Seguimento Litoral Centro - Novembro 2018

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje aproveitei a tarde amena, para fazer uma pequena caminhada de 12 quilómetros, e ao mesmo tempo para observar a "explosão" das cores de outono, principalmente nas vinhas, deu para ver que a chuva de ontem ainda fez correr bem os ribeiros, pois hoje ainda tinham muita água estagnada.

Isto é uma pequena amostra, pois esta vinha era pequena, mas em vinhas com dezenas de hectares, o cenério é magnífico.

2v8rakx.jpg


Estrada da conduta de água da EPAL, que segue em direção a Lisboa.

2v8ijqb.jpg
 


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Muito bonito! As cores "frias" ficam muito bem com a Arrábida!

Obrigado Guilherme, eu sou um bocadinho suspeito, mas a Arrábida fica bem de qualquer maneira ;) Mas sim, o Outuno/Inverno traz.lhe outro encanto , nomeadamente na encosta Norte, que está sempre numa situação desfavorável para a encosta Sul pela vista que a mesma tem! Incrível o contraste nas tuas duas fotografias , ninguém diria que foram tiradas na mesma data, mas em anos diferentes! Prova talvez que estejamos a ter um Outono como já não tínhamos a alguns anos! :)
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Depois da "tempestade" vem a bonança :cool:

17.9ºc, 56% de HR e vento nulo! Toca a paroveitar, que vai ser sol de pouca dura ;)

Sesimbra

IMG_2715 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_2708 by Ricardo Carvalho, no Flickr



Até o homem da gruta tem as coisas à janela :D

IMG_2717 by Ricardo Carvalho, no Flickr

E uma com a cores Outonais bem patentes :)

IMG_2724 by Ricardo Carvalho, no Flickr

Parabéns pelas excelente fotos, é verdade este ano as cores de outono estão bem realçadas.
Então mas vive mesmo aí alguém nessa gruta, de facto a presença humana está aí bem evidente.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Parabéns pelas excelente fotos, é verdade este ano as cores de outono estão bem realçadas.
Então mas vive mesmo aí alguém nessa gruta, de facto a presença humana está aí bem evidente.

Vive pois Pedro, é o Sr.Jorge! São diferentes formas de estar , por sinal um senhor muito simpático, diferente e algo estranho! Mas simpático ;)



Obrigado @joralentejano , somos uns privilegiados ! Eu por viver aqui, e tu por viveres onde vives :) Mas eu estou em desvantagem porque não conheço a bellíssima vila de Arronches que tu nos trazes até aqui tantas e tantas vezes, e um muito obrigado por isso! Nesta próxima Primavera irá acontecer uma escapadinha até esses lados de certeza;)

Desculpem o off-topic!!
 
Última edição:

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
E acabamos o dia com céu limpo, algo que já não se via há semanas.

Encontrei esta foto de 2015 de exatamente no mesmo dia e no mesmo momento, achei engraçado o (pouco) contraste, nota-se no crescimento das árvores e talvez estejam mais outonais agora do que naquele ano:

12/11/2015 às 17h11:

rcKqKPX.jpg


12/11/2018 às 17h10:

iM072O2.jpg


T. atual: 13,4ºC
Boa semana a todos ;)

Joli!!! as árvores cresceram :)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
bonita para astrofoto sem poluição luminosa :)

É o que se chama uma fotografia tirada" no meio do nada", ou melhor dizendo no meio da natureza, apesar de existir por perto algumas casas dispersas, e tenho muito ainda por explorar aqui num raio superior a 20 quilómetros.

Mais uma noite que segue bem fresca, com 11.6ºC.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas,

o dia começou com nevoeiro cerrado, depois acabou por desaparecer e até esteve um dia bem ameno, voltando a ficar desagradável por volta das 17h.
Máxima de 17.2ºC e minima de 9.6ºC, ainda acumulou durante a noite 0.1 mm:lol: devido ao nevoeiro cerrado provavelmente!

Ainda em relação ao dia de ontem, só hoje soube que a nacional 10, estrada que passa à minha porta esteve cortada durante o dia, uma vez que estive fora da parte da tarde.

"A mesma fonte adiantou que a forte chuva que se fez sentir na zona metropolitana de Lisboa levou a restrições da circulação automóvel com o corte temporário de algumas vias, nomeadamente na capital, Sintra, Oeiras, Cascais e Vila Franca de Xira." Fonte: DN

Que bosta o penico ontem ter berrado. Já andei a limpar o dito, mas não deve ser esse o problema, porque n estava muito sujo... Esperemos pelo próximo episódio de precipitação.

Aconselho-te a fazer a calibração do mesmo! Eu fiz e o valor de fábrica estava um pouco abaixo do real.
https://www.netatmo.com/en-us/helpcenter/weather/1/how-to-calibrate-the-rain-sensor/18
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Bom dia
Mínima de 3.5°C
Agora 4.1°C
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Bom dia.

Depois de uma longa jornada de chuva, voltamos aos dias soalheiros a iniciarem-se fresquinhos, mas com temperaturas amenas em perspectiva para o decorrer do dia. Já tinha saudades de apanhar Sol e não torrar em 5 segundos :D Esperemos é que este tempo sem chuva não se prolongue por muito tempo.

Em jeito de efeméride, faz hoje 7 anos que esteve bem animado o tempo. Dos dias de trovoada mais espectaculares a que já assisti.

-> Supercélulas do Oeste (pena as imagens perdidas...)

Vídeo que fiz nesse dia com o meu velhinho Samsung :D

 
Última edição: