Seguimento Litoral Centro - Novembro 2018

Há cerca de meia-hora saí de casa com 10,2ºC e fui até ao ribeiro que passa aqui perto de minha casa para ver que temperatura estava. Passados 10/15 minutos de lá chegar, para deixar a temperatura estabilizar, marcava 8,5ºC. Diferença de quase 2ºC numa distância de 200m.

2xZsW3v.jpg

A chuva é muito necessária...meses de chuva aqui é normal, pois não nos podemos esquecer que temos um verão muito longo e tórrido que não existe no norte da Europa. Por isso a chuva continua nos meses de Inverno (com intervalos de sol e frio) é normal e bem-vinda. Há tempo para o Sol durante a Primavera/Verão (embora tb possa chover bem na primavera).

Boa noite,

Era humor…;)
Os períodos de gordas chuvas não preenchem mais os seus papéis devido a urbanização, a poluição dos solos, a poluição de superfície.
A gorda chuva mais não é filtrada e levada nas reservas os poluentes.
Exprimo-me muito mal em português, desde certo tempo gordas as chuvas são mais nefasta que benéficas.

Nada mexe lá fora, vento nulo e rapidíssimo arrefecimento! 9.9ºc :cold:, se não aparecer vento a madrugada promete ;) Não me querendo tornar repetitivo , o poente foi mais uma vez belíssimo! A seguir a esta, prometo publicar fotos do poente só no próximo ano :rolleyes:.

Poente by Ricardo Carvalho, no Flickr
Mais uma excelente foto.

Enviado do meu C6603 através do Tapatalk

Nada mexe lá fora, vento nulo e rapidíssimo arrefecimento! 9.9ºc , se não aparecer vento a madrugada promete Não me querendo tornar repetitivo , o poente foi mais uma vez belíssimo! A seguir a esta, prometo publicar fotos do poente só no próximo ano

Poente by Ricardo Carvalho, no Flickr
Saíste-me cá um mentiroso... :dry::lol:
Sim, espero mesmo que estejas a mentir :D É que se continuarem a vir destes, seria mesmo uma pena não os partilhares! :w00t: Magnífico; adoro as "pinceladas". E como não és tu o "pintor" só pode ser mesmo ser a Arrábida a autora deste belíssimo "quadro" :D

Boas,

Máxima de 14.2°C e mínima de 7.9°C, como já tinha dito.

Agora, 13.2°C, 80% de HR e vento fraco, fotos após o treino.

116fd2caf01a0d32690884edf015ee86.jpg
b24dc0a2802803cd69eef101ce78d782.jpg

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
Já escreveste a carta ao Pai Natal? Espero que lhe tenhas pedido uma máquina fotográfica :D Ficávamos todos a ganhar :D

Boas

Maxima: 15,8 graus
Minima: 6,0 graus

Ainda sobre o post de ontem, mais 5 fotos tiradas também na manhã de ontem.
O mesmo trilho, quem não conhece que o visite, chama se então trilho das pontes, fica junto à barragem da Mula. Foi criado por pessoal do btt, quanto a mim dos mais espectaculares de todo o parque natural sintra Cascais. Pode se perfeitamente fazer uma caminhada por lá.
Neste momento a ribeira(da Mula) corre bastante, é logo outra vida.

Última edição:
Há cerca de meia-hora saí de casa com 10,2ºC e fui até ao ribeiro que passa aqui perto de minha casa para ver que temperatura estava. Passados 10/15 minutos de lá chegar, para deixar a temperatura estabilizar, marcava 8,5ºC. Diferença de quase 2ºC numa distância de 200m.

2xZsW3v.jpg

Qual é a diferença de altitude dos dois pontos? Se for tudo plano se calhar há muitas décadas atrás a temperatura era mais homogénea , não havia essa malha urbana, e massa de ar da inversão não estava tão concentrada na linha de água. Enfim gosto de pensar que antigamente em muitos vales que hoje em dia estão carregados de casa, encostas incluídas, deviam ser mais frios. :intrigante:
Desculpem offtopic

Já escreveste a carta ao Pai Natal? Espero que lhe tenhas pedido uma máquina fotográfica :D Ficávamos todos a ganhar :D

Não, nem vale a pena que ele não traz nada disso xD O telemóvel é o que já se sabe, já andei lá de volta das definições, mas não consigo melhorar muito mais a qualidade das fotos!:hehe:
Tenho para ali uma Sony de 20 MP, mas acho que também não é grande "espingarda" :cheers: Mas, posso tentar... Melhor deve ser de certeza!
8.8ºC, 90% de HR e vento fraco de SE.

A campeã de acumulado de precipitação , falo de Galamares, com os seus imponentes 217 mm, segue gelada 4,6 graus neste momento.

Aqui 7,9 graus.
No Pisão as lareiras e salamandras já devem estar a bombar, excluíndo centro social, são meia dúzia de famílias a viver naquele buraco.
Por lá a temperatura ainda é capaz de ser um pouco mais baixa que Galamares.

Qual é a diferença de altitude dos dois pontos? Se for tudo plano se calhar há muitas décadas atrás a temperatura era mais homogénea , não havia essa malha urbana, e massa de ar da inversão não estava tão concentrada na linha de água. Enfim gosto de pensar que antigamente em muitos vales que hoje em dia estão carregados de casa, encostas incluídas, deviam ser mais frios. :intrigante:
Desculpem offtopic

Segundo os dados altimétricos que estão no site da CM Loures, é uma diferença de 9 metros (20m onde moro, 11m junto ao ribeiro onde fiz a medição).

A tua teoria faz sentido, mas junto ao ribeiro também poderá haver o efeito de transporte de ar frio.

Não, nem vale a pena que ele não traz nada disso xD O telemóvel é o que já se sabe, já andei lá de volta das definições, mas não consigo melhorar muito mais a qualidade das fotos!:hehe:
Tenho para ali uma Sony de 20 MP, mas acho que também não é grande "espingarda" :cheers: Mas, posso tentar... Melhor deve ser de certeza!
8.8ºC, 90% de HR e vento fraco de SE.

Ah, mas então há máquina por aí afinal... :) Acho que sim, devias experimentar; nem que seja só para testar :)

Segundo os dados altimétricos que estão no site da CM Loures, é uma diferença de 9 metros (20m onde moro, 11m junto ao ribeiro onde fiz a medição).

A tua teoria faz sentido, mas junto ao ribeiro também poderá haver o efeito de transporte de ar frio.

Hum ok a diferença até nem é muita.
Sim movimentar-se-à certamente ribeira abaixo, não tenho dúvida, é sempre assim.
Há é variável do formato do vale há casos que por serem encaixados a massa de ar de inversão sobe bastante, aí segundo sei é uma área aberta. Quando passava fins de semana em Mafra, outros tempos, tinha a casa mesmo junto ao vale, deu para estudar aquilo até à exaustão. É engraçado perceber, mas muitas vezes complexo e baralha, pois cada vale tem a respectiva inversão característica daquele troço. Se há coisa que aprendi, é que não há como comparar inversões.