Seguimento Litoral Centro - Outubro 2009

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Ou seja, com esta humidade relativa de 22% era necessário estarem -0,3ºC para que houvesse orvalho por exemplo nas plantas certo? :unsure: :unsure:

Sim, aqui vou com ponto de orvalho nos -7ºC :shocking: :lmao: e estou com 21.9ºC, e humidade nos 14%.

Desculpem o off-topic, mas tenho uma pergunta...

Passando a citar, da wikipedia:

"O ponto de orvalho é temperatura a partir da qual o vapor d'água contido na porção de ar de um determinado local sofre condensação."

Os meus dados actuais são neste momento:

22,4ºC
22% HR
Ponto de orvalho: -0,3ºC

Ou seja, com esta humidade relativa de 22% era necessário estarem -0,3ºC para que houvesse orvalho por exemplo nas plantas certo? :unsure: :unsure:

A minha HR, embora baixa, é bem diferente desses valores... O ponto de orvalho aqui hoje não chegou a valores negativos... O mínimo foi de 2.4ºC.
De momento, sigo com 21.4ºC, 32%HR, 1015hpa, céu limpo, vento fraco a moderado de leste.
Máxima de 26,2ºC, e HR mínima de 23%.
De facto, valores raros de HR, especialmente nesta altura do ano... Lestadas, é o que é...

Desculpem o off-topic, mas tenho uma pergunta...

Passando a citar, da wikipedia:

"O ponto de orvalho é temperatura a partir da qual o vapor d'água contido na porção de ar de um determinado local sofre condensação."

Sim. Em resumo, o ponto de orvalho reflecte os níveis de saturação do ar à superfície, sendo que quanto mais próximo o PO estiver da temperatura do ar mais saturado está o ar.

Quanto mais baixa a temperatura, mais baixa a HR e maior o vento MENOR será o ponto de orvalho. O vento seca o ar à superfície e diminui, por isso, as condições para a condensação do vapor de água ao elevar em altitude os níveis de saturação, que ficam cada vez mais acima da superfície, portanto mais seco fica o ar à superfície.

No caso de o ponto de orvalho ser igual à temperatura do ar, significa que a humidade relativa é de 100 % e que não existe vento e nesse caso existirá uma saturação total do ar, com a existência de nevoeiro.

Boa noite... ;)

Noite calma semelhante a tantas outras, mas talvez a única diferença pode ser as mínimas confirmarem alguma tendência para uma acentuada amplitude térmica.
O vento quase inexistente sopra de NE.
A pergunta é inevitável: Por onde anda a humidade??!!

Extremos de hoje:

Máximos: 27.6ºC / 38% hr

mínimos: 16.3ºC / 14% hr

Valores actuais: 19.8ºC / 16% hr

Boa noite... ;)

Noite calma semelhante a tantas outras, mas talvez a única diferença pode ser as mínimas confirmarem alguma tendência para uma acentuada amplitude térmica.
O vento quase inexistente sopra de NE.
A pergunta é inevitável: Por onde anda a humidade??!!

Extremos de hoje:

Máximos: 27.6ºC / 38% hr

mínimos: 16.3ºC / 14% hr

Valores actuais: 19.8ºC / 16% hr

A humidade anda pelo Algarve (ou pelo menos às 21UTC e segundo o IM andava)...

Extremos de ontem:

Mín - 18.3ºC

Máx - 26.7ºC

Rajada máxima de vento - 47 km/h

Humidade mínima de 14% e máxima 47%....dew point de -7ºC.

Dia marcado por céu limpo e algum vento de norte.