Seguimento Litoral Centro - Novembro 2014



Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Com as coordenadas dadas pelo IPMA na sua lista de estações, aproximadas apenas ao minuto de grau (???), a precisão da localização é ridiculamente baixa: a estação pode estar dentro de uma área de forma grosseiramente rectangular, centrada na Rua José Afonso 11, de lados que medem... 1,8 por 1,4 Km (!!) portanto não é possível saber onde está!:huhlmao: A altitude é 143m.

Pois assim é difícil, mas pronto ao menos já da para ter uma ideia da zona. É na Reboleira que ate conheço bem!
Obrigado pela info! ;)
Isto hoje arrefeceu e bem... Sigo com apenas 10ºC, 90% de humidade e vento muito fraco ou nulo! Bom para as inversões :)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Não me guio só pelo site. Isso é somente a imagem.
Dentro de casa estou com 19ºC.
Peniche altera muito a temperatura. Por norma ao fim da tarde baixa e por volta das 22h00 volta a subir, descendo de novo durante a madrugada.
O que é raro acontecer é tão grande amplitude térmica.
Mas hoje sente-se bastante a descida.
Eu não estou junto à EMA ;)
Estou-me a guiar pelos meus termómetros que o máximo que podem diferir é em 1º.
Também não me posso guiar por um registo da EMA que diz estar vento de 10kmh quando nem uma folha de arvore mexe. ;)
Peniche é lixado em termos de registos e de previsões. ;)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Esta era a temperatura que registei há cerca de uma hora atrás, num quintal com área descoberta, sem luzes, e com o termómetro perto do solo.
Tive de o trazer para dentro para fotografar, pois não tinha luz e infelizmente, ainda, não tenho estação.

 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
E pronto, Peniche no seu melhor!
Subimos para 15ºC.
Lá está a tal oscilação de temperatura tão característica em Peniche.
Oscilação dos valores diários da temperatura e dias sem amplitude térmica. O microclima tão particular desta península.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Por aqui a frescura também se retirou, nada de especial. Em subida, sigo já com 12,9ºC.

1012 hPa de pressão e 74% de humidade.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Candy

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta era a temperatura que registei há cerca de uma hora atrás, num quintal com área descoberta, sem luzes, e com o termómetro perto do solo.
Tive de o trazer para dentro para fotografar, pois não tinha luz e infelizmente, ainda, não tenho estação.


Estão explicados os 11º : o termómetro estava perto do solo. A altura padrão para a medição da temperatura do ar é 2m e deve ser tomada em abrigo próprio que impeça o termómetro de receber radiação directa ou por reflexão, arejado mas sem submeter o termómetro à acção directa do vento e, claro, da precipitação. Quanto mais perto o termómetro está do solo mais baixa é a temperatura durante a noite, especialmente se o solo tiver coberto vegetal, nomeadamente relva. Esta medição junto à relva é usada para a previsão de geadas mas não é a que é considerada temperatura do ar num local. Assim, mesmo no terreno onde está instalada a EMA do Cabo Carvoeiro, por exemplo, um termómetro junto ao solo registaria provavelmente também uma temperatura da ordem desses 11º, enquanto que a temperatura a 2m, a que aparece nos registos usuais, podia ser 15º. Esta diferença é em geral tanto mais acentuada quanto mais fraco fôr o vento. Outros factores que acentuam esta diferença são a nublosidade (com céu limpo perde-se mais calor por radiação), a insolação do solo durante o dia (se o local é sombrio o solo não terá aquecido durante o dia), a humidade superficial do solo ou a sua cobertura vegetal (a evaporação contribui para a perda de calor).
 
Última edição:

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Estava em cima de um vaso que me dá pelo joelhos. O local tem sol todo o dia. Não estava em minha casa. Estava mais para a zona da marginal.
Às 2h00 aqui no meu terraço (já estou em casa) estavam 15ºC, no programa de onde tiro a imagem também, e ao que parece no site do ipma a EMA também marcaram os mesmo 15º. ;)
Às 23h00 os vidros das casas embaciaram todos e agora estão limpinhos.

Vá-se lá perceber... lol... Inté... amanhã devemos ter bom vento por aqui. E eu com reuniões marcadas à tarde. :angry:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pôr-do-sol de ontem. Calmo, para contrastar com a expectativa de hoje.
j4qtIXh.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Hoje quem teve a sorte de ter algum céu limpo de noite teve boa mínima, por aqui por motivos óbvios de vento e nuvens tive uma mínima de 11,2ºC.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000