Seguimento Litoral Centro - Novembro 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,506
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Reparei que a minha tangerineira anã pela primeira vez tem uma flor :) Assim:

Rega-a bem, desde que o vaso tenha drenagem na base. Vai dar as primeiras tangerinas! Bem me lembro de quando plantei a laranjeira no quintal e a festa das primeiras laranjinhas. As mais deliciosas laranjas que alguma vez comi, não se compara o apanhar e comer logo com o comprar no super-mercado. :)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,506
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
E continua o outono saudoso do verão.

Mínima de 15,6ºC, ainda não foi desta que desceu dos 15 como eu pensava. Máxima mantém-se em valores bem acima da média (mas não excepcionais, a não ser pela persistência, o Outubro foi quente, o Novembro quente segue): 23,4ºC.

Neblinas matinais, bem visíveis e densas no interior da península de Setúbal, mantém-se a humidade elevada. No entanto hoje até desceu aos 59% logo a seguir a registar-se a temperatura máxima, pelas 16h. Estranho foi que, apenas uma hora depois do ocaso, já tivesse subido à máxima do dia, 83% (durante a madrugada chegara aos 81%).

Bandeiras caídas ou fracamente mexidas pela brisa de nordeste pela manhã; de oeste pela tarde. Mar calmo. As gaivotas têm vindo acampar no parque de estacionamento :confused:.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Vai um pouco tarde, mas deixo aqui uns registos de uma arvore de grande porte que caiu com a ventania de 17 de Outubro, junto ao guincho.
A foto foi tirada no passado Domingo.

FVmw2rM.jpg


LGabIsX.jpg


I8uLyTR.jpg

__________

Sigo com 14,4ºC
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,506
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
registos de uma arvore de grande porte que caiu com a ventania de 17 de Outubro, junto ao guincho.
A foto foi tirada no passado Domingo.

:( grande árvore. Estava claramente desprotegida, à sua volta já as vizinhas tinham desaparecido. Apesar do tronco ter um aspecto saudável parece que se nota perda de raízes. As árvores são, na maior parte das espécies, um ser comunitário. Muitas descobertas científicas têm sido feitas recentemente sobre a comunicação entre árvores e também sobre o modo como interagem (agem, este é mesmo o termo) com outras espécies vivas, desde os fungos do solo (fundamentais) às espécies animais. A plantação isolada de árvores ou o seu isolamento progressivo vai contra a sua natureza. Afinal a maior parte dos seres vivos são comunidades. Cada indivíduo ele próprio é uma amálgama organizada e simbiótica de inúmeras espécies, desde bactérias, fungos e líquens até outras maiores. Temos tanto que aprender ainda.

A temperatura continua a cair bem, registo já 13,7ºC ( actual minima).

:surprise: e vai mesmo a pique hoje. Aqui já estão 16,0ºC, menos 1,2ºC do que ontem à mesma hora.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bem, Seiça segue nos 6,4ºC, talvez nesta madrugada ocorra primeira geada por lá.
No Pisão/Vale do Cabreiro a temperatura deve ser seguir nos 8ºC ( é sempre menos 6ºC ( às vezes mais) que a minha localização em madrugadas de vento nulo).
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,506
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No Pisão/Vale do Cabreiro a temperatura deve ser seguir nos 8ºC ( é sempre menos 6ºC ( às vezes mais) que a minha localização em madrugadas de vento nulo).

Acho que o vale da Malveira também está em boas condições de inversão. É interessante que o Vitor no passado fim de semana já tinha sentido na zona do Raso um descida inesperada de temperatura.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000