Seguimento Litoral Centro - Novembro 2022

A linha de instabilidade a meu ver intensificou e novos tornados poderão surgir. Visto que já houve em Lisboa, possivelmente em Pegões (A13).
1d4752741351493aa247c4b9976e37e0.jpg

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk

Avenida 5 de outubro, em Lisboa:

Eixo Norte-Sul, em Sete Rios:

Essa zona do Eixo Norte Sul tem um sistema de escoamento ridiculo. São meia dúzia de tubos que mandam a água para baixo para Sete-Rios, acontece que em dias de maior chuva, os tubos não dão vazão á água.. O que me espanta é que como é que em 2022 e isso continua na mesma...

A linha de instabilidade a meu ver intensificou e novos tornados poderão surgir. Visto que já houve em Lisboa, possivelmente em Pegões (A13).
1d4752741351493aa247c4b9976e37e0.jpg

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk

Sim, desde que as células apanhem terreno mais plano. O provável F0 de Alcântara teve duração muito curta, provavelmente já vinha da boca do Tejo sem touchdown visível, dissipou-se rapidamente de encontro à encosta dos Prazeres.

EDIÇÃO: acrescentei o termo "provável", visto que por enquanto se trata apenas da minha opinião, não está confirmado oficialmente.

Última edição:
Essa zona do Eixo Norte Sul tem um sistema de escoamento ridiculo. São meia dúzia de tubos que mandam a água para baixo para Sete-Rios, acontece que em dias de maior chuva, os tubos não dão vazão á água.. O que me espanta é que como é que em 2022 e isso continua na mesma...
Parece que aqui na zona Oriental de Lisboa aconteceu o mesmo, nao dei conta mas parece que o tunel que leva à Praça José Queiroz fechou...
Cada vez mais acontecem estes fenomenos repetinos e fortes e ninguem se preocupa antes com limpeza ou escoamento de nada...
Enfim...

Sim, desde que as células apanhem terreno mais plano. O F0 de Alcântara teve duração muito curta, provavelmente já vinha da boca do Tejo sem touchdown visível, dissipou-se rapidamente de encontro à encosta dos Prazeres.
Porquê F0? Já foi classificado ou tem a confirmação efetiva de tornado?

A zona de Santo Estêvão (Benavente) também foi hoje ao inicio da tarde atingida por um tornado ou outro evento extremo de vento localizado. Os meus pais que moram na localidade ficaram mais de 2h sem eletricidade mas não se aperceberam de nada.

Última edição:

A zona de Santo Estêvão (Benavente) também foi hoje ao inicio da tarde atingida por um tornado ou outro evento extremo e vento muito localizado. Os meus pais que moram na localidade ficaram mais de 2h sem eletricidade mas não se aperceberam de nada.

deve ter sido tudo a mesma célula, a mesma que provocou em Lisboa, movimento era para NE, depois passou ai e posteriormente passou por aqui, mas aqui aumentou um pouco o vento mas nada de especial, deu foi um período de chuva bem forte, foi da última foto que postei, essa zona de Santo Estêvão, segundo as ocorrências no site da ProCiv, fica mais ou menos a 15km em linha recta daqui

Valores de acumulados em várias estações WU de Lisboa, ainda não comparados com estações oficiais, podem explicar, em parte, as inundações ocorridas em alguns locais.
Por exemplo, o valor extraordinário de 16,5 mm em 10 minutos (num total do dia de 42,2 mm) na estação Praça de Espanha, registado entre as 13:54 e as 14:04.

No mesmo período de 10 minutos (13:55 - 14:05), Largo do Rato registou 12,0 mm (dia: 41,9 mm).

Numa estação na área de Picoas, valores menores, destaque só para os 9,9 mm em 20 minutos (13:49 - 14:09).

Última edição:
Circula este vídeo de Lisboa.

Bom fim de tarde.

Na minha opinião, vale o que vale, isto é um tornado. F0, F1...:huh:
Pode ser muito curto mas vê-se claramente rotação, não da célula mas ao nível do solo.
O que caracteriza bem um tornado "típico" é observar-se a rotação no solo; quanto mais visível, mais detritos ele transporta.
Como é um meio urbano os detritos são poucos, mas ainda assim visíveis.

Muito interessante este fenómeno. :thumbsup::w00t:

Foi isto que causou o caos em Lisboa...
Ver anexo 2789

Agora, alguém me explica como é que um eco que nem amarelo é deixa tanta pluviosidade? Se fosse amarelo/vermelho até entendia, mas verde? Erro do radar que tambem enganou o IPMA em nao lancar nenhum alerta?
A resolução das imagens é baixa, mas é nítido que nesse período houve um ponto laranja sobre a cidade.

lis221108134013.webp

lis221108135013.webp

lis221108140014.webp

Por volta das 13h50-14h, a chuva tinha de facto um caracter excepcionalmente torrencial (ate parecia que estava a cair granizo intenso pelo barulho do telheiro da minha varanda).
A rua parecia um rio. Mas isso já é a 3ª vez que acontece desde setembro.
Quanto ao fenómeno de Alcântara, tratar-se-á de um tornado de categoria F0.
O Jardim de Santo Amaro ficou uma lástima :sad:
Agora tudo calmo. 16,8ºC