Seguimento Litoral Centro - Março 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Ponto da situação aqui por Almada velha.
Chuva muito pouca, 2mm para um aviso amarelo de precipitação que terminou há 1h :D, valeu o mesmo aviso para o vento que esteve moderado a forte desde manhã. A partir das 21h o aviso passa a laranja para ambas as situações, mas "cheira-me" que quanto a chuva pouco vai mudar em relação ao que se verificou até agora, aguardemos.

Peniche estamos assim...
E vai agora agravar.

SmartSelect_20250319-222010_Chrome.webp

Ponto da situação aqui por Almada velha.
Chuva muito pouca, 2mm para um aviso amarelo de precipitação que terminou há 1h :D, valeu o mesmo aviso para o vento que esteve moderado a forte desde manhã. A partir das 21h o aviso passa a laranja para ambas as situações, mas "cheira-me" que quanto a chuva pouco vai mudar em relação ao que se verificou até agora, aguardemos.
Também me parece. As imagens de radar enganam. Os ecos amarelos não representam chuva tão forte como num evento convectivo.

Por aqui tudo na paz do senhor, há pouco mais de meia hora atrás choveu com um bocadinho de mais intensidade mas nada que justifique aviso nenhum...
Entretanto já parou...
Existe vento mas nada de especial tb...
Uma simples e pacata noite de inverno como alguem de Lisboa já aqui escreveu...
Acho que vou dormir, já que nem existe chuva que faça barulho ao ponto de me impedir de dormir ou que me acorde..pelo menos até agora.

Sim, e está de acordo com as previsões dos modelos na saída 00z (ver tópico). Lisboa oriental sempre teve previsão que não se enquadrava em Aviso Laranja, em alguns modelos nem sequer amarelo. Mas os Avisos são dados para o Distrito. Ainda bem que está tudo calmo por aí.
:)

Última edição:
Este é um claro exemplo de como os avisos foram aplicados em excesso e exagero, principalmente no que a precipitação diz respeito. Estas situações tendem a ficar mais frequentes, pois a meteorologia está tão imprevisível, que os próprios modelos andam constantemente as aranhas, como no caso deste Martinho.
Este foi um claro fiasco, mas não nos podemos queixar com o que temos tido nas últimas semanas.

Estas situações tendem a ficar mais frequentes, pois a meteorologia está tão imprevisível, que os próprios modelos andam constantemente as aranhas, como no caso deste Martinho.
Basta verificar, que apenas há 2 dias atrás, grande parte dos modelos apontavam para 100mm ou mais na zona de Lisboa...

Este é um claro exemplo de como os avisos foram aplicados em excesso e exagero, principalmente no que a precipitação diz respeito. Estas situações tendem a ficar mais frequentes, pois a meteorologia está tão imprevisível, que os próprios modelos andam constantemente as aranhas, como no caso deste Martinho.
Este foi um claro fiasco, mas não nos podemos queixar com o que temos tido nas últimas semanas.
O pior está para vir, e vai haver extremos bastante localizados, mas neste Martinho o perigo está na constância de várias horas.

Basta verificar, que apenas há 2 dias atrás, grande parte dos modelos apontavam para 100mm ou mais na zona de Lisboa...
Mas não eram em 24 horas. Sim, e foram sendo reduzidos em saídas posteriores, pois os modelos vão evoluindo à medida que se aproxima um evento. Qualquer previsão de qualquer fenómeno, ou até acção humana, tem sempre um erro associado, que é tanto maior quanto maior é a distância.

Entretanto:

Rad-RLC_20250319-2220.webp

A frente a alinhar-se após as linhas de instabilidade.