Seguimento Litoral Centro - Outubro 2019

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aproveitei esta tarde, para ir fazer uma caminhada de 17 km, e durante o percurso, ainda apanhei com uns pingos, nada de mais, calor, e agora de regresso ás 18:45, cheguei a casa com as mãos geladas, que já nem as sentia.

Ambas as fotos foram tiradas ao mesmo tempo, apenas, com prespectivas diferentes.



Serra D'Aire e Candeeiros lá ao fundo.

 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Aqui ainda caiu qualquer coisa no pós frontal à tarde...Agora está uma noite outonal.
Pessoal qual é melhor sitio para ver os acumulados aqui perto ou nesta zona?
Existem duas estações netatmo perto de Alenquer. No entanto, para teres acesso ás estações da rede netatmo, tens de criar conta.
Uma em Ribafria tem 17.3mm e outra que fica a Nordeste de Sobral de M. Agraço acumulou 20.3mm.
Da rede Wunderground tens esta com 16mm acumulados. Pode-se chegar à conclusão de que os acumulados nessa zona rondam os 15/20mm.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Mto Obrigado, a minha casa fica uns 5kms a norte de Ribafria. Essa estação é uma boa referencia.

Existem duas estações netatmo perto de Alenquer. No entanto, para teres acesso ás estações da rede netatmo, tens de criar conta.
Uma em Ribafria tem 17.3mm e outra que fica a Nordeste de Sobral de M. Agraço acumulou 20.3mm.
Da rede Wunderground tens esta com 16mm acumulados. Pode-se chegar à conclusão de que os acumulados nessa zona rondam os 15/20mm.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Boas, bela molha esta madrugada e manhã por Coimbra! Depois de o cortejo da latada de ontem se ter passado sem cair nada do céu, por volta da uma e tal da manhã começou a chover torrencialmente, formaram-se logo imensas poças, e pelo menos às 3 quando adormeci ainda estava a chover. Hoje de manhã também chovia, e houve um período entre as 10 e tal e a uma em que choveu de novo com bastante intensidade. A tarde teve abertas e não me apercebi de ter chovido mais
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Boa noite malta!

Grande evento de facto, 2 frentes frias que trouxeram mais precipitação que o previsto!! :D
Por aqui na Amadora parece que não há nenhuma estação fidedigna a funcionar, mas baseado no que os meus vizinhos de Belas e Carnaxide relataram (e estando eu no meio deles... :lol:), o acumulado total do evento esteve entre os 20 e os 25 mm :thumbsup: Já não via chover com tanta intensidade durante várias horas há bastante tempo... Não houve trovoada, no entanto o vento soprou com rajadas fortes à passagem das frentes!

A partir das 12h reinou o sol, alternando com nuvens, e não mais choveu. O vento enfraqueceu bastante e a temperatura desceu a pique, estando apenas 13ºC actuais! :cold:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Boa noite malta!

Grande evento de facto, 2 frentes frias que trouxeram mais precipitação que o previsto!! :D
Por aqui na Amadora parece que não há nenhuma estação fidedigna a funcionar, mas baseado no que os meus vizinhos de Belas e Carnaxide relataram (e estando eu no meio deles... :lol:), o acumulado total do evento esteve entre os 20 e os 25 mm :thumbsup: Já não via chover com tanta intensidade durante várias horas há bastante tempo... Não houve trovoada, no entanto o vento soprou com rajadas fortes à passagem das frentes!

A partir das 12h reinou o sol, alternando com nuvens, e não mais choveu. O vento enfraqueceu bastante e a temperatura desceu a pique, estando apenas 13ºC actuais! :cold:
Pena a estação da Amadora do IPMA ter mesmo ido à vida. Das poucas coisas boas que tinha eram os acumulados, apesar da má localização em ambiente urbano. Não sei qual foi a lógica do IPMA aquando a sua colocação no meio de prédios, quando tem um descampado enorme chamado Academia Militar mesmo ao lado... que era capaz de ter valores de temperatura e de vento muito localizados, devido à proximidade à ribeira de Carenque e ser um local tipicamente ventoso (Venteira).
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Pena a estação da Amadora do IPMA ter mesmo ido à vida. Das poucas coisas boas que tinha eram os acumulados, apesar da má localização em ambiente urbano. Não sei qual foi a lógica do IPMA aquando a sua colocação no meio de prédios, quando tem um descampado enorme chamado Academia Militar mesmo ao lado... que era capaz de ter valores de temperatura e de vento muito localizados, devido à proximidade à ribeira de Carenque e ser um local tipicamente ventoso (Venteira).

Concordo totalmente contigo vizinho!! Também ainda estou para perceber essa localização na altura... :facepalm:
Um óptimo sítio aqui junto à minha freguesia para colocar uma estação é no descampado do metro da Amadora Este, um local excelente pra se ter registo das inversões térmicas no inverno (que por norma são boas, valores interessantes com certeza...) e do vento, já que não tem proteção nenhuma de prédios!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,
Boa mínima por cá, cerca de 10,5 graus.

Dado que passei pelo vale do Pisão relativamente cedo, eram 8 horas, apanhei grizo valente no treino.
O conta kms tem bastante fiabilidade portanto o valor é mesmo correcto.
Uns frios 5,5 graus:cold: o congelador do concelho trabalhou bem.


Contexto nacional pela mesma hora.
Excelente valor mesmo.
exxon and mobil gas stations near me

Passei pela barragem e infelizmente a cota de água vai descendo a olhos vistos, está já nos 3 mts.

Zona norte da barragem

Ribeira da mula...


image uploader
 
Última edição:

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Ontem, não choveu mais desde o meu último post e o céu apresentou-se com boas abertas de sol durante toda a tarde. A máxima não superou os 20ºC, situação que já não acontecia desde 18 de Maio.

Hoje o dia começou com uma bela inversão térmica, mínima de 11,3ºC :D
Agora a tarde segue amena com sol, nuvens altas e alguns cumulus dispersos. Pequena brisa de SW.

Ontem: 13,7ºC / 19,5ºC / 16,2 mm

T. Atual: 20,4ºC
HR: 49%
Vento: SW / 2,2 Km/h