Seguimento Litoral Centro - Setembro 2009

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A célula começou a formar-se pelas 3:00 da manhã.

Animação IR entre as 3:00 e as 08:00

animo.gif

(cortesia Eumetsat)


O amanhecer:

satj.gif



Radar
(Coruche parou a seguir às 6:00, talvez por problemas de electricidade)

radarl.gif
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,678
Local
Aveiras de Cima
Bom dia pessoal:trovao::trovao:

Acordei às 6 da manhã com um trovão distante e tenho estado a acompanhar a trovoada desde essa altura:w00t:

O aparato eléctrico é muito bom, já não via uma trovoada assim há muito tempo a maioria dos relâmpagos vêm-se aproximadamente a sudoeste daqui;)

Muito boas fotos Miguel:thumbsup::surprise::bombar::palmas::trovao:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Ainda são perceptíveis alguns trovões ao longe. O céu está muito nublado mas a limpar gradualmente.

Choveu pouco, nem deu para 1 mm aqui... :(

Agora muito sinceramente vos digo, quando perdi a esperança ao ver a última célula a morrer pelas 23 horas de ontem, pensei que não ia ver nada de nada...

Afinal a esperança é sempre a última a morrer, fiquei espantado como é que uma célula destas pode nascer em plena madrugada. Alguém me sabe explicar? Vince?

Será que existia calor e windshear favoráveis a essa hora? É que muito sinceramente não me lembro de ter visto uma trovoada destas a formar-se a meio da madrugada... :confused:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Daqui de Oeiras vejo a cortina de chuva a Norte, certamente essa de Queluz, mas passará ao lado..
Pelo satélite parece vir mais lá atrás de LX? :rolleyes:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,075
Local
Oeiras
E por cá continua a chover,agora mais fraco,com alguns trovões a Norte.Penso ouvir trovoada desde as 6e30 ,trovões constantes,mas um pouco afastados.Pena ter acordado só a esta hora,porque pelo que vi aqui começaram há mais tempo.Mas a partir das 7 quando me levantei foi fantástico..Bonitos trovões que se foram vendo a Sul ou mesmo aqui. :D
Grande manhã! :D
Bem achava de desconfiar aquela precipitação que o Windguru colocou em cima da hora! :lol:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Bem a célula que passa a Norte daqui, em Queluz e direcção a Sintra é impressionante, a cortina de chuva, e as nuvens, medonhas!
Parece aquela da "boca-de-baleia" :lol:
Acabei de ver um raio direitinho a sair dela!
As de há horas no mar já morreram, os trovões de agora são das novas que se vão formando na margem Norte do Tejo, incluindo essa! A festa não acabou!