Seguimento Litoral Centro - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
E continua a chover de forma moderada a forte, desde as 12 horas sem parar! Vento moderado, com rajadas, água à mistura e que uiva de vez em quando pelas frestas das janelas...
Já apanhei hoje 2 molhas!
Muitos lencois de água na estrada e seguramente um final de dia complicado aqui para as principais vias rapidas da cidade de Lisboa a nivel de transito!
Temperatura a manter-se nos 18 graus...

Última edição:
Por Azeitão chove com intensidade desde as 16h, muita água nas estradas.
Está a abrandar, mas na rede wunderground as estações por Azeitão, vão com um acumulado de 13mm quase todo ele registado numa hora das 16h ás 17h.

Bom dia a todos...ora uma pergunta talvez um pouco estapafurdia que vou fazer...estava a ver as imagens de satélite e com o que já passou acham que seria necessário o aviso amarelo de precipitação para o distrito de Lisboa? Sinceramente não me parece que a precipitação que aí vem seja significativa por aí além, ou estou a ver algo de forma incompleta/errada? :o

Deixemos acabar o evento e terminar o período dos avisos (19h) para avaliar. ;)

Última edição:
Bom dia a todos...ora uma pergunta talvez um pouco estapafurdia que vou fazer...estava a ver as imagens de satélite e com o que já passou acham que seria necessário o aviso amarelo de precipitação para o distrito de Lisboa? Sinceramente não me parece que a precipitação que aí vem seja significativa por aí além, ou estou a ver algo de forma incompleta/errada? :o
Não é preciso ser um evento excecional para emitir um aviso amarelo. Bastam 10 mm numa hora ou 30 mm em 6h. E está a cumprir-se no distrito de Lisboa. Não era garantido (na meteorologia nada é), mas havia uma boa probabilidade de acontecer, daí a emissão do aviso.

Isto parece uma frente quente autêntica, @StormRic a análise frontal diz oclusa, certo?
A oclusão anda perto mas ainda não sei onde:

Oisvf2h.jpg

Movimento geral de Oeste mas o pós-frontal vê-se que vem de Noroeste.