Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015



Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Então é a mesma que eu, mas a rajada máxima foi só 91,7 km/h e não 95 :D
Tem toda a razão vizinho, mas eu disse esse valor pois aqui onde moro existem muitos corredores de vento. Então, a avaliar pelos estragos e pela intensidade do vento a que assisti batendo com uma violência enorme nas janelas, achei que a rajada foi ligeiramente superior aqui. Portanto, esse valor parece-me mais correcto! :)
 

Garcia

Cumulus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
494
Local
Santa Bárbara (Lourinhã)
foto retirada do FB...

Lourinhã após o vendaval..
12088539_964799966894533_4774359708663312412_n.jpg
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Tarde francamente mais calma. O sol brilha com algumas nuvens à mistura e de facto nem parece que aconteceu nada! ahahah
O vento rodou para SW e sopra moderado a forte com rajadas em torno dos 60 km/h. Assim é que está bom pois já não provoca mais estragos...
Destaque para a rápida subida da pressão atmosférica que já vai nos 1003 hPa!

P.S.: Já são visíveis a sul as nuvens altas da próxima linha de instabilidade que se aproxima! Esperemos que traga mais precipitação de jeito e a tão desejada trovoada, já que hoje ela andou algo longe daqui...
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Tem toda a razão vizinho, mas eu disse esse valor pois aqui onde moro existem muitos corredores de vento. Então, a avaliar pelos estragos e pela intensidade do vento a que assisti batendo com uma violência enorme nas janelas, achei que a rajada foi ligeiramente superior aqui. Portanto, esse valor parece-me mais correcto! :)
A terra do vento merecia um anemometro! Na Venteira é que eram rajadas daquelas! :D
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Pressão recupera rapidamente enquanto o núcleo vai literalmente dar uma volta :D 1004 hPa
Mínima: 17,6ºC
Máxima: 19,7ºC

Primeira vez no ano em que a estação de Queluz ultrapassa a da Amadora, 20,3ºC de máxima!
Rajadas moderadas.
Acredito que o pluviometro da estação de Belas voou :lol: deixou de acumular a partir das 10h
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Afinal não vou publicar os vídeos, têm má qualidade e não se percebe o vento.
Um breve resumo dos vídeos, choupos balançam-se como se não houvesse amanhã e voavam folhas por todo o lado.
Mais uma vez, digo, sorte o vento ser de SE, se não ia jardim todo à vida e os andaimes dos prédios também.

Fotos de agora:

Jardim tornou-se um mar de folhas
As árvores da 2ª foto já estão em modo de Inverno, a seca prejudicou bastante as árvores.
rLP5NgU.jpg

w1ilezd.jpg


Céu esbranquiçado para SO
BfwGvJK.jpg


Céu para NO
iZEe8CB.jpg


Os caixotes do lixo devem ser bons pluviometros :D
Durante o evento só não acumulou mais talvez porque maior parte da chuva "voava", caia horizontalmente pelo que era mais difícil acertar em certos pluviometros.
 

Portugal Storms

Cumulus
Registo
7 Out 2014
Mensagens
155
Local
Moita/Palmela
Antes demais peço desculpa pela qualidade do vídeo (feito com uma câmara analógica), mas queria deixar aqui um pequeno resumo da chuva e vento que se fizeram sentir durante a manhã e inicio da tarde na zona da Baixa da Banheira (Moita).
Por agora vento praticamente nulo e o sol brilha...