Seguimento Litoral Centro - Novembro 2022

Há uma célula
Li agora no Facebook uma publicação do meteo tras os montes que comentava à 17 minutos que vinha uma linha forte de instabilidade para Lisboa e Península de Setubal e onde se poderia dar chuva forte...é mesmo assim? Porque aqui pela zona Oriental, já pinga mas muito fraquito...

Não há aviso para Lisboa e Setúbal.
No entanto há efectivamente uma linha de células associada à frente e que está a intensificar-se a sudoeste:

oN5zl0H.jpg

Agora, em Coimbra, célula forte avançada do grupo da Figueira:
itzHfw9.jpg
XUT63A6.jpg

Desde há meia hora aproximadamente que não há actividade eléctrica na frente.

Ecos amarelos a caminho de Lisboa, maré cheia foi a 1h... Onde é que eu já vi isto...

Estejamos atentos. Mas a situação não parece tão intensa como ocorreu dias atrás, excepto para aquela zona a sul Figueira da Foz.

LKae2uM.jpg
1wOA75z.jpg

Movimento da frente é para Leste, movimento das células individuais pode ter componente para ENE.

chegou aqui agora :rain:

Célula de eco amarelo, já deve dar uma boa rega.

Por aqui por casa há quem esteja a ver o jogo do Benfica e há meia hora diz que estava a chover torrencial em Benfica..mas já parou...
Por aqui continua tudo calmo, acho que os pingos que caiam há pouco até pararam...

Vêm lá células mais fortes:

PjmbswJ.jpg

Célula de eco amarelo, já deve dar uma boa rega.

Vêm lá células mais fortes:

PjmbswJ.jpg
Venham elas que continuamos a necessitar de chuva...

E sendo Domingo e sem hora de ponta pode ser que a coisa nao seja muito violenta ..
Pena é nao trazer umas trovoadas que já tenho saudades delas...

A estação do IPMA acumulou apenas mais 6 mm, eu sei que ainda estou a uns poucos km de Vila Verde, mas já não é a primeira vez que os valores apresentados me parecem estranhamente baixos em situações de ecos fortes no radar :intrigante:

Neste caso é bem visível o carácter local da precipitação mais forte, associada àquelas células que efectivamente não atingiram Vila Verde e em geral a margem norte do Mondego com a mesma intensidade que tiveram a sul. Continuam agora em movimento seguindo a frente, para ESE.

13LnCPf.jpg