Seguimento Litoral Centro - Novembro 2025

Penso que ainda não será a segunda frente, talvez a linha de instabilidade entre ambas :unsure:
Já será a segunda frente. Agora vem a melhoria gradual do tempo, com o pós-frontal.
Wui7rkX.jpeg

Bom dia. Tempo bastante agreste neste momento pela zona de Almada com trovoada e chuva fortes, algum granizo de vez em quando e rajadas de vento.

Já será a segunda frente. Agora vem a melhoria gradual do tempo, com o pós-frontal.
Parece que sim, a segunda frente fria terá apanhado a linha de instabilidade.
No entanto, a segunda frente pode ter uma expressão bastante menos intensa ao nível da precipitação e estar dissimulada na faixa de nebulosidade em níveis menos elevados.

Sat24_20251105-0800.webp

Sucedem-se as bombas, nem preciso ir ver que se tratam de DEA positivas.
Por acaso até não, se vires as deas no ipma as maiores intensidadas até são negativas. A bomba que eu ouvi foi de -112.

Por aqui, chuviscos vai-se ouvindo trovões de descargas intra-nuvens de duas células, uma em Palmela e outra a chegar à serra da Arrábida.

Por acaso até não, se vires as deas no ipma as maiores intensidadas até são negativas. A bomba que eu ouvi foi de -112.
Àquela hora, e na zona onde me encontro, o IPMA detetou mais DEA positivas que negativas.

Quase todas entre nuvens, é certo, mas com o potente trovão característico de raio de carga positiva, daqueles que abanam toda a casa. ;)

Screen-Shot-11-05-25-at-09-07-AM.jpg