Seguimento Litoral Centro - Outubro 2013

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia

T.minima: 16,0ºC
T.actual: 21,1ºC
______

Aquela linha de ontem/hoje tinha uma actividade electrica brutal, prova disso foram as dezenas e dezenas de DEA com valores entre 100 kAmp e 130 kAmp.
As três mais fortes foram:

-236.8 kAMP em Alhos Vedros
-210.6 kAmp arredores de Vila Nova de Mil fontes
-206.1 kAmp ao largo de Portimão

Posto isto, a descarga eléctrica mais intensa deste ano continua a ser a mesma.
-307.1 kAmp ocorrida em Maio no distrito de Vila Real.
É um valor dificil de ultrapassar. :trovao:

2v7tkx5.jpg
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Boas fotos mostra um pouco daquilo que vi foi um autentico diluvio mais meia hora daquilo e já se andava de barco na baixa da cidade :D

Bem a madrugada rendeu mais 2mm o que faz o acumulado de hoje ser de 21,0mm não me parece que chova mais mas veremos e se chover será muito pouco!

Mínima de 15,5ºC

Agora estão uns amenos 21,6ºC, 77%Hr, 1016,4hpa e vento fraco
 

casr26

Cumulus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
323
Local
2550 - 1400
Bom dia a todos,

sou por norma um seguidor anónimo deste fórum e leio sempre com bastante interesse as vossas análises e previsões mediante os modelos que vão seguindo... desde já o meu obrigado a todos os que vão ajudando até às vezes de forma preventiva muitas pessoas que por aqui passam e que vos lêem.

Obrigado também pelas fantásticas fotos que publicaram referente ao evento de ontem :D já foram para o arquivo :thumbsup:

Deixo aqui uma questão para os entendidos... podemos esperar algum evento com a mesma violência da noite passada para a próxima semana no distrito de Lisboa? refiro-me a estas descargas de chuva junto com "os festivais pirotécnicos" nocturnos..?

Um bem haja a todos e um bom fim de semana.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Bom dia a todos,

sou por norma um seguidor anónimo deste fórum e leio sempre com bastante interesse as vossas análises e previsões mediante os modelos que vão seguindo... desde já o meu obrigado a todos os que vão ajudando até às vezes de forma preventiva muitas pessoas que por aqui passam e que vos lêem.

Obrigado também pelas fantásticas fotos que publicaram referente ao evento de ontem :D já foram para o arquivo :thumbsup:

Deixo aqui uma questão para os entendidos... podemos esperar algum evento com a mesma violência da noite passada para a próxima semana no distrito de Lisboa? refiro-me a estas descargas de chuva junto com "os festivais pirotécnicos" nocturnos..?

Um bem haja a todos e um bom fim de semana.


neste momento o GFS aponta para uma madrugada de terça feira e um pouco de manhã bastante animada e com precipitação bocado excessiva, também mostra precipitação forte na manha/tarde de quinta feira, mas para quinta ainda falta um bocado, agora temos de tomar atenção como vai ser as próximas saidas para terça feira
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Boas tardes.

Obrigado a todos pelas congratulações :) Foi de facto um excelente festival eléctrico como não via há muito, felizmente consegui registar (quase) tudo :)

De madrugada, passava já das 03h quando ainda me entrava luz para o quarto através das frestas do estore semi-fechado, tal era a potência da coisa, dada a distância a que já se encontrava:trovao:

--

Por hoje, céu algo nublado por nuvens baias, médias e altas. Temperatura agradável :)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O IPMA já colocou os dados referentes ao dia de ontem.
Muitas estações sem registos de precipitação...tipico.
Bons acumulados.
A diferença entre a estacão do Cabo Raso e Santa Cruz espelha bem por onde entraram a maioria das células.
Alcabideche teve apenas 10 mm.

t0gmdl.jpg
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas

Por cá o acumulado de ontem foi de 6,9mm.
Depois da meia noite a linha rendeu 18,3mm, dos quais 18,0mm foram acumulados em 20 minutos!!
 

casr26

Cumulus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
323
Local
2550 - 1400
neste momento o GFS aponta para uma madrugada de terça feira e um pouco de manhã bastante animada e com precipitação bocado excessiva, também mostra precipitação forte na manha/tarde de quinta feira, mas para quinta ainda falta um bocado, agora temos de tomar atenção como vai ser as próximas saidas para terça feira

david 6 muito obrigado pela resposta, vou continuando a seguir aqui a par e passo as evoluções e prognósticos.

Um abraço
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tempo abafado.
20,4ºC e 83% de humidade relativa.
Vento fraco de SO.
____

Bastante escuro em Cascais.
Segundo o radar não deve dar em nada.
Entretanto a tal célula que falam vai entrando por Lisboa.

p6tt.jpg
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
O dia tem seguido calmo, por aqui. Céu muito nublado/encoberto, com 19,7ºC e 82% de humidade.

Vento fraco a moderado do quadrante Sul, e 1016 hPa de pressão.

Mínima de 15,8ºC.
 

Aventureiro75

Cirrus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
19
Local
Moita
Bom dia

T.minima: 16,0ºC
T.actual: 21,1ºC
______

Aquela linha de ontem/hoje tinha uma actividade electrica brutal, prova disso foram as dezenas e dezenas de DEA com valores entre 100 kAmp e 130 kAmp.
As três mais fortes foram:

-236.8 kAMP em Alhos Vedros
-210.6 kAmp arredores de Vila Nova de Mil fontes
-206.1 kAmp ao largo de Portimão

Posto isto, a descarga eléctrica mais intensa deste ano continua a ser a mesma.
-307.1 kAmp ocorrida em Maio no distrito de Vila Real.
É um valor dificil de ultrapassar.



Eu próprio, ontem assisti ao vivo a essa grande descarga que aconteceu em Alhos Vedros, foi simplesmente brutal, parecia que o mundo tinha caído de um momento para outro.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Eu próprio, ontem assisti ao vivo a essa grande descarga que aconteceu em Alhos Vedros, foi simplesmente brutal, parecia que o mundo tinha caído de um momento para outro.

Obrigado pelo relato,acredito,deve ter sido uma valente bomba, também já tive oportunidade de assistir a descargas dessa ordem numa zona rural,é espectacular e medonho. :D

Local exacto da descarga:

2ltkjm9.jpg
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Boa tarde!

Por aqui choveu fraco durante uns 20 minutos, fruto da célula que cruzou os céus de Lisboa! :)

Deixo aqui um vídeo curto do "aparato elétrico" da noite de ontem. Foram os relâmpagos captados entre as 23:50 e as 23:57h :). A filmagem encontra-se em câmara lenta para melhor terem a noção do aparato elétrico :thumbsup:



PS: Desculpem a má qualidade da filmagem noturna da minha máquina :)
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: jonas_87