Isto, meus amigos, é uma supercélula..
Tipicas caracteristicas de reflectividade em forma de feijão, com uma ponta mais enrolada ( seta vermelha), reflectividade com topos altos ( acima de 12km) e notavel resistencia do nucleo ao fluxo em altura, muitas vezes desviando-se para a direita ou esquerda do vento predominante em altitude.

Tipicas caracteristicas de reflectividade em forma de feijão, com uma ponta mais enrolada ( seta vermelha), reflectividade com topos altos ( acima de 12km) e notavel resistencia do nucleo ao fluxo em altura, muitas vezes desviando-se para a direita ou esquerda do vento predominante em altitude.

desta não me esqueço tão cedo, divertidíssimo! Entre as 18:10 e as 18:45, na mesma altura em que em Lisboa caíam três descargas cujos relâmpagos conseguiram ser vistos através do nevoeiro e da bátega de água na serra. A propósito, a albufeira da Mula ainda não está cheia, longe disso, faltam dois metros para começar a descarregar mas notava-se que estava a subir, cerca de um a dois centímetros por hora. Por Carcavelos também terá chovido bem, mas nada como aquele exagero na Amadora/Lisboa. E vem lá mais. Parece-me no entanto que esta actividade eléctrica ainda estava associada à primeira frente que afinal só acabou de passar pelas 18h na região de Lisboa. A segunda frente ainda vem a caminho, mas não parece ter trovoada.

. O fluxo é tão rápido  que não nos podemos fiar na configuração das nuvens na imagem de satélite num dado momento e extrapolar para as horas seguintes, está constantemente a evoluir com novas formações.