Seguimento Litoral Centro - Novembro 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Recuando ao início do mês.

Dia 1, domingo, o dia das inundações no Algarve.
Às 0h a frente fria associada ao núcleo depressionário a oeste da Galiza tinha atravessado a fronteira no seu movimento para Leste, mas um novo núcleo começa a formar-se a sul do Algarve e faz retroceder a frente que se converte assim em frente quente com deslocamento para oeste:
nTt5213.gif

RfsSdib.gif


Ao amanhecer a circulação de SE vai rodando para NE:


Chuva durante a manhã com a aproximação e passagem da frente quente, a circulação a rodar em direcções cruzadas de NE a N e a acelerar-se à medida que o novo núcleo se cava ligeiramente e se desloca para NW:
Eu2AhSF.gif




À tarde e anoitecer o centro passa muito perto de Lisboa, a sudoeste:
w0Kk2PL.gif


As nuvens formam uma cobertura de espessos altostratus, a chuva mais intensa mantém-se ao largo da costa e visível:


O núcleo depressionário desloca-se para WSW e na sua circulação o sector quente enrola-se em oclusão em torno do centro, a frente fria é reactivada a sul com movimento de sul para norte (!):
b4zqQDF.gif
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O dia seguinte.

Amanhecer de 2ªfeira dia 2, chuva associada à oclusão, vento de SSE e de Sul:


O centro de 1004 hPa deslocara-se mais para oeste:
RSiTfAg.gif


Às 12h o centro gera um pós-frontal "frio" de células vindas de sul, mas o núcleo está a deslocar-se para sul ao mesmo tempo que um novo centro começa a formar-se muito perto da costa oeste da Galiza:
L1CzLoJ.gif


No vídeo das 12h às 14h, é interessante ver a dinâmica cruzada das células de sul com uma circulação em altitude de norte. Ver em HD e velocidade reduzida, 0,5x ou 0,25x. Há ainda pequenas formações na base das células características dos fluxos convectivos:


À medida que a tarde avança, o fluxo de norte nos níveis médio e alto intensifica-se e o núcleo em cuja circulação nos níveis baixos se desenvolviam as células fracas, move-se mais para sul. Ao mesmo tempo cava-se o novo centro a norte:
jb7PmMy.gif


Os dois fluxos em direcções opostas tornam o céu algo caótico:


Até ao anoitecer, algo confuso pela sobreposição de duas camadas com movimentos contrários. No fim do vídeo já é visível que a circulação começa a virar para oeste, resultado da dissipação do núcleo a sul e do desenvolvimento de uma área depressionária extensa a oeste da península e de um núcleo a norte da Galiza:


lKbDwfl.gif
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Bom dia!

Por aqui temos uma bonita manhã de Sol e céu completamente limpo, à semelhança de ontem hoje vamos ter um dia quente para a época. Segundo as estações do WU aqui da zona, estão cerca de 17ºC.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Máxima ate ao momento de 27,0ºC novo record na minha estação em Novembro desde 2010 ao qual pertencia o ultimo registo mais alto para este mês de 26,6ºC...

Agora estão 26,7ºC o vento continua nulo e hoje ainda não passou dos 2km/h
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Estive a ver o registo da estação WU até 2011 e nenhuma máxima em Novembro tinha ultrapassado os 25ºC. Pelos dados do IPMA do Geofísico, a máxima absoluta desde 1971 é 25,6ºC.

Máxima de hoje: 25,6ºC
Mínima: 15,2
Pela máxima posso concluir que hoje e ontem foram dos dias mais quentes de Novembro nos últimos quase 50 anos. Claro que a minha zona não é propriamente Lisboa, mas dá para perceber que isto aqui aqueceu bem :D

Imagino que a França e a Alemanha estejam a viver o Verão :rolleyes:
 
Última edição: