Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,234
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já hoje de manha ouvi o comboio a apitar e mesmo o barulho que ele faz a circular nos carris, os antigos daqui costumam dizer que é "sinal" que vem mais chuva, o que é certo é que o comboio esteve todo o verão sem se ouvir, e que desde á uns 15 dias atrás que se ouve todos os dias.

Aqui em Carcavelos acontece o mesmo quando o vento sopra do quadrante Leste ou nordeste, mas também parece variável conforme a humidade, mas não tenho explicação.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,234
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O filme completo do temporal de sábado dia 17, visto da primeira fila.

Devido à velocidade do evento e do vento, vê-se melhor em velocidade 0,5 ou 0,25x, e se possível em HD :hehe:

Amanhecer, primeiros aguaceiros e o vento a acelerar:


Aproximação e passagem da espiral em torno do centro (o "gancho"), rotação do vento de ESE para SSW:


Início da tarde, na retaguarda do centro, fluxo de sudoeste onde a organização das nuvens é difícil:


Com o avanço da tarde é arrastada nebulosidade alta e o ar húmido continua a fluir de sudoeste. Nesta altura já o centro se afastava da costa a norte de Peniche:


(continua)

Edição: esqueci-me de referir o arco-íris intermitente do lado direito no primeiro vídeo.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,234
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Chuvada forte por aqui confesso que não estava á espera!


Caíu aqui também um aguaceiro. Estas células vêm de sueste:

f9a29L7.jpg


Uma a descarregar bem no oceano aqui em frente.

Nas abertas para sueste vêem-se topos de várias.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Estou a gostar do desenvolvimento de células no Sul com destino a NO....o GFS prevê precipitação para esta região agora ao final da tarde...veremos.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Aqui acabou por chover mais alguma coisa durante a tarde...o acumulado vai em 1,8mm, agora está bastante escuro a SE e vem lá mais chuva, vamos ver quanto mais acumula, é o evento fraquinho a dar as ultimas...

Máxima 20,2ºC
Mínima 14,7ºC

Rajada máxima: 27km/h até ao momento..
 

bpereira

Cumulus
Registo
28 Dez 2010
Mensagens
139
Local
Brenha - Figueira da Foz 125 Mts.
Possivelmente terá a ver com a direcção do vento!

eu penso que seja por causa da humidade, que o som se propaga melhor, eu na Fajarda também passa lá o comboio e no verão oiço-o só à noite (que é quando há mais humidade), mas depois de inverno já o oiço mais vezes durante o dia
Tens razão jotajota. Onde vivia quando era miúdo sempre que o vento estava de sul o comboio ouvia-se como se tivéssemos ao pé.