Seguimento Litoral Centro - Outubro 2014

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
  • Gosto
Reactions: StormRic


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Às 15:30 hoje em Carcavelos, fase final da passagem da frente
JanUZav.jpg

lUXlbey.jpg

uuELort.jpg

ROGhFjr.jpg
Impressionante! Parecia o dilúvio total! Belas imagens :D Também reparei no aparecimento repentino do nevoeiro nesse momento na Amadora, embaciou tudo e mais alguma coisa.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Aspvl

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
A Calçada de Carriche, no passado, já foi provavelmente uma ribeira que desaguaria na ribeira de Odivelas.

Hoje, e como no mês passado, voltou a ser uma ribeira. E nas imagens percebe-se bem a corrente da mesma:

EjZAgxe.jpg


Wz3ybsH.jpg


De dizer ainda que os solos já estão completamente saturados de água. O que não é nada comum a 13 de Outubro.
Aliás, por norma, nesta altura, a vegetação ainda costuma estar seca.

Julgava eu que isto seriam imagens do passado, mas pelos vistos não, num ano, não sei precisar qual, mas talvez há uns 20, 25 anos apanhei uma situação igual, vinha para Lisboa do IC22, depois fez-se obras para evitar que novamente acontecesse tal situação, mas pelos visto não resultou muito, não me recordo se durante este intervalo de tempo houve ocorrência idêntica, mas penso que não.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não consigo ver o vídeo mas da TVI tudo se pode esperar...

entre outras possíveis:
minuto1:49 "a bátega de água prolongou-se por várias horas com intensidade diferente mas coincidiu com a maré cheia, os sistemas de esgotos entupiram..."

- "várias horas" não se aplica normalmente até duas, por isso a ideia com que se fica é que foi "bátega" durante pelo menos duas, ou três. Gráficos de três estações:
3Dp9cCu.jpg

ZjtmTQ7.jpg

matqyxk.jpg

Em Geofísico e em Gago Coutinho não durou mais do que uma hora, em Ajuda durou no máximo duas horas.

- "coincidiu com a maré cheia"
r8eCWG7.jpg

Maré cheia às 19h30; precipitação terminou ainda a maré ia a meio entre a maré vazia e a maré cheia, ou seja, estava sensivelmente 1,15m acima da maré vazia e 1,15m abaixo da maré cheia.

- "sistemas de esgotos entupiram". Entupiram com quê? Com água? É que se foi com outra coisa foi o quê? Não será mais correcto dizer que os sistemas de esgoto não tiveram capacidade para drenar a água? Ou isso levanta suspeitas sobre a sua concepção?
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já agora em relação ás cheias de 1967, ( ano em que nasci tinha pouco mais de 2 meses ), um video do arquivo da RTP para quem não conhece.

http://www.rtp.pt/arquivo/index.php?article=732&tm=32&visual=4

tem lá mais eventualmente interessantes.

:thumbsup: Este vídeo deve ser visto por todos. Está ainda mais actual agora, 47 anos depois, do que estava na altura em que foi feito, 6 anos depois da catástrofe.
Eu tinha 9 anos, as notícias iam dando conta de mais e mais mortos, pararam quando chegou aos 500, não porque não houvesse mais, mas porque já era demais. O número oficial foi de 462.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Aí vem uma nova frente para quarta..

803c288ccfe6e90cb5bbba58d72188c7.jpg

Esttive a ver a previsão do GFS e esta primeira frente não deve chegar até Lisboa, na noite de amanhã, com actividade importante, vai sobretudo para o Norte, só outra ondulação na 4ªfeira dia 15 é que dará precipitação mais significativa para aqui. Nem todos os modelos no entanto traçam exactamente este cenário, mas o padrão de ondulações da frente associada a esta depressão é consensual. Só que neste tipo de situação qualquer pequeno deslocamento das ondulações mais ou menos para leste muda logo as alturas em que a chuva entra pelo litoral.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Uiiiiii... Parecia um dilúvio em Peniche! Chuva torrencial, chegou a disparar os alarmes de alguns veículos perto de minha casa. :surprise:Durou 5 minutos, talvez, a maior intensidade, mas já devia estar a chover antes.
A intensidade da chuva acalmou.
Pareceu-me ouvir um ronco ao longe, mas não posso garantir.

O que faço acordada? Pois... estudo! Rende mais a estas horas Mas agora tb já chega:D