Seguimento Litoral Centro - Novembro 2017

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Apesar da noite fria, em que a mínima desceu até aos 3°C, durante a tarde o sol ainda aquece bem.

Coimbra com os tons de Outono

9fc9d61dbde213448a370d1ab75857d9.jpg

5880daf72dc45db18ca9ac9babc67af9.jpg

4caa9acd7c6e44bca3f1970e644b1c18.jpg

Boa noite,

Hoje a temperatura oscilou entre os 8,7ºC e os 17,4ºC, em mais um dia de céu pouco nublado / limpo.
O vento esteve mais calmo, apesar de durante a madrugada ter sido praticamente constante.

Ontem a máxima situou-se nos 15,6ºC.

• Gosto
Reactions: joselamego
Do meu ponto de vista esta madruga foi a mais gélida deste outono, estava mesmo muito frio quando eu ia para o trabalho, por volta das 6:15 da manhã.

• Gosto
Boas;
Boas

Hoje já posso apresentar duas minimas, sinal que não furtaram o sensor e tudo correu bem. :cold:

Alcabideche: 9,0ºC
Vale do Pisão,Alcabideche: 1,7ºC

Saí de Casa com 10,6ºC, tendo chegado ao Pisão com 1,9ºC, choque térmico brutal.

A 900 metros em linha recta da minha casa ao outro local.
Estava um frio valente, não vi geada.

Boas noites,

Complementando o post acima.
Como já aqui disse sempre que tiver disponibilidade, farei registos neste sitio peculiar.
Há muitas pessoas que desconhecem a intensidade desta inversão, pois fica-se com a ideia que o ponto mais frio é junto à ponte, mas não, não é.
Claro que só cheguei a essa conclusão graças as várias medições/análises, com um trabalho académico à mistura datado de 2013.

Registos de hoje.

Ponto A: Onde vivo
Ponto B: Vale do Pisão,
Ponto C: Vale da ribeira da Malveira da Serra,

Fotos.

Hoje aconteceu tal como esperado, a inversão foi mais forte que ontem.
Fui então consultar e buscar o sensor que ficou no Pisão a registar a minima de hoje.
Quando lá cheguei estavam 1,9ºC, relembro que saí de casa com temperatura a rondar os 11ºC.
Estava um frio descomunal, o simples respirar quase que provocava névoa, tal era o frio extremamente húmido típico de um vale, humidade certamente a rondar o 95%-100%.

A minima foi de 1,7ºC

Local exacto, o congelador do concelho. :cold:

O termómetro da bike também mostrava o frio que estava no vale.

Entretanto como segui caminho para volta habitual, e passo sempre por alguns vales, fiz um registo no vale da ribeira da Malveira.
A hora está errada, a correcta são 8:26, também estava frio por lá. Nos topos a temperatura chegava a ser de 12/13ºC, ou seja mal me enfiava por trilhos a temperatura caía a pique, e por vezes bastava 30/40 metros de desnível, impressionante.

O registo foi feito naquela ponte.

_____

Boa tarde,

Ontem à noite, fui dar uma volta pelo Parque da Paz e aproveitei e levei o termómetro da Auriol para ver se registava alguma inversão.
Antes de sair verifiquei a Estação e a mesma marcava precisamente 14,4ºC. No ponto que considero o mais frio do Parque, junto à ribeira, registei 9,6ºC e se lá estivesse mais alguns minutos, muito provavelmente iria descer ainda mais. Isto significa que sem entrar num estudo mais profundo, em menos de 1km que dista a minha casa do Parque, a diferença de temperatura chega a ser superior a 5ºC. Assim que começarem a surgir aqueles dias de fortes inversões, irei arriscar um pouco como o @jonas_87 e colocarei o sensor nos pontos mais frios no Parque para complementar o meu estudo.

A mínima chegou aos 9,5ºC, presumo que no local onde estive ontem, a temperatura deva ter chegado aos 4ºC/5ºC.

Actual:

17,5ºC
46% h.r
1030 hPa
Vento fraco NE

Boas Crizor,

Boa iniciativa, se quiseres depois troca-se umas ideias no tópico destinado a esta temática.

Última edição:
Desculpa, mas acho que ter as mãos frias é sempre desconfortável. :D
Por aqui estão 18,9ºC. Temperatura mais alta dos últimos dias. Céu limpinho.
Mínima: 11,7ºC.

Concordo plenamente contigo! Mil vezes chuva, do que frio... mas isso já são gostos!
Hoje noite bem fresca com a mínima mais baixa do Outono até agora, 7,3ºC, não me dou nada bem com o frio, por causa das frieiras... fico com as mãos que parecem sei lá o que LOL máxima de 22,9ºC.
Sigo com 14ºC e 75% de HR, a pressão continua em "altas" 1030 hPa

Bom dia
Mínima de 5.3℃
Agora 7.8℃ e nevoeiro

Por aqui o dia acordou com nevoeiro, que deixou uma boa rega superficial, agora a manhã segue já com sol e céu limpo.

• Gosto