Seguimento Litoral Centro - Novembro 2015

Máximas de Sábado (7/11/2015)

Pegões: 28,5ºC (A máxima mais alta da rede IPMA)
Lousã(Aeródromo): 28,3ºC
Coruche: 27,8ºC
Setubal(Estação de fruticultura): 27,5ºC
Rio Maior: 27,5ºC
Dunas de Mira: 27,3ºC
Alcobaça: 27,1ºC
Bencanta,Coimbra: 27,1ºC

A estação do Cabo Carvoeiro, foi aos 23,9ºC, dia histórico certamente. :calor:

Onde é que as encontraste? Registaste mais? Vou incluí-las na análise de comparação com os máximos absolutos das Normais.

Efectivamente houve logo a começar às 16:00 uma quebra da temperatura no Raso, penso talvez que devido a uma rotação do vento para oeste:
MfNJb3A.gif

Também se notou mais neblina sobre o mar do que no sábado.

Não sei se estaria na casa dos 19º - 19,5º C como no gráfico, na ciclovia a sensação era de +- 15 º - 16º, sentia-se mesmo frio, mas como a estação fica mais junto ao mar talvez "ganhe" uns grauzitos, numa próxima, se estiver as mesmas condições vou até junto a estação para ver se observo alguma variação positiva em relação a ciclovia,

incrível, neste momento ainda tenho 17,1º C e 77% Hr.

• Gosto
Reactions: StormRic
Intrigantes as temperaturas à meia-noite:

zfc16Ib.gif

Enquanto que Aljezur e Colares comportam-se como se esperava, com as inversões a funcionar, o que se passará com a Praia da Rainha? Tem a temperatura mais alta de todo o território, partilhando com as estações de Lisboa.
Como o vento está ligeiro de nordeste, avanço a hipótese de estar a receber o ar proveniente da ilha de calor de Lisboa. Mesmo assim parece-me demais.

Poente vermelho de ontem, chegada das nuvens altas, farrapos da frente dissipada.

Mar calmo, ainda com uma pequena ondulação de fundo:
WmL22es.jpg

O sol "afogado" nos cirrus:
ISMTHv2.jpg

CHeEdgv.jpg

Laivos de carmesim:
SROepZ8.jpg

NvsRDOA.jpg

E uns raios crepusculares muito ténues:
yxcu3X6.jpg

Com estas cores do poente, amanhã só pode fazer calor, mas depois de uma fria madrugada.

16,5ºC neste momento, vai abaixo dos 15ºC provavelmente, a não ser que a ligeira brisa de Leste traga o calor de Lisboa.

Intrigantes as temperaturas à meia-noite:

zfc16Ib.gif

Enquanto que Aljezur e Colares comportam-se como se esperava, com as inversões a funcionar, o que se passará com a Praia da Rainha? Tem a temperatura mais alta de todo o território, partilhando com as estações de Lisboa.
Como o vento está ligeiro de nordeste, avanço a hipótese de estar a receber o ar proveniente da ilha de calor de Lisboa. Mesmo assim parece-me demais.
.

Sim, mas se repares em outros sitios tambem está vento de NE e as inversões seguem no seu ritmo, e na dinâmica de cada respectivo vale digamos assim. Não vês nenhum vale a ter um disparo de temperatura devido a rotacao do vento, como acontece num topo, porque lá está, um vale tem uma dinamica propria, e as brisas de inversões que por lá ocorrem é que mandam, partindo do pressuposto que está sempre vento muito fraco ou quase nulo. A meu ver a questão é mesmo a velocidade do vento na praia da Rainha, como se trata de uma inversão peculiar os 9 km/h de vento é como representassem "vendaval" para a dita inversão, e lá se vai ela, agora claro misturando-se com lestada, claro que a temperatura dispara(ainda mais).
_________

Sigo com 14,3ºC

Boas!

Mais um dia desta espécie de Verão tardio, no entanto é de realçar que as mínimas têm descido apesar das máximas estarem altas para a época em que nos encontramos.

Por agora céu limpo, temperaturas a rondar os 21/22ºC e bastantes e ruidosas explosões no Campo de Tiro de Alcochete.

Última edição: