Seguimento Litoral Centro - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boas pessoal,

Máxima mais alta hoje, 32,3ºC, mas mais fresco agora do que ontem por esta hora graças à brisa do quadrante oeste.

Sigo com 26.7ºC.

Padrão típico de verão no litoral, lestada de manhã, brisa marítima pela tarde a amenizar as temperaturas. É tão estranho assistir a isto com esta luz outonal, o sol já tão baixo e os dias bem mais curtos, o ocaso ocorre pouco depois das 19h, e no fim do mês muda a hora...

Última edição:
É tão estranho assistir a isto com esta luz outonal, o sol já tão baixo e os dias bem mais curtos, o ocaso ocorre pouco depois das 19h, e no fim do mês muda a hora...
Esta luz é realmente equivalente à da última quinzena do inverno astronómico (início de Março) ou dizendo de outro modo, início da primavera climatológica.

Esta luz é realmente equivalente à da última quinzena do inverno astronómico (início de Março) ou dizendo de outro modo, início da primavera climatológica.
Exacto.

Já tinha feito esse exercício, o de fazer corresponder o Equinócio de Setembro com o Equinócio de Março, e fazer a contagem para trás. Com efeito, este período é equivalente ao de finais de Fevereiro - 1ªsemana de Março.

Dias também perfeitos para banhos de sol na praia, com o ângulo do sol cada vez mais baixo, o UV mal passa do nível 6. Aliás, está sempre no 5 agora.

Alvega lá foi aos 37,1ºC hoje...

Foi o meu programa de sábado passado para encerrar a época balnear.

Noite serena, 21.3ºC, vento fraco de SW.

Encerrar a época balnear?
Ainda agora começou... Água morna sem nortada e sol quentinho sem esturricar a pele.
Estive lá ontem e vou para lá agora.
Encerrar a minha época balnear.

Fiz praia no Algarve em Agosto durante as minhas férias, e alguns dias no litoral Oeste em Julho e na 2ª quinzena de Setembro. Está mais que bom.

Eu não reclamo da água fria, ao contrário de muitos, só custa a entrar e depois é na boa.

32.6ºC, vento fraco de NW.

Hoje tive a ideia feliz (agora vejo que mais do infeliz!) de vir ao Castelo de Sao Jorge, porque tinha uma visita guiada marcada já ha dias, ás 18 horas...
Estive para nao vir devido ao calor, porque adoro passear e viajar, mas jamais com calor porque acabo por me sentir mal
Bem, chego as 17.30, 33 graus, com um ar seco ate mais não, e vento nulo...
Fazemos a visita, com um sacrificio tremendo sempre no exterior, acaba-se ja de noite...
Meus amigos, 28 graus as 19.30, com ausencia total de vento, um horror!! Em Outubro!
E estamos nos nos ponto mais alto de Lisboa!
E agora sao 20.10, com 27 graus, e 43 % HR...
Quais temperaturas, tropicais, quais quê, isto está mais quente de noite que no pino do Verão! E mosquitos de noite e moscas de dia? Horrivel! Nunca estive tao farta desta cidade em termos de clima como nestes dias, que inferno!
Ainda assim aqui fica a foto das cores de Lisboa ao final do dia...

Anexos

• 20231008_193627.webp
    20231008_193627.webp
    95.9 KB · Visto: 39
  • 20231008_193541.webp
    20231008_193541.webp
    96.9 KB · Visto: 43
Última edição:
Boa noite.
Vindo de terras alentejanas ontem à noite, local em que apanhei durante a tarde 34ºC sem vento, excelente para estar na piscina:D, hoje a pensar que estaria um pouco melhor aqui em Almada apanho com uma máxima de 33,4ºC... Agora estão 25,2ºC com vento fraco e 50% de HR.

Aqui por Óbidos a maior parte das últimas noites têm sido húmidas: até chegou a chuviscar intensamente debaixo das árvores tal a quantidade de orvalho que por vezes se acumula.
Já ontem foi diferente, tendo a humidade do ar baixado e hoje segue pelo mesmo caminho, estando ainda mais quente (até cerca de 23-24 graus, pelas 22:45, segundo o meu carro) . Com esta temperatura a t-shirt chega. Isto sobretudo em zonas de encosta e em alguns pontos mais altos pois em certos locais (linhas de ribeira e alguns vales, por exemplo) já se nota um grande aumento da humidade e as temperaturas passado uns minutos começam a fazer os braços sentir que está algo fresco e a pedir uma leve camisola (cerca de 18-19 graus).

PS: Já agora que noite tão estrelada (ainda mais que ontem, parece-me) com uma bela Via Láctea)!

Última edição:
Sequência de máximas diárias 'histórica'.
Rede Clima.AML

O dia de ontem foi, até à data, o mais quente deste Outubro, tendo as médias das máximas superado os valores de dia 1 e a maior parte das estações superado a máxima que registaram nesse dia.

Te06wXv.png

Edição: corrigido o valor de Sintra Algueirão dia 8.

Última edição: