Seguimento Litoral Centro - Novembro 2014

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Se tivesse apontado um bocadinho mais para a direita... :facepalm:

Esta descarga simultânea começou a oeste e propagou-se pelas várias células para leste, o comprimento total foi equivalente a duas fotos destas.

M2aZ97m.jpg
 


PauloAlex

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
38
Local
Bufarda
Só pode ter sido esta ;)
F03m7t8.jpg

Para variar no IPMA aparecem apenas algumas das descargas. Por isso pode ter sido essa ou uma outra qualquer que não ficou registada. Das 20 às 21 houve mais descargas aqui na zona, algumas como disse anteriormente (Hoje às 20:42), a menos de 600m/300m aqui de casa. Durante o tempo que demorei a escrever essa mensagem caíram pelo menos dois aqui perto, o ultimo segundos antes de "postar", como podem ver não há nenhum registo às 20:41/20:42. :buh:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Para variar no IPMA aparecem apenas algumas das descargas. Por isso pode ter sido essa ou uma outra qualquer que não ficou registada. Das 20 às 21 houve mais descargas aqui na zona, algumas como disse anteriormente (Hoje às 20:42), a menos de 600m/300m aqui de casa. Durante o tempo que demorei a escrever essa mensagem caíram pelo menos dois aqui perto, o ultimo segundos antes de "postar", como podem ver não há nenhum registo às 20:41/20:42. :buh:

É verdade, não se percebe porque o detector não apanha tudo. Não apanhou a da foto por exemplo, não há nada às 20:02.
 
  • Gosto
Reactions: vamm e PauloAlex

Garcia

Cumulus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
492
Local
Santa Bárbara (Lourinhã)
Só pode ter sido esta ;)
F03m7t8.jpg

aqui está o ronco que esse menino mandou...
por incrível que pareça e por grande azar meu :angry:, quando estava a preparar a máquina para começar a filmar, grande clarão.. coloquei imediatamente a máquina a gravar... (nem a imagem foquei.. queria era gravar o ronco..:D)

 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
aqui está o ronco que esse menino mandou...
por incrível que pareça e por grande azar meu :angry:, quando estava a preparar a máquina para começar a filmar, grande clarão.. coloquei imediatamente a máquina a gravar... (nem a imagem foquei.. queria era gravar o ronco..:D)



22 segundos de trovão! Hoje têm sido assim, penso que a descarga da foto que pus atrás explica porque são tão prolongados: é devido à extensão horizontal que conforme a posição observador leva as descargas entre pontos de distâncias consideravelmente diferentes, logo, tempos de chegada do som também diferentes.
 
  • Gosto
Reactions: vamm

Rui Matos

Cirrus
Registo
4 Nov 2014
Mensagens
2
Local
Lisboa
Fantástica! E não tirou mais, só tirou esta? :w00t:
Boa noite a todos!

No seguimento do vídeo publicado esta tarde no CMJornal e a convite do StormRic que gentilmente me contactou, segue mais algumas fotos. O evento foi registado por um colega de trabalho de seu nome Rodrigo Tomás, nas Caldas da Rainha às 13h42.

IMG_6408.JPG

IMG_6409.JPG

IMG_6410.JPG

IMG_6411.JPG

IMG_6413.JPG

IMG_6414.JPG
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Boa noite a todos!

No seguimento do vídeo publicado esta tarde no CMJornal e a convite do StormRic que gentilmente me contactou, segue mais algumas fotos. O evento foi registado por um colega de trabalho de seu nome Rodrigo Tomás, nas Caldas da Rainha às 13h42.

IMG_6408.JPG

IMG_6409.JPG

IMG_6410.JPG

IMG_6411.JPG

IMG_6413.JPG

IMG_6414.JPG

StormRic a marcar pontos nos contactos :D

Obrigada, Rui Matos, por esta belezura que ninguém tinha conhecimento por aqui :viva::viva:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite a todos!

No seguimento do vídeo publicado esta tarde no CMJornal e a convite do StormRic que gentilmente me contactou, segue mais algumas fotos. O evento foi registado por um colega de trabalho de seu nome Rodrigo Tomás, nas Caldas da Rainha às 13h42.

IMG_6408.JPG

IMG_6409.JPG

IMG_6410.JPG

IMG_6411.JPG

IMG_6413.JPG

IMG_6414.JPG

Espectacular! Muito obrigado pela colaboração! :thumbsup::thumbsup:

Há aqui material muito interessante de estudo. A mim parece-me que o funil de vento poderá ter tocado o solo embora não fosse visível por não ter condensação ou detritos, poeiras transportados, mas está tão bem formado que custa a crer que não tenha chegado à superfície. Aliás nas duas primeiras fotos parece-me mesmo que chegou ao solo, só que como este estava provavelmente molhado não se levantou logo uma nuvem de terra ou pó.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000