Hoje andei por lugares nunca antes visitados: fui à Moita, caí na Coina e ia refrescar-me à Baixa da Banheira, mas a tampa deve ter sido tirada porque a Banheira estava sem água.
Esteve calorzinho.
De manhã, muito nevoeiro desde da entrada na A2 no Algarve até Alcácer do Sal.
Boas,
Últimos dias de plena primavera em Lisboa com as temperaturas a superarem os 20ºC. Hoje não há poeiras, mas será de pouca dura uma vez que nos próximos dias estão de regresso.
30ºC em alguns locais na sexta e no sábado para na próxima semana voltarmos abaixo dos 20ºC. Loucuras da primavera.
Dois núcleos depressionários junto à Península Ibérica, um a Noroeste e outro a Sudoeste. Irão juntar-se e formar a cut-off que seguirá para sul, favorecendo assim o transporte de poeiras e ar mais quente.
A imagem de satélite é bem mais impressionante do que a análise de superfície:
Nas saídas 06z do UKMO e do ECMWF já não é claro que estes dois núcleos mantenham a identidade até se formar a cut-off que trará o calor e poeiras na 6ª e Sábado. Parece mais ser o próprio anticiclone a criar uma circulação em torno da península e o consequente cavado a sul formar uma baixa pressão. Os dois núcleos eventualmente juntar-se-ão mas muito a sul já na zona das Canárias e numa altura em que o anticiclone se encarrega de "trazer o Sahara" para a península. A animação do satélite será certamente mais interessante do que as cartas de superfície.
Temperatura actual 10,6°C e HR 58%. Vento algo intenso a esta hora o que faz sensação de estarem 6/7°C. Possivelmente este vento a puxar o calor dos próximos dias.
Sem precipitação a relatar aqui na zona de Aveiras de Cima, pelo menos que tenha dado por isso. A tarde segue calma, amena, com poeiras e algumas nuvens altas no céu.