Quando vivia em Carcavelos também presenciei uma nuvem destas, mas vinha paralela à costa, de sul para norte. A zona entre a baía de Cascais à boca do Tejo e Cabo Espichel sempre me apercebi de ter condições especiais para fenómenos interessantes.
---
Acumulados desta noite/madrugada/manhã aqui pela zona da Póvoa de Santa Iria (linha de Sacavém a Vialonga):
3,3 mm Sacavém
2,8 mm São João da Talha
3,0 mm Estacal
3,8 mm Meteo Santa Iria
5,6 mm Vialonga
A "Armand" está de partida para a Irlanda, depois de ter atingido o seu máximo cavamento (978 hPa). Este vento moderado com rajadas fortes de Sul/SSO está relacionado com esse movimento.
Em princípio a linha de ecos a chegar agora ao litoral corresponde à oclusão:
De toda a RLC, a zona que me parece ter recebido mais precipitação esta madrugada e manhã é a área de influência da Serra da Arrábida, com várias estações acima dos 10 mm e atingindo mesmo os 20 mm, numa linha aproximada de Sesimbra a Palmela/Pinhal Novo:
A oclusão foi entrando lentamente, com chuva em geral moderada mas tem por vezes células um pouco mais intensas de curta duração (pequenas manchas amarelas):
Coimbra, há hora e meia atrás, recebeu uma célula forte pré-frontal:
Mas é uma das zonas que não tem recebido muita precipitação, apesar da passagem das frentes, a par de Setúbal urbana ou mesmo do Porto.
Em off-topic refira-se que a Região Sul tem hoje acumulados volumosos quase generalizados.
Hoje foi mais fraquinho em termos de chuva. Chuva fraca/chuvisco na parte inicial da manhã e uma boa chuvada no final da tarde.
Sigo com 2,1 mm e a estação Clima.AML vai nos 4,6 mm
O céu esteve sempre nublado e o vento soprou em geral fraco de SW.
Veremos as próximas as horas