Seguimento Litoral Centro - Novembro 2015

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Ora bem, como parece que o verão está de regresso e pelos vistos por tempo indeterminado, mas ontem ( Sábado ), fui fazer uma voltinha versão reduzida um pouco pelos areais costeiros de Pinheiro da Cruz, para tirar a imagem da "figurinha" que está aqui ao lado das mensagens :lmao: e também para o FB, bom mas seria um luxo só para isto e claro que dei ao gatinho, não muito porque efectivamente o tempo acabou por não ser muito, o anoitecer cedo assim o dita, ainda assim deu para umas nocturnas, mas poucas, porque nos sítios que gostava de tirar como as diurnas sozinho nem pensar, aceder ás falésias de noite deve ser algo maravilhoso, mas com companhia, esta como não existe, paciência :(,

a começar pela temperatura que fui observando no termo que tenho no jipe, pois é, 27º - 28º C durante quase todo o trajecto, pela zona de Alcácer até a Comporta, nem num dia de verão com mais calor na zona de Alcácer - Grândola, mas a aproximar da linha costeira reduz-se para a casa dos 23º - 25º C, neste caso, teimou em pouco passar dos 26º C, estava esplêndido mesmo junto ás falésias com ausência de vento a ajudar, a anoitecer nem por isso arrefeceu assim tanto, terminei perto da lagoa de St. André que queria fotografar já de noite, mas está parcialmente vedada, para entrar de carro, possivelmente só a pé, por isso fora de questão,

as imagens foram tiradas praticamente ao lado do parque da campismo da Galé, coloco-as não porque estava convecção ou algo assim, mas pelo aspecto calmo e sereno do tempo, o mar nem por isso,

22860135845_4e489f0a67_o.jpg


Espichel bem lá ao fundo, quando estava a passar a ponte Vasco de Gama reparei que havia muita neblina para os lados do mar, mas surpreendentemente por estes lados até estava claro, o que é raro,

22238966143_18f035f69c_o.jpg


no entanto, uma observação bem mais atenta observo isto, estranhamente abaixo de onde estava quase não havia, nos dois locais onde parei, confesso que já fiz isto varias dezenas de vezes e nunca tinha visto isto,

22860135655_bfbf62ba3d_o.jpg

22846620322_75fee02d82_o.jpg


uma do pôr do sol,

22238965833_2a85659cee_o.jpg


e por fim a majestosa Arrábida,

22441784568_f12b5a6567_o.jpg


no regresso, claro que arrefeceu, já na casa dos 17º - 18º C, passando por alguns locais como a seguir ao Poceirão onde chegou aos 15º C, mas a entrar em Lisboa pela PVG, foi quase até aos 21º C,

por agora tenho 16,0º C e mais de 90% Hr.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas, a máxima por aqui ficou um pouco aquém, registei 20,4ºC,
Minima: 15,5ºC

No inicio de manhã, rapei frio, fazer a estrada do pisão com a inversão por lá instalada, a temperatura caiu 6ºC, durante o percurso, registei 9,4ºC.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mais um dia de "verão"!

Mínima de 16,7ºC e máxima de 23,0ºC. Céu limpo como ontem, bruma fraca em terra e nuvens baixas ao longe no oceano, tal e qual como nos meses de verão.

Ligeiramente mais seco, entre 83% e 67%.

E no entanto o vento até rodou para oeste, mantendo-se fraco. Mar ainda mais calmo.

Neste momento estão 18,2ºC e... 84%, mais húmido novamente.

A pressão atmosférica mostra um anticiclone robusto: já chegou aos 1030 hPa horas atrás.
Aquelas frentes ainda assinaladas às 18h não têm hipótese, estagnam e vão dissipar-se entre os dois centros de altas pressões.
IOC8HXO.gif
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
as imagens foram tiradas praticamente ao lado do parque da campismo da Galé, coloco-as não porque estava convecção ou algo assim, mas pelo aspecto calmo e sereno do tempo, o mar nem por isso

Bem... :uau: lindas!! Essa neblina da rebentação está fenomenal! O perfil completamente invertido da Arrábida, em relação ao que sempre me habituei a ver, é muito interessante.
Ainda temos tanta costa bem conservada, estas fotos estão espectaculares!

Anteontem daqui de Carcavelos viu-se o raio verde. Já neste último poente as nuvens baixas triviais no horizonte cancelaram o fenómeno. Mesmo assim ainda houve algo diminuto nas próprias nuvens.
 
  • Gosto
Reactions: Vitor TT

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Ainda temos tanta costa bem conservada, estas fotos estão espectaculares!

Receio que nestas em particular não durem por muito tempo, porque nas traseiras estão urbanizações de luxo, o que vale por enquanto é que a crise as fez parar, estas foram tiradas apenas nas imediações do parque de campismo da Galé.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
E ontem no Domingo, a habitual volta de bike, apenas entre o Guincho e a ponte 25 Abril :D, temperatura amena para um Novembro excepto no Raso e apenas no Raso, tenho ver se descubro por lá alguma maquinaria de produzir frio :lol: porque no Guincho até se estava bem, estimo uma temperatura superior a 20º C isto +- pelas 19:00h, vento quase nulo, mesmo no Guincho e Raso, no regresso como esperado e porque a noite já chega cedo a temperatura vai descendo gradualmente, mas nada de frescuras como no Raso, no carro pelas 22:00h tinha 19º C,

deixo umas duas imagens para ilustrar o dia,

22884348495_0a39752823_o.jpg


22492191659_47db746ca1_o.jpg


tenho neste momento por aqui, 15,1º C e 90% Hr.