Seguimento Litoral Centro - Outubro 2009

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Pessoal aí de Santarém, alguém sabe explicar-nos o que se passou? Está tudo a dizer nas edições das notícias da manhã que houve aí bastantes estragos e inundações (até aí tudo bem :rolleyes:), inclusivo telhados que voaram e árvores caídas. :surprise:
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Pessoal de Ferreira de Zezere Parabens:thumbsup: estive a falar com um amigo meu da Protecção Civil e ele disse-me que na zona de Ferreira de Zezere formou-se um pequeno tufão ouve de tudo chuva vento granizo neve etc etc .... o pior foi as pessoas que ficaram com as casas e os carros destruidos enfim a "Isabel" ou seja a tempesdade tropical Grace esteve no seu melhor

Desculpa ct5iul, mas nunca vi tanta informação errada em tão pequeno pedaço de texto.

Não houve Tufão, nem neve :p Nem Tempestade Tropical Grace. Essa tempestade já era e este sistema não tem nada a ver com ele.

Tufões só no pacifico e neve com 20ºC é um pouco difícil.

Existiram realmente alguns problemas em Ferreira do Zezere mas relacionados com precipitação forte e suspeita-se de um tornado ou downburst.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Resumo desta madrugada: trovoada entre a 1 da manhã e as 3 da manhã, bem visível, apesar de não ser aqui. :p

Depois uma calma estranha, seguida de chuva torrencial a partir das 04h mais ou menos e durante mais de meia hora, por vezes com picos de chuva muito intensos. Ainda registei vários rain rate's, de mais de 114 milímetros por hora, 81,8 mm/h, 96,9 mm/h, sempre dentro desses valores.

Precipitação acumulada desde as 0 horas: 37,1 mm.

Registo de inundações na estrada nacional 10, de Corroios, e também junto aos correios e ao jardim da quinta da água.

O dia mal começou e já levo 37,1 mm, interessante... Era ver o acumulado a saltar de 5 em 5 mm... :p :w00t:

A minha contabilidade não foi tão alta, longe disso...
Das duas uma: ou o aguaceiro foi mais forte aí, o que não me parece, dada a sua dimensão, ou então o facto de a chuva vir predominantemente de SO (uma direcção pouco habitual) fez com que o penico não apanhasse tudo, pois esse é o quadrante em que ela se perde mais...
De qualquer forma, registo uns interessantes 11,5mm.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Desculpa ct5iul, mas nunca vi tanta informação errada em tão pequeno pedaço de texto.

Não houve Tufão, nem neve :p Nem Tempestade Tropical Grace. Essa tempestade já era e este sistema não tem nada a ver com ele.

Tufões só no pacifico e neve com 20ºC é um pouco difícil.

Existiram realmente alguns problemas em Ferreira do Zezere mas relacionados com precipitação forte e suspeita-se de um tornado ou downburst.

Estou a seguir a informação mas ela vai caindo a conta gotas... De facto não é de excluir a possibilidade de eventual tornado em Ferreira do Zêzere... Mas para já muito pouca informação. Talvez daqui a pouco seja possível começar a avançar cenários.
 

João Ferreira

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2009
Mensagens
1,124
Local
Amadora(Reboleira) 150m/Aroeira
Numa pesquisa da net encintrei isto:

Mau tempo: Quatro desalojados no concelho de Ferreira do Zêzere
Lisboa, 07 Out (Lusa) - Quatro pessoas ficaram hoje de madrugada desalojadas na sequência de um mini-tornado que atingiu às 04:42 a freguesia de Beco, concelho de Ferreira do Zêzere, disse à Lusa o Centro de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
Lusa
9:22 Quarta-feira, 7 de Out de 2009

Lisboa, 07 Out (Lusa) - Quatro pessoas ficaram hoje de madrugada desalojadas na sequência de um mini-tornado que atingiu às 04:42 a freguesia de Beco, concelho de Ferreira do Zêzere, disse à Lusa o Centro de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

"A chuva e o vento eram muito fortes. Supomos que foi um mini-tornado que atingiu aquela região a norte do concelho de Ferreira do Zêzere. Temos indicação de há duas pessoas desalojadas na localidade de Rebaldia e outras duas em Milharadas", adiantou Paulo Freitas, do CDOS de Santarém.

Várias casas da freguesia ficaram sem telhas, tendo ainda ocorrido quedas de árvores e de linhas da PT e da EDP.


Fonte: Visão
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A minha contabilidade não foi tão alta, longe disso...
Das duas uma: ou o aguaceiro foi mais forte aí, o que não me parece, dada a sua dimensão, ou então o facto de a chuva vir predominantemente de SO (uma direcção pouco habitual) fez com que o penico não apanhasse tudo, pois esse é o quadrante em que ela se perde mais...
De qualquer forma, registo uns interessantes 11,5mm.

Não tens o pluviómetro totalmente exposto de todos os quadrantes, é isso? :unsure:
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Não tens o pluviómetro totalmente exposto de todos os quadrantes, é isso? :unsure:

Se ele está na varanda, não está exposto a todos os quadrantes, especialmente o Sul, que foi de onde ela veio... Enfim, faz-se o que se pode com o que se tem...:)
De qualquer forma, não excluo que o aguaceiro tenha sido muito mais forte aí, pois ele foi bem localizado, senão repara, segundo dados do IM: Almada +\- 15mm, Lisboa +-3mm, Setúbal +-2mm, Barreiro +\- 15mm...

De momento, céu nublado com boas abertas, vento fraco, 21.9ºC, 89%HR, 1015hpa.
Mínima de 20.2ºC.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
De qualquer forma, não excluo que o aguaceiro tenha sido muito mais forte aí, pois ele foi bem localizado, senão repara, segundo dados do IM: Almada +\- 15mm, Lisboa +-3mm, Setúbal +-2mm, Barreiro +\- 15mm...

Pois. Eu confirmo totalmente a 100% esse valor de precipitação, 37,1 mm acumulados, porque fui eu que os escrevi à mão (para não misturar com a precipitação já antes acusada na estação) à medida que iam caíndo :p pois estive a pé durante esse período de tempo todo. É de facto impressionante o que um aguaceiro muito localizado pode fazer. ;)
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Bom dia a todos, parece que isto esteve animado, aqui na margem sul não houve trovoada mas muita chuva e vento por volta das 4h que me acordaram.:thumbsup:
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Desculpa ct5iul, mas nunca vi tanta informação errada em tão pequeno pedaço de texto.

Não ouve Tufão, nem neve :p Nem Tempestade Tropical Grace. Essa tempestade já era e este sistema não tem nada a ver com ele.

Tufões só no pacifico e neve com 20ºC é um pouco difícil.

Existiram realmente alguns problemas em Ferreira do Zezere mas relacionados com precipitação forte e suspeita-se de um tornado ou downburst.

Bom dia so adientei o que um amigo meu da Protecção Civil me disse :( sorry
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
bons dias:)
ás 8.07h estavam 20.7º, vento moderado de SSW e ceu muito nublado por cumulus de baixa altitude.
a noite foi calma, notando-se apenas as rajadas esporadicas ( talveza na ordem dos 40-50km.h pelo que quando sai de casa haviam trancos e folhas espalhados assim como caixotes do lixo tombados) e a precipitação foi fraca estado a estrada quase seca.
desta vez a encarnação ficou fora da rota da "tempestade"....outras virao concerteza:thumbsup: