Acabou de passar outra trovoada potente por Benavente, estava de noite literalmente, a luz foi abaixo, segue para o interior, deve estar lá para o meu lado agora
Parece vir melhoria agora, vê se umas abertas
As células da segunda frente criaram bigornas monumentais, e em quantidade de trovoadas não ficou atrás da primeira frente.
Daqui a poucas horas virá a instabilidade pós-frontal típica, com enxames de células rápidas, algumas têm ainda trovoada.
EMA de Chamusca/Chouto: um caso de estudo ou um simples mau funcionamento do pluviómetro? Como a estação está "em testes", inclino-me mais para a segunda hipótese. No entanto, há ecos de radar suficientemente fortes para sustentar este acumulado espantoso.
Bom dia.
Madrugada épica aqui na zona metropolitana de Lisboa, em termos de chuva até não foi muito agreste, agora em trovoada sim senhor.
O acumulado está nos 11,2mm, temperatura de 17,8ºC com 100% de HR e a PA com 1007,6mb e com tendencia de subida rápida e atingiu o seu valor mais baixo pelas 04:30 com 1004.2mb.
Pois é esse valor que me levou logo a consultar a tabela da EMA. Veremos se o IPMA valida esse acumulado, a par de um acumulado de 100,6 mm em quatro horas e de três acumulados em 10 minutos de 13,7mm, 14,5mm e 15,0mm.
Pois é esse valor que me levou logo a consultar a tabela da EMA. Veremos se o IPMA valida esse acumulado, a par de um acumulado de 100,6 mm em quatro horas e de três acumulados em 10 minutos de 13,7mm, 14,5mm e 15,0mm.
Madrugada e início de manhã bem animadas por Samora. Primeiro, que eu me tenha apercebido e verificado no radar, pelas 5 da manhã, com chuva e trovoada fortes ainda durante algum tempo e depois de novo por volta das 8, não tão intensa nem duradoura, mas com alguns trovões muito fortes, daqueles que fazem as portas e janelas ranger.
A dada altura, alguma rajada de vento bem forte deve ter passado por aqui, pois quando abri os estores da janela da cozinha vi que a pá do jardim, daquelas com um cabo comprido, tinha "voado" e estava presa na grades do portão!
Que noite agitada! Acordei por volta das 4h45 quando a trovoada se estava a aproximar da minha zona em Aveiras. E que trovoada! Com uma cadência de relâmpagos como creio que nunca tinha visto, menos de 5 segundos entre relâmpagos e o trovão era um ruido de fundo constante! A passagem da linha foi intensa mas breve, talvez por isso não tenha havido acumulados mais expressivos.
Por agora já no local de trabalho perto de Mafra temos uma manhã calma com algumas abertas de Sol e sem vento.
Tenho um vizinho simpático que toma conta da nossa casa, comunicação de retorno.
Então, na minha casa, 44,4 mm (IPMA Alcobaça 49,1 mm), a memória RAM tampão do Rain aguentou 8 horas!
Os meus outros Rain experimentais falharam!
34,8 mm acumulados até agora.
Como é evidente, houve inundações por todo lado e trânsito caótico na hora de ponta.
Dois episódios de trovoada intensa, sendo que a da madrugada, há muitos anos que não via algo igual como esta.
Isto para não falar das rajadas convectivas, que eram assustadoras.
Por agora, vendaval e céu nublado com abertas, acabou de passar mais um aguaceiro moderado.