Seguimento Litoral Centro - Outubro 2011

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
887
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
E o vento como tem estado na Merceana nas ultimas horas?

O vento esteve forte, mas com alguns períodos de acalmia. Depois do 23/12/2009, tenho tendência a relativizar ventos comos os de ontem...mas fez-me lembrar essa noite.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Agora estamos em regime de aguaçeiros fortes não é?:rain::cold:

Estamos no pós frontal sim. Vamos aguardar o que nos espera embora seja uma lotaria.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Calha bem estar atrasada a saída do Lightning Wizard, dá para colocar um mapa do serão anterior, onde tem uma estimativa das possíveis rajadas de origem convectiva.
Claro que é uma previsão de modelo, mas ali estava o potencial na zona para rajadas entre 60-65 nós.

 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
O vento esteve forte, mas com alguns períodos de acalmia. Depois do 23/12/2009, tenho tendência a relativizar ventos comos os de ontem...mas fez-me lembrar essa noite.

Bom dia,

sim, o vento por aqui esteve moderado a forte de S/SW e registei a rajada máxima de 60,1 km/h. A pressão miníma foi de 992,9 mbar. A precipitação ontem foi de 17,1mm e hoje de 15,0mm, no total 32,1mm, a temperatura miníma de hoje foi de 14,0ºC e agora estão 16,1ºC. A parte mais intensa da precipitação aqui foi por volta das 03.00H/03.30H.
 

rfll

Cirrus
Registo
30 Jan 2009
Mensagens
58
Local
Olivais / Fundão
boa tarde
gostaria só de deixar um relato sobre a noite de ontem, por volta da 00h20 passava pela marginal entre a parede e alges, e foi assustador:surprise: vi de tudo, desde semáforos a voar a sinais de transito, casas de banho portáteis:D árvores... o vento estava mesmo muito forte e a chuva foi incrível:shocking:. espero que nao tenho provocado nenhum acidente.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O fortíssimo vento da passada noite/madrugada tinha de fazer das suas! Hoje de manhã havia árvores arrancadas pela raiz, caixotes do lixo no meio da estrada, postes partidos.

A minha Auriol apenas registou uma rajada máxima de 47km/h, e como muitos de nós sabemos, esta estação não é das melhores para medir vento. A Davis que está mais a cima em Azeitão a 4km em linha recta daqui, esteve off a maior parte do tempo do temporal, pelo que fiquei sem saber na mesma o valor das rajadas que por aqui passaram... Terei mesmo com urgência investir numa estação superior, provavelmente numa PCE.

O Acumulado de hoje vai nos 26.2mm.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Boas ,por aqui a forte chuvada que caiu durante a madrugada deixou até ao momento 28mm de precipitação acumulada , o vento também foi muito forte mas sem estragos apenas algumas folhagens caídas , temperatura actual de 19,1ºC e céu com algumas abertas:)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Pela informação que pude adquirir visualmente, ainda em forma de rescaldo do acontecimento de ontem, com o registo súbito de 164,4 km/h, alguma desarrumação nas ruas e nos telhados. O vento inclinou várias antenas, derrubou outras, levantou telhas, arrancou ramos, alguns até de médio porte, tendo-os deixado em outro lugar, e tudo o que era material de construção ou manutenção à espera da nova semana de trabalhos, foi certamente parar a outro sítio. Mas nada de grandes prejuízos, fruto da rapidez com que o acontecimento se deu.


17,6ºC actuais, com máxima de 18,3ºC, e humidade nos 47%.

Houve alguns aguaceiros fracos no período da manhã.

Vento a 13,0 km/h de N (360º).
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,717
Local
Loures
M.e.u d.e.u.s o que se passou por aqui? Estava a janela levantou se umas rajadas fortissimas. Derrepente lisboa ficou completamente as escuras. Passado 5 minutos foi a minha vez. Neste momento estou sem luz mas em lisboa a luz ja foi restaurada. A 5 anos que moro nesta zona e nunca vi tamanha tempestade. Estou a escrever do telemovel.

Mas fui o "único" a quem luz não faltou?:p
Estava a falar com o PedroAfonso e tive de me ausentar por já fazer-se "tarde", ele disse para não ir porque naquele momento é que ia começar a festa, e acertou!:D:D Como já referi num post desta manhã, o vento era tão intenso, que quase não caía gota no chão, era tudo levado contra os materiais/edifícios em redor, era assustador:shocking: Mas nem a luz "piscou":D:D
Ao deslocar-me para a escola, deparei-me só com um poste de semáforo de médio tamanho no chão, e de muitos papéis de publicidade pelas ruas, nada mais.

Mas fiquei impressionado quando li que, pelo menos, 2 membros aqui do fórum registaram elevadíssimos valores de rajadas de vento, 164km/h pelo Gilmet e 116km/h pelo Mário Barros:surprise::eek: