Boa noite,
Tenho publicado poucas mensagens nos últimos tempos aqui no fórum e a razão é muito simples: não há absolutamente nada para partilhar a não ser este calor infernal em outubro, que para já está a ser pior que o infame outubro de 2017. 30ºC ou mais em outubro é bem pior do que em julho ou agosto pelo simples facto de a luminosidade solar ser muito mais fraca que no verão, o que torna a sensação de calor muito mais intensa apesar de as temperaturas poderem ser idênticas - por outras palavras, fica um bafo do caraças que diminui de forma brusca a produtividade da pessoa. O que vale é que, pela mesma razão que o calor é bastante mais insuportável do que o espectável (a menor radiação solar), as noites são bastante fresquinhas, com temperaturas bem abaixo de valores tropicais - ainda assim muito acima daquilo que é a média para esta altura do ano.

E nem sei o que é que mais me chateia, se é o calor anormal para a altura do ano ou o facto de muitos radialistas virem dizer que isto é "bom tempo" ou que "está melhor agora do que no início de setembro", como já ouvi por aí dizerem. Se não chover de forma significativa nas próximas semanas a Barragem de Santa Clara corre o sério risco de cair abaixo do nível mínimo de capacidade no qual a torneira para a agricultura será fechada. Se tal acontecer será uma enorme desgraça visto que uma parte muito relevante dos hortícolas em Portugal vêm dessa zona do país e são regados pelas águas da Barragem de Santa Clara, o que poderá levar a um aumento de preços significativo nos supermercados e, consequentemente, ao aumento da inflação alimentar. Essas são as consequências reais desse "bom tempo" e sinceramente começo a achar que não devia chover tão cedo e que este cenário problemático devia mesmo acontecer, porque só nesse cenário de crise é que as pessoas vão acordar de vez para a realidade de querer sol na eira e chuva no nabal ao mesmo tempo...
Nos últimos dias tem estado um cenário interessante: no quadrante oeste nuvens e no quadrante leste o céu completamente limpo. A poucas centenas de quilómetros a oeste de Lisboa esteve a chover com uma intensidade relevante nos últimos dias mas a única coisa que cá chega é uma miragem de toda essa situação, com as nuvens ao largo, no mar, e Portugal literalmente no صَحَارَى. No domingo estive numa esplanada em Vendas Novas aproximadamente entre as 19:50 e as 20:30 e a experiência que tive foi absolutamente surreal, com 30ºC de temperatura exterior em outubro, ao mesmo tempo que já estava completamente escuro - sendo a única coisa que relembra de que já não é verão em todo esse contexto. Finalmente parece que há alguns vislumbres de outono e vem aí precipitação a partir já desta sexta-feira. Veremos o que acontece, é aguentar mais uns dois dias!
Para já sigo com 17,9ºC e vento nulo. Até ao momento outubro acumulou um total de precipitação maravilhoso de 0 mm, a par de agosto, e a média de temperaturas do mês está a poucas décimas abaixo da média normal das temperaturas máximas do mês. Maravilha!!!
