu mais o resto do dia, pelo contrário, assistiu-se a uma gradual diminuição da nebulosidade. A tarde foi soalheira com céu maioritariamente pouco nublado, tornando-se praticamente limpo para o final do dia.

Extremos do dia: 17.4ºC / 10.9ºC (registado no último minuto do dia)

Sigo com céu limpo, 10.6ºC, vento fraco de SW.
Pela madrugada vai entrar nebulosidade, portanto não se esperam grandes oscilações de temperatura.

Sem-T-tulo.png

Bom dia,
Depois de uma madrugada bastante fresca e com o céu mais aberto (depois de um dia inteiro de céu muito nublado), o vento começou a aumentar de intensidade a partir das cinco da manhã. Entretanto já houve rajadas de 30 km/h e está céu nublado. Chuviscou durante a manhã, acumulando 0,5 mm na minha estação, no entanto a chuva a sério está a aproximar-se de oeste e já é visível no radar. Venha ela! :rain:

Começou a chover a sério. 1,5 mm acumulados diários até ao momento. :rain: