Seguimento Litoral Centro - Novembro 2009

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Evento Especial «JÚLIA»: Litoral Centro - Chuva, Vento e Ondulação forte -Nov/200

o meu irmão disse que viu há pouco varios clarões para os lados do Montejunto.
mas fui agora a janela e nada de nada:(
 


PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,207
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Re: Evento Especial «JÚLIA»: Litoral Centro - Chuva, Vento e Ondulação forte -Nov/200

Novo aguaceiro em Almada, 26.9 mm acumulados até ao momento. O Meteograma GFS/MeteoPT prevê para a cidade mais 23.4 mm, mais de 20 até ao final da noite.

Sigo ainda com 1008.4 hPa, 19ºC e 93% o vento está moderado, 27 km/h há pouco.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Evento Especial «JÚLIA»: Litoral Centro - Chuva, Vento e Ondulação forte -Nov/200

Lá tive eu que vir dar mais uma volta a Lisboa (imaginária)... para dizer que pelo SAT24 parece aproximar mais uma célula bastante interessante mas bastante instável pois está sempre em transformação.
Segue na trajectoria SW --> NE mas dá-me a ideia que passará a Noroeste de Lisboa !!
Dá-me tb a ideia que na zona de lisboa mais umas duas horas e a instabilidade passará !!
A precipitação principal dentro de algumas horas deverá rumar ao Centro/Norte e Norte do país que pelos relatos/ausencia deles parece estar com uma tarde bastante calma !!
O centro do país pelas imagens de satélite é que parece que está com a animação toda !!
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Re: Evento Especial «JÚLIA»: Litoral Centro - Chuva, Vento e Ondulação forte -Nov/200

Boas....
O dia de hoje foi de sol e nuvens durante a manha, vento forte, durante a tarde ocorreu chuva forte, com vento forte, agora estão 19,4º e céu encoberto, claro com vento forte
para a noite acho que vamos ter bastante animação:hehe:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Re: Evento Especial «JÚLIA»: Litoral Centro - Chuva, Vento e Ondulação forte -Nov/200

Aproximam-se novamente as nuvens e o Vento aumentou um pouco de intensidade nos últimos 15minutos.
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Re: Evento Especial «JÚLIA»: Litoral Centro - Chuva, Vento e Ondulação forte -Nov/200

Já não chove mas avisto clarões para o lado da serra d'aire.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Evento Especial «JÚLIA»: Litoral Centro - Chuva, Vento e Ondulação forte -Nov/200

Pelo que me apercebi, pelos relatos dos nossos companheiros foristas, e mesmo do site do IM, fiquei mesmo na orla da grande chuvada que caiu, apanhando apenas uns reles restos...
Pois até poderia pensar que poderia ter perdido precipitação pela má colocação do pluviómetro, mas não foi o caso, pois até agora tinha praticamente a mesma precipitação do Lightning que é o meu fiel da balança, e a estrada em Sta. Marta não estava muito molhada, nem havia acumulação.
De facto, estes 2 km para Sul em relação a Corroios, e os 6 ou 7 km para Almada fizeram uma grande diferença, infelizmente.

Obrigado pela parte que me toca. :)

De facto choveu por vezes torrencialmente aqui, o parque nas traseiras da minha casa transformou-se num lago.

Desta vez não consegui ir fazer uma caçada à estrada nacional para ver como estavam as coisas, mas adivinho, pois fartei-me de ouvir bombeiros para lá e para cá.

Fiquei em casa a tarde toda a trabalhar no meu próximo projecto que espero que revolucione este tipo de situações que aconteceram hoje. Mas é surpresa, não digo nada. :p

Ainda consegui registar rain rate's de mais de 50 milímetros por hora. Houve um que foi mesmo aos 72 mm/h. Só hoje já cá cantam 24 mm. :rain:

O vento tem soprado forte com rajadas. E ainda continua.

Agora, por favor, digam-me que este temporal ainda vai continuar até pelo menos de madrugada e que as próximas horas vão trazer novos agravamentos do tempo. :pray:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Evento Especial «JÚLIA»: Litoral Centro - Chuva, Vento e Ondulação forte -Nov/200

Já agora como este é o tópico de seguimento e embora atrasado umas horas fica aqui o relato, também já dado por outros membros da zona de Sintra, de uma chuvada monumental em Mem-Martins, hoje, por volta das 12:30h-13:00h. Deu para assistir a algumas (pequenas) inundações:) E claro a dois acidentes no IC19 (zona de Rio de Mouro):angry:

Já o haviamos referido mais atrás.
Aliás, os valores registados pela estação do Gilmet, em Mira-Sintra, davam conta disso mesmo.

Há instantes saíram os dados das synops, e dão conta de uns impressionantes 74mm na estação da Granja em Sintra.

O mesmo valor também para a estação de Cernache (Coimbra), a confirmar os relatos de chuva forte na cidade, também aqui descritos.

oooone.png

Precipitação acumulada entre as 18h de ontem e as 18h de hoje.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Re: Evento Especial «JÚLIA»: Litoral Centro - Chuva, Vento e Ondulação forte -Nov/200

Por aqui fui um dia de chuva torrencial, mas chuva a sério:shocking: não via cargas de água como estas há tempos:surprise:, está tudo inundado, rios e mais rios pelas estradas fora, na minha escola o campo de futebol passou a uma piscina municipal:shocking::eek:, isto muitas vezes com grandes rajadas de vento...
Veremos o que nos reserva esta madrugada, e que venham mais destes tempos:rolleyes:
Por aqui até ao momento nada de trovoada...
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Evento Especial «JÚLIA»: Litoral Centro - Chuva, Vento e Ondulação forte -Nov/200

52,8mm

É este o valor de precipitação acumulada, hoje!:D

Foi uma tarde espectacular, sem dúvida!


Por agora, não chove, temperatura na casa dos 17ºC e céu encoberto.

Vento moderado.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Evento Especial «JÚLIA»: Litoral Centro - Chuva, Vento e Ondulação forte -Nov/200

Pois, essa zona de Rio Mouro, Mem Martins, Mira-Sintra, etc, levaram com 2 células seguidas na zona

radarl.gif
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Re: Evento Especial «JÚLIA»: Litoral Centro - Chuva, Vento e Ondulação forte -Nov/200

Bom vinha aqui relatar que choveu muito todo o dia mas o quadro acima representa bem o que se passou.
Acho que ainda podemos chegar aos 100mm :D hoje porque esse quadro é até ás 18h00 e desde essa hora até agora tem chovido com grande intensidade.:rain::rain::rain:

EDIT:André onde vez esse quadro?
Obrigado desde já.
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Re: Evento Especial «JÚLIA»: Litoral Centro - Chuva, Vento e Ondulação forte -Nov/200

Enquanto por cima de mim há uma aberta a sul vêem-se clarões.