Cheguei agora a casa e de facto essa célula está espectacular. A oeste, no mar, é possível observar bigorna atrás de bigorna iluminadas por detrás pelo sol poente, magnífico.
Por cá, caiu uns bons aguaceiros, durante a noite e madrugada passada, já o dia dia foi marcado, por umas boas abertas, onde esteve praticamente presente o sol, por volta das 17 horas, o céu começou a escurecer e ainda se ouvi uns trovões, mas estava longe a trovoada.
Por aqui o pós-frontal foi muito fraquinho, posso dizer que estive literalmente no centro do buraco Desde o meu último post de ontem, apenas contabilizo três aguaceiros, que ontem rendeu um acumulado de 1,2 mm e hoje 0,6 mm.
Valeu pelos céus fotogénicos e os trovões longínquos que deve vez em quando ouvia
Ontem: 14,8ºC / 19,6ºC / 1,2 mm Hoje: 13,0ºC / 19,1ºC / 0,6 mm
Boa noite,
É curioso ver compatriotas meus a falarem de trovoada hoje. Pois bem, o dia de hoje teve alguma chuva durante a manhã, com duas células às seis e às sete e meia, a primeira em grande força e a segunda já em fase de dissipação. Em nenhuma delas houve trovoada, que eu saiba...
Entretanto parece que voltou a cair um aguaceiro agora há pouco, elevando o acumulado de 3,1 mm para 3,6 mm. Neste penso ter ouvido alguns trovões longínquos, contudo nada de outro mundo se compararmos com outros eventos de instabilidade.
Nesta publicação vou também atualizar os dados de temperatura desde segunda, já que estive mais focado na precipitação e no vento:
Charneca de Caparica
Segunda
Máx: 20,1ºC
Mín: 15,9ºC
Terça
Máx: 18,6ºC
Mín: 14,7ºC
Ontem
Máx: 19,7ºC
Mín: 14,9ºC
Hoje
Máx: 19,9ºC
Mín: 12,9ºC
Em relação à precipitação, este evento deu um pulo no acumulado mensal, que segue agora nos 89 mm ou 134% do valor normal. A ver se chego aos 100 mm no final do mês...