Seguimento Litoral Centro - Novembro 2025

Estou agora em Setúbal, por aqui claramente choveu menos. Tive muita dificuldade em fazer a estrada até aqui. Muitos lençois de água, bombeiros e GNR por todo lado e quase não conseguia passar numa curva em Palmela em que a altura mínima da água era de 1 palmo, na mais funda uns 40 a 50cm.

A frente desorganizou-se na parte a sul, há células que se desalinharam e podem ainda atingir Setúbal ou mais a Leste mas ainda em área do Litoral Centro.
As trovoadas mantém-se na parte alinhada da frente

Rad_20251113-0850.webp
DEA_20251113-090515.webp

Estou agora em Setúbal, por aqui claramente choveu menos. Tive muita dificuldade em fazer a estrada até aqui. Muitos lençois de água, bombeiros e GNR por todo lado e quase não conseguia passar numa curva em Palmela em que a altura mínima da água era de 1 palmo, na mais funda uns 40 a 50cm.
Bom dia. Em Setúbal desabou cerca das 7h30 e choveu copiosamente até perto das 8h30. Terão caído neste período cerca de 40 mm. Temos inundações em diferentes pontos da cidade. Há indústrias afetadas e algumas escolas. De manhã não se transitava em algumas artérias. A água tinha perto de 40 cm de altura.

Ora bons dias novamente a todos, recebi notícias de alguém destas bandas do Bombarral de que a precipitação acumulada no dia de hoje já ultrapassa os 70mm, sou sincero, não consigo ter a certeza desses valores, mas tendo em conta o que está estimado na imagem não me custa nada a acreditar, porque realmente choveu copiosamente a partir das 2 da manhã.
prec.webp

Bom dia,

Ainda com o aviso vermelho em vigor até às 10h00, o acumulado de precipitação está nos 95,0mm.

1763027775414.webp

Temperatura 15,9ºc e pressão de 1000,8 hPa.
Estradas inundadas e escolas fechadas.

A estação junto da zona onde vivo chegou aos 95mm. Julgo ser a do @Luis Rafael.

Em pouco mais de 3 horas choveu quase o equivalente ao mês todo para o Barreiro. Não é de admirar certos registos que chegam desde outras localidades da Margem Sul.

Fica na lista de eventos aos quais já assisti e com uma duração de trovoada bastante significativa. O último tinha sido no dia 1 de janeiro de 2023 em Arronches.

Eu em vez de demorar 15min a chegar a casa demorei 1h!!! Nunca vi nada assim aqui na zona, a travessia dos Foros Salvaterra foi um caos, era água todo o lado, água dos campos a entrar, um ponto estrada cortada... Tive voltar atrás ir Marinhais Glória depois Fajarda, entre Marinhais e glória um túnel cheio de água, logo a seguir acidente.... Depois entre glória e Fajarda, à saída , só água na estrada, um momento estava um rio a atravessar a estrada
Lá cheguei ao fim de 1h, nunca vi nada assim na minha vida nesta zona

Entretanto por aqui 26.4mm, passou muita coisa de raspão antes de atingir sério, senão tinha sido igual à zona Benavente Salvaterra, sem olhar estações eu aposto que caiu 60 70 80mm tranquilamente

Última edição:
A estação junto da zona onde vivo chegou aos 95mm. Julgo ser a do @Luis Rafael.

Em pouco mais de 3 horas choveu quase o equivalente ao mês todo para o Barreiro. Não é de admirar certos registos que chegam desde outras localidades da Margem Sul.

Fica na lista de eventos aos quais já assisti e com uma duração de trovoada bastante significativa. O último tinha sido no dia 1 de janeiro de 2023 em Arronches.
Sim, é verdade. @joralentejano e todos os outros membros do forum podem difundir dados, imagens e gráficos do site da estação https://meteobxb.pt .

Obrigado.

Agora não chove aqui em Cabanas. Faz algum vento.
Foi uma madrugada de acumulados históricos, Cabanas 76mm, Quinta do Anjo com valores entre os 80 e os 100mm, e Azeitão também entre os 80 e os 100mm.
Soube por conversas num café, que pelo menos duas viaturas teram ficado submersas na estrada que liga à autoeuropa.

Agora não chove aqui em Cabanas. Faz algum vento.
Foi uma madrugada de acumulados históricos, Cabanas 76mm, Quinta do Anjo com valores entre os 80 e os 100mm, e Azeitão também entre os 80 e os 100mm.
Soube por conversas num café, que pelo menos duas viaturas teram ficado submersas na estrada que liga à autoeuropa.
:eek::eek::eek::eek: qual é a média mensal para esta zona?

Em Setubal, às 8:00 chovia imenso, várias ruas completamente alagadas...há muitos anos que não via tanto constrangimentos.