Seguimento Litoral Centro - Março 2024

Hoje andei por lugares nunca antes visitados: fui à Moita, caí na Coina e ia refrescar-me à Baixa da Banheira, mas a tampa deve ter sido tirada porque a Banheira estava sem água. :D

Esteve calorzinho.

De manhã, muito nevoeiro desde da entrada na A2 no Algarve até Alcácer do Sal.

Boas,
Últimos dias de plena primavera em Lisboa com as temperaturas a superarem os 20ºC. Hoje não há poeiras, mas será de pouca dura uma vez que nos próximos dias estão de regresso.

30ºC em alguns locais na sexta e no sábado para na próxima semana voltarmos abaixo dos 20ºC. Loucuras da primavera. :D

Dois núcleos depressionários junto à Península Ibérica, um a Noroeste e outro a Sudoeste. Irão juntar-se e formar a cut-off que seguirá para sul, favorecendo assim o transporte de poeiras e ar mais quente.
VeCm3RL.png

Última edição:
Dois núcleos depressionários junto à Península Ibérica, um a Noroeste e outro a Sudoeste.

A imagem de satélite é bem mais impressionante do que a análise de superfície:

PPVA_20240320_12.gif

Nas saídas 06z do UKMO e do ECMWF já não é claro que estes dois núcleos mantenham a identidade até se formar a cut-off que trará o calor e poeiras na 6ª e Sábado. Parece mais ser o próprio anticiclone a criar uma circulação em torno da península e o consequente cavado a sul formar uma baixa pressão. Os dois núcleos eventualmente juntar-se-ão mas muito a sul já na zona das Canárias e numa altura em que o anticiclone se encarrega de "trazer o Sahara" para a península. A animação do satélite será certamente mais interessante do que as cartas de superfície. ;)

Bom dia pessoal.

A respectiva imagem de radar desse aguaceiro @Duarte Sousa .

Aguaceiro proveniente de sudeste. Caiu alguma coisa no Montijo? @RStorm

Screenshot-2024-03-21-at-09-07-00-IPMA-Imagens-de-radar.png
Pelo que me contaram, apenas caíram alguns chuviscos dispersos

Não consegui assistir, ainda estava com o sono pesado a essa hora, ahahah

Boas!

Sem precipitação a relatar aqui na zona de Aveiras de Cima, pelo menos que tenha dado por isso. A tarde segue calma, amena, com poeiras e algumas nuvens altas no céu.

Última edição: