Seguimento Litoral Centro - Março 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Última edição:
Bastante mais carregado do lado Leste, não é possível ver a lezíria embora isto não seja nevoeiro, é como se o horizonte... não estivesse lá.

ENE, 13h50
R6ENrU9.jpg

Para Oeste, mal se vêem os montes e as eólicas são praticamente indescerníveis.

ONO, 13h50
TzUs31s.jpg

NO, 13h50
UVMy8do.jpg

Olá de novo!

Ainda maior densidade de poeira agora do que na altura do meu ultimo post por volta das 13h. Acho que nunca vi tanta densidade de poeira! E as perspetivas são que piore ainda mais! :eek:

Sinceramente não me lembro de uma camada tão densa de poeiras como esta :shocking:
Parece que está nevoeiro, não vejo Lisboa nem a ponte Vasco da Gama, aliás as árvores a 200 m de distância estão logo esbranquiçadas :confused:

Eu sei que tivemos algo parecido a isto no ano passado na mesma altura, mas não foi tão agreste como agora...

Poeira mais densa do que na hora de almoço.

Novas fotos, tiradas há instantes.

Sim, está a ficar pior.

Daqui já não vejo nada para lá do bairro.
Para comparar com o dia de ontem e ilustrar melhor a situação bizarra de hoje.
Todas as imagens obtidas com o mesmo equilíbrio de brancos (K).

Ontem, 18:03, ENE, observavam-se as nuvens altas de Leste e já parecia haver uma tonalidade amarelada nos Cirrus, embora fosse próximo do ocaso.
usJdRNz.jpg

Hoje, às 16:40
UKWIISb.jpg

Ontem, 17:09, ONO
NrUXO48.jpg

Hoje, 16:40
5hhN5NJ.jpg

16:38, OSO
Ka1lWmX.jpg

16:39, SO, não há nuvens, apenas esta bruma espessa que bloqueia significativamente o sol:
ZJaRgOO.jpg

Última edição:
18.3ºC, vento fraco de NE. Há pouco ainda era visível de forma muito ténue o contorno circular do sol, mas agora nem isso, tal é a densidade da poeira.
Isto para os alérgicos, como é o meu caso, é um inferno... agora vai ser um Aerius por dia nos próximos tempos hahahaha

A memória é traiçoeira, mas tenho quase a certeza absoluta de que é a incursão de poeira mais intensa, pelo menos nos tempos mais recentes.

Off-topic
O UK viveu situação muito semelhante aquando da sinoptica do furacão Ophelia a qual potenciou um forte fluxo de sul com muita poeira e transporte do fumo dos tragicos incêndios que nos afectaram nessa altura.

Última edição:
Já se deixou de ver o sol. O poente promete ser bem alaranjado. Vamos ver.
Minha rica garganta...:ill:

Parece-me que aqui aliviou e descoloriu ligeiramente, mas o sol efectivamente desapareceu.

Nunca vi nada assim em 37 anos de vida... Surreal! Tenho o carro com uma camada fina de uma espécie de argila em pó.

Aquela destas situações que me ficou na memória, como sendo a mais intensa, foi, salvo erro, a que ocorreu em 1985 (!).