Seguimento Litoral Centro - Outubro 2014



RickStorm

Cumulus
Registo
1 Abr 2012
Mensagens
356
Local
Oeiras
Boa tarde/noite a todos(as)

Por aqui o cenário alterou-se um pouco, agora com algumas nuvens a cobrirem a totalidade do céu...

zy6jv5.jpg


View My Video

E ia sendo "atropelado" enquanto fazia o vídeo... :lmao:
 
M

Membro excluído 274

Boa noite ao Forum!
Esta manha por volta das 07:30 o termómetro marcava 12.9ºC, uma excelente temperatura para Outubro e para zona.
O dia em Cascais foi agradável, deu até para ir tomar café à esplanada à hora de almoço.
Ao final do dia o céu foi encobrindo e o ambiente comecou a ficar desagradável, neste momento aqui em Carcavelos o termómetro marca 19.2ºC.

PS: Como sempre excelentes fotos vizinho! :D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,322
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguém me diz quais as previsões?
Estou com pouca net na praia.

O vento vai rodando de oeste para sul-sudoeste aumentando até à noite de hoje, diminuindo um pouco e rodando para sudoeste a seguir; depois voltará a aumentar de força gradualmente até quinta-feira à tarde. A começar esta noite/madrugada haverá chuva fraca ou chuvisco persistente até amanhã à noite. Depois de um intervalo entre a madrugada e o início da tarde de quinta, a frente entrará com chuva forte que se prolongará até à madrugada de sexta. Estou a basear esta previsão sobretudo no GFS, os outros modelos mais ou menos confirmam mas com timings diferentes para quinta-feira. A partir de sexta o vento fixa-se forte de sul. Aguardemos a run das 18h para confirmar. ;)

Ah, falta dizer que o swell amanhã ataca em força a partir do meio dia, sempre de ONO com período até 15s, vai até aos 5m e diminuindo gradulamente até domingo/segunda, depois cai completamente.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,322
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Peço desculpa por vir mais uma vez aborrecer indagando directamente quem mais sabe acerca das previsões meteorológicas, mas estou algo confuso para amanhã e sobretudo quinta-feira no que diz respeito à Grande Lisboa: no tópico Seguimento e Previsão do Tempo e Modelos está a alertar-se para pelo menos dois dias de verdadeiro mau tempo, principalmente a Norte é verdade, mas e para esta zona? É que a previsão descritiva do IPMA só fala em chuva fraca e pouco mais para esta região nesses dois dias e daí a minha confusão. :huh:

Até ao fim de semana os modelos parecem nada prever de especial para Lisboa e à volta. Tudo da Roca para cima.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Até ao fim de semana os modelos parecem nada prever de especial para Lisboa e à volta. Tudo da Roca para cima.

Obrigado amigo StormRic. :thumbsup:

É só porque estou a ver a discussão muito animada no outro tópico, mas só relativamente ao que evento desta quarta/quinta possa deixar na região Norte, mas como agora todos os dias de manhã antes de ir trabalhar tenho de deixar a minha mãe no IPO para fazer radioterapia, dá-me jeito saber com o que verdadeiramente contar aqui para a nossa zona antes de sair de casa e durante o dia, claro. Obrigado mais uma vez.
 
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
116
Local
Mafra
Boa noite!
Aqui cai chuva miudinha, desde há meia hora atrás. Vento fraco.

Dados actuais (Mafra - 23h20):

T= 17ºC
Humidade 86%
Cobertura de nuvens: 90%
Probabilidade de precipitação para as próximas 8 horas: 70%
Precipitação actual (mm): <1
Precipitação (mm/últimas 3h)= 0,0
Precipitação (mm/24h) = 0,2

Visibilidade de 10 km
Índice de UV = baixo: 0 de 12

Vento= S - 6.4 km/h (Rajada máxima 17,2 km/h às 23:07)
PA= 1014,1 mBar
_________________

Nascer do Sol: 07h46
Pôr do Sol: 18h59

Lua: idade de 20.8 dias e luminosidade de 58%.
Quarto Minguante: próxima noite (15 Outubro - 20:13)
Próxima Lua Nova: 9 noites (23 Out - 22:56)
Quarto Crescente: 17 noites (31 Out - 02:48)
Próxima Lua Cheia: 23 noites (6 Nov - 22:23)

Solstício de Inverno: 21 Dez - 23h03 (UTC)
 
  • Gosto
Reactions: bpereira e StormRic

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Aqui estão 18,7ºC

Máxima de 21,3ºc e mínima bem fria de 12,8ºC

Tédio é o que se pode contar para aqui nos próximos tempo infelizmente :( apenas amanha alguma chuva fraca pela manha...
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Hoje não vi nem um bocado de céu limpo nem mesmo cirrus, apenas nuvens médias, muitos cumulus, uns ameaçadores que provocaram chuva fraca às 13h, a única ocorrência do dia! Vento praticamente nulo.

Temp. máxima: 20,4ºC
Temp. minima: 12,7ºC
Dia tipico de Outono

Para amanhã a chuva fraca deve manter-se, a frente vai afetar fortemente o Norte, alerta laranja para lá! Mas de certeza que não há tantas inundações como em Lisboa... Vou estar atento ao topico do Litoral Norte, vai ficar lindo! Alguns modelos até metem medo!

Aqui não espero grandes acontecimentos, a precipitação de amanhã e quinta deve mal chegar aos 5mm. Súbida acentuada da temperatura mínima e aumento da temp. da água do mar e da ondulação.

O IPMA já prevê 29ºC para Lisboa e 31ºC para o Alentejo na segunda hmmmm... porque será?

Temp. atual: 18,6ºC - Repara-se na subida da temp. minima, por esta altura já estavam quase 14ºC
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,322
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Madrugada calma a de ontem, terça-feira dia 14. Céu limpo com excepção de cumulus longínquos em alguns pontos do horizonte, correspondiam a aguaceiros que entravam no litoral alentejano entre Melides e e Vila Nova de Milfontes deslocando-se para ESE. Neblina em frente da Caparica e Quarto Minguante bem alto. Sirius era a última estrela a deixar de se ver.
LPjiC6x.jpg

lvoqmVp.jpg
 
Última edição: