Está a expandir a bigorna à medida que envelhece e perde força, mas pode sempre reactivar-se, especialmente quando chegar ao Tejo:
Boas! Aqui por Azambuja temos algum nevoeiro, que parece já estar a dissipar e apenas 14.7ºC no meu sensor.
Experiências com o time-lapse, célula de Loures, com um arco íris a compor a imagem, estava a pingar neste momento.
Algumas nuvens de desenvolvimento vistas da zona do aeroporto, mas não está a dar nada de mais, pelo menos ainda...
Noite de aguaceiros moderados por Azeitão, Outubro segue com 118.6mm Tomara nós que Novembro e Dezembro tragam assim tanta precipitação Contudo seria bom de forma menos intensa e mais espaçada nos dias Mas dado a atual situação a Sul do Tejo é óbvio que só com médias já não chegamos lá, precisamos de um bocadinho mais, mas não começamos mal
Boa tarde Hoje está um tempo calmo, Cumulus humilis ou mediocris, vento NW entre calma e fraco até 10 Km/h até ao meio dia. A partir dessa hora tem vindo a aumentar mas ainda é fraco, até 15 Km/h e rajadas máximas de 24 Km/h. Máxima de ontem, 19,4ºC. Mínima da noite passada: 11,8ºC (exactamente igual à da noite anterior, de dia 20 para 21) Máxima de hoje: talvez os 19,5ºC às 15h15 local. HR 56%, durante a noite chegou aos 84%, sem nevoeiros. Algumas fotos de anteontem, dia 21, ainda no pós frontal da Barbara: 16:24 utc Leste 16:37 utc, SSW 17:30 utc ENE 17;30 utc WNW 17:32 utc, ENE 17:31 utc WNW Assim ficaram os terrenos mais batidos: E assim estão as laranjinhas
Ontem, dia 22, a célula de Vila Franca de Xira produziu pelo menos mais de 42 mm durante as cerca de três horas em que permaneceu sobre a zona e arredores. A sua quase imobilidade, com movimento muito lento para Leste gerou linhas de convergência. Uma delas passou sobre a Póvoa de Santa Iria e permitiu ter esta perspectiva do fluxo convergente de ambos os lados da linha de células. Por vezes parecia que se ia gerar alguma rotação mas tal não veio a acontecer. Só no fim da passagem desta linha começou a chover localmente, de uma forma tão limitada no espaço que fez lembrar os aguaceiros tropicais, em que chove a cântaros de um lado da rua e do outro lado só fraco. À conta disso apanhei algumas inesperadas molhas. Apenas foram conseguidos dois registos em vídeo, e muito longe, das muitas descargas eléctricas, serão publicados depois. Fica o vídeo time-lapse UHD 4K da linha de convergência, em vários momentos. Vistas na direcção dos quadrantes Nordeste ou Leste, abrangendo um período de cerca de duas horas e meia:
O dia por cá começou com nevoeiro cerrado, que permaneceu até depois do meio-dia, e bem fresco também, depois durante a tarde, abriu um pouco, permanecendo apenas o céu nublado.
Calma plana em Alcobaça, "nada com que se possa lidar" (expressão belga) nem uma nuvem, nem um avião, nem uma gota de chuva, em suma, estou aborrecido.
Boa noite. Deixo mais umas quantas fotos desta mesma célula, duas horas mais tarde: DSC_1617 by tiago_lco, no Flickr DSC_1622 by tiago_lco, no Flickr DSC_1620 by tiago_lco, no Flickr
Amigos, criei um tópico com as fotos que captei na Serra do Socorro do bonito final de dia, e da luminosa noite com que fui brindado 2020.10.22 & 23 • Trovoada na Serra do Socorro (Mafra/Torres Verdas)