Seguimento Litoral Centro - Novembro 2025

Finalmente desabou sobre Setúbal. Chuva forte e trovoada desde as 8h35.
Sim, finalmente, é verdade.
Todo este alinhamento deverá ser a segunda frente fria, mas não tenho a certeza.
Rad-Setúbal-Coruche_20251105-0835.webp

Uma das mais fortes descargas de hoje: 181,6 kA
DEA-Setúbal_20251105-084755_181kA.webp

Nesta linha as trovoadas estendiam-se até Abrantes, passando em Coruche:
DEA-Setúbal-Abrantes_20251105-085730.webp

E parece que são mesmo as últimas trovoadas associadas a estas frentes. No pós-frontal poderão vir mais, mas não com esta "brutalidade".
DEA-Setúbal-Abrantes_20251105-081008.webp

Bom dia.
Madrugada épica aqui na zona metropolitana de Lisboa, em termos de chuva até não foi muito agreste, agora em trovoada sim senhor.
O acumulado está nos 11,2mm, temperatura de 17,8ºC com 100% de HR e a PA com 1007,6mb e com tendencia de subida rápida e atingiu o seu valor mais baixo pelas 04:30 com 1004.2mb.

49,7mm na estação da Chamusca
Pois é esse valor que me levou logo a consultar a tabela da EMA. Veremos se o IPMA valida esse acumulado, a par de um acumulado de 100,6 mm em quatro horas e de três acumulados em 10 minutos de 13,7mm, 14,5mm e 15,0mm. :intrigante:

Última edição:
Bom dia,

Depois de uma madrugada e início da manhã épicos, o dia segue com boas abertas, vento moderado, temperatura actual de 19.8ºC.

Acumulado até ao momento de 42.01 mm.

O gráfico assinala a passagem das duas frentes frias, a primeira (mais intensa) pelas 05h, a segunda por volta das 08h.

T0lrsWY.png

A queda de temperatura foi mais notória aquando da passagem da segunda frente, a rajada máxima (51.5 km/h) também foi registada neste período.

O rain rate máximo mantém-se o valor registado às 05:14, na sequência da passagem primeira frente fria, 73.2 mm/h.

Venha o pós-frontal, com os seus aguaceiros e trovoadas.

Pois é esse valor que me levou logo a consultar a tabela da EMA. Veremos se o IPMA valida esse acumulado, a par de um acumulado de 100,6 mm em quatro horas e de três acumulados em 10 minutos de 13,7mm, 14,5mm e 15,0mm. :intrigante:
Parece-me que as imagens de radar vão de encontro com esses acumulados.

Bom dia,

Madrugada e início de manhã bem animadas por Samora. Primeiro, que eu me tenha apercebido e verificado no radar, pelas 5 da manhã, com chuva e trovoada fortes ainda durante algum tempo e depois de novo por volta das 8, não tão intensa nem duradoura, mas com alguns trovões muito fortes, daqueles que fazem as portas e janelas ranger.

A dada altura, alguma rajada de vento bem forte deve ter passado por aqui, pois quando abri os estores da janela da cozinha vi que a pá do jardim, daquelas com um cabo comprido, tinha "voado" e estava presa na grades do portão! :shocking:

Agora já brilha o sol. Acumulado de 23 mm.

Última edição:
Bom dia!

Que noite agitada! Acordei por volta das 4h45 quando a trovoada se estava a aproximar da minha zona em Aveiras. E que trovoada! Com uma cadência de relâmpagos como creio que nunca tinha visto, menos de 5 segundos entre relâmpagos e o trovão era um ruido de fundo constante! :shocking: A passagem da linha foi intensa mas breve, talvez por isso não tenha havido acumulados mais expressivos.

Por agora já no local de trabalho perto de Mafra temos uma manhã calma com algumas abertas de Sol e sem vento.

34,8 mm acumulados até agora.
Como é evidente, houve inundações por todo lado e trânsito caótico na hora de ponta.

Dois episódios de trovoada intensa, sendo que a da madrugada, há muitos anos que não via algo igual como esta.
Isto para não falar das rajadas convectivas, que eram assustadoras.

Por agora, vendaval e céu nublado com abertas, acabou de passar mais um aguaceiro moderado.