Boa noite,
A passada quinta, apesar de parecer ser um dia com algum potencial, na realidade revelou-se algo "monótona", com a precipitação toda a noroeste e apenas uns aguaceirozinhos resultantes da "desfrente" ao final da tarde. Entretanto sexta-feira começou com alguma nebulosidade mas o céu rapidamente limpou, e a tarde até foi bem agradável (um contraste com os relatos do Norte do país).

A noite de sexta foi passada em Lisboa, num jantar com antigos colegas da faculdade. A noite foi claramente abafada e, ao longo da noite, foi possível ver o aumento da nebulosidade: à meia-noite ainda havia abertas mas às duas da manhã o céu já estava completamente encoberto. Por volta das duas e quarenta saí de Lisboa em direção a casa e a essa hora começaram a cair as primeiras pingas, sendo que na Ponte 25 de Abril vi um relâmpago bem ao longe, a noroeste, pouco antes das três da manhã. Por volta das quatro da manhã, quando realmente me deitei, foi quando começou a chover, ainda que pouca coisa (durou para aí um minuto).
O dia passado foi bem diferente. Ao contrário do que aconteceu em outras zonas da Península de Setúbal, por aqui o evento de manhã foi bem intenso. Choveu bem durante quase uma hora, acompanhada de uma trovoada medonha nalguns momentos - diria que devem ter caído pelo menos uns 20 mm por aqui hoje. Com tudo o que choveu nesta segunda metade de outubro, diria que a precipitação já ultrapassou a média, e ainda vai chover um pouco até dia 31.
Nas últimas horas, e depois duma tarde de domingo relativamente calma, voltou a pingar com mais intensidade. Chove de forma fraca, mas persistente, há quase 3 horas seguidas... bem bom!
