Seguimento Litoral Centro - Novembro 2017

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa madrugada,

Ontem máxima na casa dos 17ºC, com mínima de 11,7ºC. Dia ventoso, com céu limpo.

Neste momento sigo com 11,0ºC, em descida lenta.
 


WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
924
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Bom dia
Céu limpo e 4.0℃
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,148
Local
Abrantes
Bom dia,

Ai está o frio instalado e grandes amplitudes de temperatura .

Minina 3.6º ( mais uma passagem os 8 ao 80 , que também se dispensava, começando agora as plantas a ter alguma humidade na terra, nem tiveram tempo de se recompor)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,434
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Bom dia!
Mínima de 10.2ºC
H.R - 77%
Brisa de NE
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Aqui no Marquês, céu limpo e sopra um vento bem fresco. A minha Auriol marca 15º e o melhor higrómetro que tenho é o meu cabelo que neste momento está totalmente liso significando por isso que não há quase nenhuma humidade no ar. Estão de volta dias secos portanto! :unsure:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia!

Madrugada mais fresca do que esperava. O vento abrandou o suficiente para permitir uma descida aos 8,4ºC. :D

De momento sigo com 15,5ºC e céu limpo. Vento fraco mas constante.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas. Mínima de 11 na Quinta do Conde. Mas cheguei a apanhar 6 graus no carro, na zona de Coina.
Tenho que arranjar um local mais arejado para o sensor para melhorar as mínimas.
Esperemos que consigas pois essa zona tem muito potencial! ;)
Vou-te dar uns exemplos:
- quando o colega Geiras morava aí 95% das noites de inversão térmica eram mais baixas, do que aqui em Cabanas.
Eu como estou junto à serra da Arrábida tenho sempre mínimas mais altas, mas aí na Quinta do Conde as mínimas são mais baixas.
Relativamente a Coina (junto à ribeira) e na EN10 na zona do viaduto da A33 em direcção a Lisboa as temperaturas são bem mais baixas, ainda o ano passado muitas vezes tive que conduzir de manhã/madrugada de Cabanas para o Monte da Caparica e as diferenças para aqui eram sempre de 4/5ºC em relação a Coina.
Por exemplo saía de casa com +2ºC* e passava em Coina com -2ºC*.
*dados de temperatura do carro
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas. Mínima de 11 na Quinta do Conde. Mas cheguei a apanhar 6 graus no carro, na zona de Coina.
Tenho que arranjar um local mais arejado para o sensor para melhorar as mínimas.

Boas,

Acompanho a tua estação, também achei estranho o valor.
Possivelmente o valor explica-se por estares no extremo norte da Quinta do Conde, e a 1 km de distância da ribeira de Coina, o ar frio da inversão tem que atravessar uma grande área urbana, e poderá perder força, não sei. A localização da estação do Geiras era bem mais próxima da ribeira da Coina, e esse factor é bem preponderante no registos de mínimas baixas.
Uma sugestão, faz um registo de mínima com um termómetro e compara os registos.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Boas,

Acompanho a tua estação, também achei estranho o valor.
Possivelmente o valor explica-se por estares no extremo norte da Quinta do Conde, e a 1 km de distância da ribeira de Coina, o ar frio da inversão tem que atravessar uma grande área urbana, e poderá perder força, não sei.
Uma sugestão, faz um registo de mínima com um termómetro e compara os registos.
Deve ser mesmo do posicionamento junto à parede. O carro estacionado na rua, mesmo à porta, já marcava 8°C.
Entretanto já comprei um radiation shield para permitir colocar o termómetro no meio do quintal, afastado da parede.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa tarde,

Ontem fui visitar uns amigos ao Telhal, no concelho de Sintra e fiquei 'parvo' com o vento que apanhei. Não consigo entender, como é que as árvores naquela zona ainda se mantêm de pé com a porrada que volta e meia apanham. É que nem é pelas rajadas em si, mas sim pela velocidade média do vento que a olho deve ter andando pelos 60km/h à vontade. É sem qualquer dúvida das zonas mais ventosas que conheço em Portugal.

O dia de hoje resume-se basicamente a Céu limpo e vento fraco por vezes moderado. Voltámos portanto à pasmaceira Portuguesa :buh:.
Condições actuais:

Temp: 19,1ºC
Humidade: 40%
Vento: 12km/h Norte
Pressão 1020hPa
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa tarde,

Ontem fui visitar uns amigos ao Telhal, no concelho de Sintra e fiquei 'parvo' com o vento que apanhei. Não consigo entender, como é que as árvores naquela zona ainda se mantêm de pé com a porrada que volta e meia apanham. É que nem é pelas rajadas em si, mas sim pela velocidade média do vento que a olho deve ter andando pelos 60km/h à vontade. É sem qualquer dúvida das zonas mais ventosas que conheço em Portugal.

O dia de hoje resume-se basicamente a Céu limpo e vento fraco por vezes moderado. Voltámos portanto à pasmaceira Portuguesa :buh:.
Condições actuais:

Temp: 19,1ºC
Humidade: 40%
Vento: 12km/h Norte
Pressão 1020hPa

Ontem por volta das 17:30 horas senti na pele a velocidade do vento louca, ia de bike com amigos, quase que nos atirava ao chão, foi impressionante, localizando entre o Cascaishopping e Autódromo do Estoril, em Alcabideche.
A fazer lembrar o verão.