Boas;
Boas
Hoje já posso apresentar duas minimas, sinal que não furtaram o sensor e tudo correu bem.
Alcabideche:
9,0ºC
Vale do Pisão,Alcabideche:
1,7ºC
Saí de Casa com
10,6ºC, tendo chegado ao Pisão com
1,9ºC, choque térmico brutal.
A 900 metros em linha recta da minha casa ao outro local.
Estava um frio valente, não vi geada.
Boas noites,
Complementando o post acima.
Como já aqui disse sempre que tiver disponibilidade, farei registos neste sitio peculiar.
Há muitas pessoas que desconhecem a intensidade desta inversão, pois fica-se com a ideia que o ponto mais frio é junto à ponte, mas não, não é.
Claro que só cheguei a essa conclusão graças as várias medições/análises, com um trabalho académico à mistura datado de 2013.
Registos de hoje.
Ponto A: Onde vivo
Ponto B: Vale do Pisão,
Ponto C: Vale da ribeira da Malveira da Serra,
Fotos.
Hoje aconteceu tal como esperado, a inversão foi mais forte que ontem.
Fui então consultar e buscar o sensor que ficou no Pisão a registar a minima de hoje.
Quando lá cheguei estavam 1,9ºC, relembro que saí de casa com temperatura a rondar os 11ºC.
Estava um frio descomunal, o simples respirar quase que provocava névoa, tal era o frio extremamente húmido típico de um vale, humidade certamente a rondar o 95%-100%.
A minima foi de 1,7ºC
Local exacto, o congelador do concelho.

O termómetro da bike também mostrava o frio que estava no vale.
Entretanto como segui caminho para volta habitual, e passo sempre por alguns vales, fiz um registo no vale da ribeira da Malveira.
A hora está errada, a correcta são 8:26, também estava frio por lá. Nos topos a temperatura chegava a ser de 12/13ºC, ou seja mal me enfiava por trilhos a temperatura caía a pique, e por vezes bastava 30/40 metros de desnível, impressionante.
O registo foi feito naquela ponte.

_____
Boa tarde,
Ontem à noite, fui dar uma volta pelo Parque da Paz e aproveitei e levei o termómetro da Auriol para ver se registava alguma inversão.
Antes de sair verifiquei a Estação e a mesma marcava precisamente 14,4ºC. No ponto que considero o mais frio do Parque, junto à ribeira, registei 9,6ºC e se lá estivesse mais alguns minutos, muito provavelmente iria descer ainda mais. Isto significa que sem entrar num estudo mais profundo, em menos de 1km que dista a minha casa do Parque, a diferença de temperatura chega a ser superior a 5ºC. Assim que começarem a surgir aqueles dias de fortes inversões, irei arriscar um pouco como o
@jonas_87 e colocarei o sensor nos pontos mais frios no Parque para complementar o meu estudo.
A mínima chegou aos
9,5ºC, presumo que no local onde estive ontem, a temperatura deva ter chegado aos 4ºC/5ºC.
Actual:
17,5ºC
46% h.r
1030 hPa
Vento fraco NE
Boas Crizor,
Boa iniciativa, se quiseres depois troca-se umas ideias no tópico destinado a esta temática.