Seguimento Litoral Centro - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
a estação de Algueirão foi só aos 33,2ºC, esse valor de 36ºC pareceu-me estranho
Obrigado, correcto, foi 33,2ºC, erro meu. :)

E hoje o valor de Almada está muito estranho, registo terminou às 10h30.
No entanto há uma ligeira descida geral, acentuada em algumas estações.
Máximas até às 16h00.
Vila Franca de Xira e Moita ainda assim conseguiram subir.

oaOPzsA.png

Algumas estações ainda a subir, mas a maior parte já passou pela máxima.

Última edição:
Coruche teve máxima de 37,1°c.
Mas a estação de Tomar-Valdonas, deve ter sido a que registou a máxima mais alta, pois às 15h UTC tinha +36,6°C e uma hora depois ainda tinha +36,5°C. Saberemos amanhã se eu tenho razão ou não.

Este Outubro em Meteo Santa Iria:

RPlsGH6.jpg

A média das máximas superou a máxima absoluta da Gago Coutinho para Outubro, nas Normais1981-2010 (32,3ºC a 2 de Outubro de 1983) :maluco:
A temperatura média destes 9 dias de Outubro é superior à normal média das máximas para este mês; é superior à temperatura média de Julho e de Agosto, ou seja, de qualquer mês de Verão nesta zona.

Estas temperaturas têm sido observadas directamente também aqui em Póvoa de Santa Iria, na zona alta, por medições em vários locais do bairro.

Última edição:
Boa noite,

Ontem dia de passeio, dois meses já se passaram desde que a princesa nasceu, temos tido dias complicados com tanto calor, valeu a chuvinha de Setembro que amenizou o ambiente.

Mês de Outubro continua quente, como tem sido (a)normal nos últimos anos, este mês tem mudado muito realmente, lembro-me de quando era pequeno não ser assim, mês dos meus anos, todos os anos digo isto e tem sido, o tempo estável raramente aguenta até lá e ainda bem, mas este ano não estou muito convencido quanto a esta mudança... vamos ver!

Ontem como tinha dito, fomos passear para Torres Vedras, que tarde abrasadora... perto do castelo chegou a marcar 35.5°C, na volta pela A8 muito calor também

29°C em Santa Cruz corria uma aragem tão boa e aquele cheirinho a maresia
d4dd737489d6b5eff52ebc9014e9f860.jpg
531e7b09d87db02f9c228c1b9689dee9.jpg
40067973792391e3c78dec4f4be9aa20.jpg

Enviado do meu 2201116PG através do Tapatalk

Nevoeiro muito denso aqui por Óbidos, está a gotejar debaixo das árvores.
Agora desceu em altitude e estou literalmente acima das nuvens!
Uma maravilha para os olhos, mas a humidade elevada continua e a atestar isso começam já a aparecer as luzes das larvas dos pirilampos.

Boa noite,

Tenho publicado poucas mensagens nos últimos tempos aqui no fórum e a razão é muito simples: não há absolutamente nada para partilhar a não ser este calor infernal em outubro, que para já está a ser pior que o infame outubro de 2017. 30ºC ou mais em outubro é bem pior do que em julho ou agosto pelo simples facto de a luminosidade solar ser muito mais fraca que no verão, o que torna a sensação de calor muito mais intensa apesar de as temperaturas poderem ser idênticas - por outras palavras, fica um bafo do caraças que diminui de forma brusca a produtividade da pessoa. O que vale é que, pela mesma razão que o calor é bastante mais insuportável do que o espectável (a menor radiação solar), as noites são bastante fresquinhas, com temperaturas bem abaixo de valores tropicais - ainda assim muito acima daquilo que é a média para esta altura do ano. :calor:
E nem sei o que é que mais me chateia, se é o calor anormal para a altura do ano ou o facto de muitos radialistas virem dizer que isto é "bom tempo" ou que "está melhor agora do que no início de setembro", como já ouvi por aí dizerem. Se não chover de forma significativa nas próximas semanas a Barragem de Santa Clara corre o sério risco de cair abaixo do nível mínimo de capacidade no qual a torneira para a agricultura será fechada. Se tal acontecer será uma enorme desgraça visto que uma parte muito relevante dos hortícolas em Portugal vêm dessa zona do país e são regados pelas águas da Barragem de Santa Clara, o que poderá levar a um aumento de preços significativo nos supermercados e, consequentemente, ao aumento da inflação alimentar. Essas são as consequências reais desse "bom tempo" e sinceramente começo a achar que não devia chover tão cedo e que este cenário problemático devia mesmo acontecer, porque só nesse cenário de crise é que as pessoas vão acordar de vez para a realidade de querer sol na eira e chuva no nabal ao mesmo tempo... :angry:

Nos últimos dias tem estado um cenário interessante: no quadrante oeste nuvens e no quadrante leste o céu completamente limpo. A poucas centenas de quilómetros a oeste de Lisboa esteve a chover com uma intensidade relevante nos últimos dias mas a única coisa que cá chega é uma miragem de toda essa situação, com as nuvens ao largo, no mar, e Portugal literalmente no صَحَارَى. No domingo estive numa esplanada em Vendas Novas aproximadamente entre as 19:50 e as 20:30 e a experiência que tive foi absolutamente surreal, com 30ºC de temperatura exterior em outubro, ao mesmo tempo que já estava completamente escuro - sendo a única coisa que relembra de que já não é verão em todo esse contexto. Finalmente parece que há alguns vislumbres de outono e vem aí precipitação a partir já desta sexta-feira. Veremos o que acontece, é aguentar mais uns dois dias! :pray: :rain:

Para já sigo com 17,9ºC e vento nulo. Até ao momento outubro acumulou um total de precipitação maravilhoso de 0 mm, a par de agosto, e a média de temperaturas do mês está a poucas décimas abaixo da média normal das temperaturas máximas do mês. Maravilha!!! :facepalm:

Boa madrugada,

Extremos do dia: 29,0ºC / 18.3ºC

Máxima mais baixa do mês.

Ao fim de oito dias é registada uma temperatura abaixo dos 30ºC.

Sigo com 20,0ºC, vento fraco de oeste

Deixo um simples gráfico para ilustrar o quão longo e excepcional tem sido este período de elevadas temperaturas.

Sem-T-tulo.png

Felizmente há uma luz ao fundo do túnel.

Vila Franca de Xira teve ontem dia 9 a máxima mais alta da estação neste mês; foi ainda a máxima mais elevada do dia neste conjunto de estações da rede Clima.AML (a norte do Tejo) e do mês apenas ficando atrás da máxima de Mafra de anteontem dia 8.

SQJseNK.jpg
Loures já com 13 dias (contando com o dia 10) consecutivos acima dos 30ºC, isto é absurdo. E ainda faltam 2 dias assim, para perfazer os 15 dias consecutivos. :wacko:

Acho que já é inequivoco, é a maior onda de calor da capital que alguma vez me lembro de passar desde que estou no fórum. E acredito que o IPMA irá facilmente creditar como a mais extensa do ano. Claro que existem sempre contrastes latentes da longitude de Lisboa até ao Cabo da Roca. Mas ver este extremo geológico com uma mínima de 23ºC em pleno Outubro é algo que mete uma pessoa a mexer.

Hoje dei um salto à ineguálavel Arrábida, maioria das praias desertas. Seja a qualquer altura do ano, aquela pérola tem sempre a água gelada, isso é certo. Acho que nunca senti mais que 17ºC por ali. A pouca ondulação, o arrefecimento noturno e a proteção do vento feito pelas escarpas da serra nunca deixam subir muito a temperatura.

Py2aI3v.png

Foto da praxe, água mais translúcida não há. Fauna marinha sempre presente, muitas espécies na água que não sei identificar, infelizmente. Peixes são muito curiosos. Só apenas identifiquem golfinhos pelo final do dia com a sua dorsal de fora. Sempre um belo espetáculo.

Última edição: