Seguimento Litoral Centro - Novembro 2014

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Isto, meus amigos, é uma supercélula..
Tipicas caracteristicas de reflectividade em forma de feijão, com uma ponta mais enrolada ( seta vermelha), reflectividade com topos altos ( acima de 12km) e notavel resistencia do nucleo ao fluxo em altura, muitas vezes desviando-se para a direita ou esquerda do vento predominante em altitude.

IWog3nt.png
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Isto, meus amigos, é uma supercélula..
Tipicas caracteristicas de reflectividade em forma de feijão, com uma ponta mais enrolada ( seta vermelha), reflectividade com topos altos ( acima de 12km) e notavel resistencia do nucleo ao fluxo em altura, muitas vezes desviando-se para a direita ou esquerda do vento predominante em altitude.

IWog3nt.png
Foi a super celula que se desenvolveu em Lisboa
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,310
Local
Fajarda - Coruche(57m)
essa supercelula que estão a falar, passou lá perto da Fajarda e Coruche, a minha irmã disse que havia muitos relampagos, penso que passou mesmo por cima da estação de Coruche, esperar pela proxima hora para ver o acumulado

entretanto na hora passada:

Santarém, fonte boa: 12.4mm
Lisboa , g. coutinho: 15.8mm
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
748
Local
Mafra
Fui ao Montijo é saí de lá por volta das 18.30. Ja se via atividade elétrica. Vim para Almada pela A33 e ainda apanhei clarões por cima de mim. Na zona de Coina / Charneca começou a chover torrencialmente, mal via a estrada. Saí na penúltima saída para evitar a via rápida (confirmei depois que estava parada) e as ruas pareciam rios e lagos. A seguir à estrada para o Alto do Índio parecia um lago. Entretanto desde que cheguei a casa tem estado tudo normal.
Uma amiga minha que vive na Moita diz que por volta das 19.10 houve uma ventania que levou parte do algeroz!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
É só ver a passar, na Parede e Oeiras choveu a potes.
Por aqui, 16,6ºC , chuviscos e 5,1 mm.

E já agora na estrada da Mula para a Malveira da Serra, bem em cima de mim :lol::facepalm: desta não me esqueço tão cedo, divertidíssimo! Entre as 18:10 e as 18:45, na mesma altura em que em Lisboa caíam três descargas cujos relâmpagos conseguiram ser vistos através do nevoeiro e da bátega de água na serra. A propósito, a albufeira da Mula ainda não está cheia, longe disso, faltam dois metros para começar a descarregar mas notava-se que estava a subir, cerca de um a dois centímetros por hora. Por Carcavelos também terá chovido bem, mas nada como aquele exagero na Amadora/Lisboa. E vem lá mais. Parece-me no entanto que esta actividade eléctrica ainda estava associada à primeira frente que afinal só acabou de passar pelas 18h na região de Lisboa. A segunda frente ainda vem a caminho, mas não parece ter trovoada.
RPzOSGZ.gif


Apesar do aspecto na imagem de satélite, o radar não corresponde, praticamente nada de chuva nas próximas horas.
Cwzuu64.jpg
7aqTAwT.jpg


mas isto é acontecimento:
clCyR0F.jpg
dAhWj4C.jpg
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Aqui o fiasco de dia termina com 11,2mm e uma rajada de 63km/h, avistei dezenas de clarões dessa célula para os lados de Coruche ...

Por agora 18,0ºC, 92%Hr, 1007,6hpa e vento fraco

Esperar amanha pelos aguaceiros que mais uma vez vai ser melhor para os mesmos de sempre do Norte e Centro...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguém falou em abertas e sol hoje à tarde? É que acabou de cair o céu há poucos minutos. Isto pouco depois do alerta amarelo ser levantado, quando durante a tarde mal pingou -.-

:lol: mea culpa! Aquela aberta ao início da tarde fechou logo e nunca mais abriu, que eu tivesse visto. Mas também a chuva veio já depois do sol posto ;). O fluxo é tão rápido que não nos podemos fiar na configuração das nuvens na imagem de satélite num dado momento e extrapolar para as horas seguintes, está constantemente a evoluir com novas formações.
 
  • Gosto
Reactions: vamm

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
mas isto é acontecimento:
clCyR0F.jpg
dAhWj4C.jpg

Essa descarga que mencionaste... Não ocorreu. Uma descarga a 3km daqui e eu não vejo o relâmpago nem oiço o trovão, estando eu em casa com janela aberta e quase total silêncio? Há muito que desconfio da fiabilidade das descargas apresentadas pelo IPMA. Também me arriscaria a dizer que a DEA que está marcada perto do aeroporto também não ocorreu, mas para isso temos membros que moram por aquelas bandas que poderão confirmar.
 
  • Gosto
Reactions: vamm e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
  • Gosto
Reactions: vamm e guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Essa descarga que mencionaste... Não ocorreu. Uma descarga a 3km daqui e eu não vejo o relâmpago nem oiço o trovão, estando eu em casa com janela aberta e quase total silêncio? Há muito que desconfio da fiabilidade das descargas apresentadas pelo IPMA. Também me arriscaria a dizer que a DEA que está marcada perto do aeroporto também não ocorreu, mas para isso temos membros que moram por aquelas bandas que poderão confirmar.

A posição pode não estar correcta mas eu vi o relâmpago exactamente à hora/minuto indicada quando estava pela zona da serra de Sintra, lado da Malveira da Serra.
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Em modo pedinte...
Importam-se de mandar alguma coisinha para aqui?
Viram as minhas fotos à volta de Peniche? É que era mesmo só ao redor!!! Devia ter fotografado o céu por cima de Peniche para verem com estava lindo de tão azul!!!
Caiu um aguaceiro minutos antes das fotos. Passou e... puffffff... nem chuva nem vento nem nadaaaaaa...