Seguimento Litoral Centro - Novembro 2014



Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Excelentes fotos de todos como é costume e que tal aproveitar essas fotos para participar no primeiro concurso de fotografia organizado por malta aqui da casa , se calhar é por ser mesmo daqui e não ser estrangeiro, eu própio faço parte da organização do concurso e costuma-me ser um filho da casa e nem para os nossos somos bons, este ano não há grande prémios porque é em cima do joelho, para o ano se todos colaborarem será grande, por isso força participem e percam a vergonha ou o medo

HHEqE8P.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Se pudéssemos arranjar uma autorização para ficar no Palácio da Pena à noite, aí sim é o local mais fantástico para captar todas trovoadas à volta. Tem protecção para as descargas e para a chuva. Isto é uma ideia que já me persegue há muito tempo. Aquele ponto é único, não conheço melhor que aquilo sob todos os aspectos. Há que pensar nisto a sério. :w00t:

Além de ser uma pena não estar a estação automática a funcionar (com ou sem trocadilho, como quiserem ;))

Sim, sitio espectacular, vista bem periférica, certamente que as fotos ficariam muito boas.
 

AndreaSantos

Cumulus
Registo
2 Nov 2014
Mensagens
117
Local
Torres Vedras
Se pudéssemos arranjar uma autorização para ficar no Palácio da Pena à noite, aí sim é o local mais fantástico para captar todas trovoadas à volta. Tem protecção para as descargas e para a chuva. Isto é uma ideia que já me persegue há muito tempo. Aquele ponto é único, não conheço melhor que aquilo sob todos os aspectos. Há que pensar nisto a sério. :w00t:

Além de ser uma pena não estar a estação automática a funcionar (com ou sem trocadilho, como quiserem ;))
Era combinarmos todos um encontro/evento e fazer uma negociata com a CM de Sintra para usarmos o Palácio da Pena. :P
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,244
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)


O meu contributo :)

Já n ha mais hj? Alguém pode prever?

:shocking: esse até deu para cegar!:thumbsup:

Olhando para a imagem de satélite parece tudo muito limpo, as células que restam estão dispersas e são pequenas, acho difícil terem ainda actividade eléctrica, mas nunca se sabe se alguma consegue desenvolver-se um pouco mais e estas massas de ar frio evoluem rapidamente.
 

AndreaSantos

Cumulus
Registo
2 Nov 2014
Mensagens
117
Local
Torres Vedras
:shocking: esse até deu para cegar!:thumbsup:

Olhando para a imagem de satélite parece tudo muito limpo, as células que restam estão dispersas e são pequenas, acho difícil terem ainda actividade eléctrica, mas nunca se sabe se alguma consegue desenvolver-se um pouco mais e estas massas de ar frio evoluem rapidamente.
De momento, parece-me que há uma a entrar pela minha região a dentro. Mas tudo tranquilo para já...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,244
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Era combinarmos todos um encontro/evento e fazer uma negociata com a CM de Sintra para usarmos o Palácio da Pena. :P

Será com a Parques de Sintra, Monte da Lua, a empresa que gere a Pena, o Castelo, Monserrate, Capuchos etc. Talvez estejam receptivos, a principal preocupação deles é a segurança do local, que levam, e bem, muito a sério.
 
  • Gosto
Reactions: AndreaSantos

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Se pudéssemos arranjar uma autorização para ficar no Palácio da Pena à noite, aí sim é o local mais fantástico para captar todas trovoadas à volta. Tem protecção para as descargas e para a chuva. Isto é uma ideia que já me persegue há muito tempo. Aquele ponto é único, não conheço melhor que aquilo sob todos os aspectos. Há que pensar nisto a sério. :w00t:

Além de ser uma pena não estar a estação automática a funcionar (com ou sem trocadilho, como quiserem ;))
Isso seria algo de espectacular!!!! Se fosse agora ia jaa!! :D

Duvido é que eles cedam a isso... Talvez só a pagar e bem... :S
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,165
Local
Belas
Temp máxima: 19,9ºC | Temp. minima: 11,8ºC

O dia de hoje foi marcado por breves aguaceiros moderados a fortes, um caso ao meio dia e ao final do dia 3 a 4 casos.

Aqui deixo um video da precipitação forte que não esperava ao meio-dia e que foi bastante localizado. Estava na estação de Queluz, para variar é sempre lá que estou quando acontecem extremos, eram 12h00 e começava a chover mas às 12h03 já era o diluvio total, mas apenas durou 5 minutos, insuficiente para inundar estradas. Curiosamente nesse exato momento a estação de Queluz não estava a funcionar, só voltou às 12h11 e já tinha acumulado 19,1mm e acredito que durante esta hora a chuva passou dos 10mm. Também curiosamente a estação da Amadora não registou nada...

Desculpem a má qualidade do video mas é do telemóvel
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Resumo do dia 14-11-11

Temperatura minima: 10,9ºC
Temperatura máxima: 17,6ºC
Rajada máxima: 55 km/h
Precipitação acumulada: 10 mm

Nos últimos 5 dias, caíram por aqui 51 mm, muito bom para esta zona.
_____

Agora: 12,7ºC
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,165
Local
Belas
Queluz acabou o dia com 23,4mm, o que não é nada mau...

Deixo aqui algumas imagens de células que passaram entre as 12h e as 12h30 em Belas :)

wUG197L.jpg


Para Sul/Sudeste podia-se ver as bigornas e as células que afetaram Queluz e Belas
l1jztlM.jpg

9WvDsQc.jpg

t6fUjDy.jpg

syD3OQP.jpg

8VQEjyn.jpg

NlFkNvq.jpg

y9TrSEK.jpg


Para Norte a vista também era bombástica, as células passavam sempre a Norte de Lisboa, em fila indiana :D
eGkgI3F.jpg

urkWKsC.jpg


Bem já não publicava tanta fotografia há muito tempo e já estava na hora... Não tirei com a Canon porque não a tinha à mão.
Sábado e Domingo vão ser calmos, vão passar algumas linhas de instabilidade mas mais a Norte, por isso a Lisboa apenas deve chegar aguaceiros fracos.
Com isto digo bom fim de semana! :thumbsup:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,244
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Outra descarga na mesma zona, também não registada pelo IPMA. Mas o AEMet por exemplo registou.
nJcTtNn.jpg


imagem do mapa de raios do AEMet, vermelho referente às descargas entre as 20h e as 21h e imagem de radar das 21:30
sOxD6oJ.jpg
BzvZl7y.jpg


esta célula era um ponto vermelho!

EDIT: troquei a imagem do AEMet pois tinha-me esquecido que eles têm mais uma 1 hora que a hora utc. A outra imagem mostra realmente as duas descargas das 20h.
 
Última edição: