Seguimento Litoral Centro - Outubro 2022

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

A frente foi uma desilusão por aqui, mais uma vez apanhei com a "zona de quebra" :( O pluviómetro nem mexeu, apesar do chão estar húmido :hmm:
Agora sigo com céu nublado e vento fraco de SW-W.

Extremos de ontem: 15,8ºC / 21,9ºC / 0,3 mm
Mínima de hoje: 17,1ºC

T. Atual: 21,5ºC
HR: 73%
Vento: SW-W / 1,1 Km/h
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Boa Tarde

A frente foi uma desilusão por aqui, mais uma vez apanhei com a "zona de quebra" :( O pluviómetro nem mexeu, apesar do chão estar húmido :hmm:
Agora sigo com céu nublado e vento fraco de SW-W.

Extremos de ontem: 15,8ºC / 21,9ºC / 0,3 mm
Mínima de hoje: 17,1ºC

T. Atual: 21,5ºC
HR: 73%
Vento: SW-W / 1,1 Km/h


RStorm, terás o pluviómetro demasiado protegido ou que não esteja a apanhar toda a precipitação que cai por aí? Dá-me sempre a ideia que registas menos precipitação que as estações da vizinhança, mas até pode estar tudo bem com a instalação e a minha perceção estar errada. :)
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
RStorm, terás o pluviómetro demasiado protegido ou que não esteja a apanhar toda a precipitação que cai por aí? Dá-me sempre a ideia que registas menos precipitação que as estações da vizinhança, mas até pode estar tudo bem com a instalação e a minha perceção estar errada. :)
A minha estação não é muito favorável a precipitações do quadrante sul, devido ao facto de ser uma zona muito urbanizada, mas no entanto os valores não me parecem fugir muito á realidade. Pelo menos quando comparado com a estação Clima.AML, as diferenças de valores não costumam ser muitas, juntando também o facto de está estação estar num outro ponto estratégico, topo de um edifício de 6/7 andares.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
A minha estação não é muito favorável a precipitações do quadrante sul, devido ao facto de ser uma zona muito urbanizada, mas no entanto os valores não me parecem fugir muito á realidade. Pelo menos quando comparado com a estação Clima.AML, as diferenças de valores não costumam ser muitas, juntando também o facto de está estação estar num outro ponto estratégico, topo de um edifício de 6/7 andares.
As diferenças não parecem ser grandes, mas têm me saltado à vista só pelo facto de sistemáticamente teres menos 2 a 5 mm a menos que a vizinhança, e às vezes nem chega a tanto, mas a diferença é ou quase sempre para menos em relação às outras estações. Mas sem stress, nem sempre se consegue instalações perfeitas. :) Eu por exemplo não tenho estação pelo facto de não ter condições mínimas para a ter, tenho apenas um sensor Auriol ao nível do 3ºandar. :facepalm: Bons seguimentos! ;)
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa noite,

Mais um dia de chuva, bem pelo menos de manhã

Assim termina mais um mês com 72.1mm, o que nos valeu foi mesmo a segunda quinzena.

Ultimamente tenho ido treinar ao fim de semana para o PUSIA, não percebo muito bem como é que um dos maiores parques do Município de Loures, está sempre às escuras nas últimas horas do seu horário, agora com a hora de Inverno ainda pior

Desculpem o desabafo, foto tirada no sábado no Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa para Norte.




Enviado do meu 2201116PG através do Tapatalk
 
Última edição:

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
As diferenças não parecem ser grandes, mas têm me saltado à vista só pelo facto de sistemáticamente teres menos 2 a 5 mm a menos que a vizinhança, e às vezes nem chega a tanto, mas a diferença é ou quase sempre para menos em relação às outras estações. Mas sem stress, nem sempre se consegue instalações perfeitas. :) Eu por exemplo não tenho estação pelo facto de não ter condições mínimas para a ter, tenho apenas um sensor Auriol ao nível do 3ºandar. :facepalm: Bons seguimentos! ;)
A instalação que eu tenho encontra-se a 5 metros do solo e a cerca de 7 de um prédio de 3 andares a sul. Este último factor é que é a principal causa dos valores serem por vezes ligeiramente inferiores quando comparado com outras estações vizinhas. Ao longo destes quatro anos que estou no fórum, fui sempre fazendo vários ajustes no local e agora finalmente parece ter encontrado a posição mais idealista para apanhar a precipitação, mas poderá continuar a haver aquela margem de erro, cada vez que estiverem ventos fortes de sul associados á chuva :hmm:

Bom seguimentos e um abraço :thumbsup:
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boas,

Eis o retrato do mês de Outubro.

Extremos mensais: 31,7ºC (dia 04) / 12.5ºC (dia 01)
Acumulado mensal: 84.26 mm :)

outubro.png

Padrão meteorológico distinto entre a 1ª e a 2ª quinzenas.

Destaque para a passagem da frente fria no passado sábado de manhã, com chuva forte (rain rate max 61.19 mm/h) e alguma trovoada.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boa noite,
Depois duma madrugada molhada e dum dia de céu limpo, parece que a frente quente já está a entrar por regiões mais a norte. Infelizmente parece que por aqui só terei chuva amanhã à tarde, e não deverá ser nada de especial... :(

@Candy Como estão as coisas aí por Peniche? :rain:
Desculpa! Só vi agora a notificação :facepalm: