Seguimento Litoral Centro - Outubro 2010



NfrG

Cumulus
Registo
3 Out 2010
Mensagens
269
Local
Amadora
Não me lembro de ver um céu tão carregado como o de agora...
Sendo assim, não deve demorar muito a começar a festa por aqui.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Registei, às 16:39, 97,5 km/h. Ainda não foi desta que cheguei aos 100.:D

A temperatura teve uma grande queda, depois das 15:40, atingindo os 16,3ºC.

De momento sigo com 17,3ºC e vento de SSO (202º).

31,3mm acumulados desde as 00h.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Espectáculo, acumulados desta chuva de agora foi de 17,1mm:w00t:, hoje o acumulado vai em 28,8mm:rain:, por agora ainda chove mas já é fraco.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Segundo os relatos que me chegaram de pessoas de família / conhecidas, hoje aqui em Corroios registaram-se (como eu já tinha referido há pouco) inundações, sobretudo em Santa Marta e na Estrada Nacional 10. Na Estrada Nacional, várias pessoas ficaram presas dentro dos carros, com a água a subir, incluindo uma pessoa minha conhecida. Tiveram que chamar reboques para resgatar os carros.

Outra pessoa contou-me também que, a caminho da Charneca da Caparica, em trabalho, encontrou muitas ambulâncias e reboques, pelo que bombeiros não pararam de responder durante horas a muitos pedidos de ajuda.

Decidi lançar o aviso vermelho de inundação para as 5 localidades que considero mais problemáticas, que vou manter até à passagem da 2ª frente, pois o solo já está um pouco saturado, fará agora com a precipitação (que se espera ser forte) que ainda vem a caminho. Todas as outras localidades de Corroios estão em alerta laranja.

Os avisos vermelhos corresponderam exactamente às zonas mais problemáticas e onde se verificaram as situações mais complicadas (tirando a situação da Charneca da Caparica, claro).

O Projecto SPAICO tem estado a revelar-se bastante útil neste tipo de eventos, pelo que partilho agora convosco a minha alegria de ter feito um bom "trabalho" e ter alertado as pessoas devidamente.

Prevê-se ainda uma situação que poderá também ser problemática, até por volta das 0 horas do dia 9. Não tive oportunidade de registar em fotografia e vídeo estas inundações e problemas, mas daqui mais a bocado com a passagem da segunda frente saio de casa em busca de uma boa reportagem.

:thumbsup: