Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O aviso para o distrito de Setúbal só vigora até às 21h de hoje. Será de esperar mais alguma animação, durante a noite e dia de amanhã, pela margem sul?

Ainda é possível. Novas células a chegarem agora a Cascais, movem-se para ESE ou Este. Trovoada a chegar a Torres Vedras e Santarém.

A zona de precipitação da grande célula a norte alargou-se.
 

eysler

Cirrus
Registo
13 Mar 2011
Mensagens
7
Local
Évora
Foto panorâmica de uma célula sobre a Serra de Montejunto, tirada hà pouco nos arrabaldes do Cartaxo:
mERj5nT.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Lisboa é só cair uma pinga a mais, vira um rio. Vendo as quantidades de precipitação, nas estações na zona de Lisboa, prai uns 20 a 30 mm, e fez isto na capital do país. Se fosse 100 mm ou mais, desaparecia Lisboa do mapa. :lol: O sistema de águas pluviais deve estar dimensionado para chuvas de 1 mm, quando chove mais, Lisboa vira um Rio Tejo dentro da própria cidade. :lol: Se Lisboa, levasse com uma célula como levou Faro há uns anos que choveu 44.3 mm em 60 minutos, sendo 29 mm em 10 minutos havia de ser bonito em Lisboa, até o Costa ia parar ao rio. :D

Valores tão baixos... Mesmo que "noutras zonas" tenha chovido mais nessas também choveu certamente.. que se passa com os pluviometros?

Neste tipo de situações não nos podemos guiar por valores de precipitação de estações que estão fora do centro de acção.

algarvio1980, certamente que houve ali pontos com mais de 30mm. Não há é nenhuma estação no Marquês, nem em Sete Rios, nem na Praça de Espanha.
Vê a precipitação acumulada, estimada pelo radar, entre as 14h e as 16h UTC. Achas que foram somente 20-30mm?!

Ontem no Porto, como sabemos, caiu uma carga de água épica. P.Rubras (estação de referencia para o Porto), teve como máximo horário 8,9mm.
A davis do ISEP registou mais de 40mm em meia hora. Rain rate máximo de 731,5mm/h.
Felizmente que há um vídeo (do Snifa) que mostra a intensidade da chuva. Porque se não, ninguém acreditava.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Imagina o quão localizado não foi o evento ou o quão sensível é a cidade quando está maré alta.
Localizado sim e muito! Isso identifiquei eu logo de inicio, quanto à maré alta pode ter tido influencia na baixa da cidade, não em zonas como a Praça de Espanha ou Sete Rios, ai apenas a intensidade do evento para com a capacidade de vazão dos sistemas pluviais.
 
  • Gosto
Reactions: AnDré

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m

AndréGM22

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
155
Local
Alhandra
Quanto ao evento desta tarde, encontrava-me na Faculdade na Avenida de Berna e só posso dizer que ainda vi a vida a andar para trás tal foi a carga de água que caiu durante uma hora, quanto à descarga que caiu na zona, ouviu-se toda a rede eléctirica do edíficio a estalar tal a proximidade da descarga. Quando deixei Lisboa por volta das 6 horas a situação já era muito mais calma, apesar do barulho das sirenes naquela área ainda ter uma presença assinalável
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Câmara Municipal de Lisboa acusa IPMA de falhar nas previsões meteorológicas

Vereador da Proteção Civil da Câmara de Lisboa diz que cidade teve de se preparar «à última da hora»
O vereador da Proteção Civil da Câmara de Lisboa acusou esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de não ter previsto tanta chuva, acrescentando que a cidade se teve de preparar «à última da hora».

«Houve uma grande precipitação. As informações que nós tínhamos do IPMA não iam nesse sentido, portanto a cidade teve de se prevenir à última da hora, uma vez que não tinha sido lançado aviso laranja para o distrito de Lisboa», disse Carlos Castro que falava aos jornalistas numa conferência de imprensa convocada devido ao mau tempo.

«Estamos em estado de alerta e vamos continuar a acompanhar a situação», assegurou.

O comandante do Regimento dos Sapadores Bombeiros (RSB), Pedro Patrício, considerou que a situação era impossível de evitar, mas neste momento [às 18:10] está «estabilizada».

Fica o link que também possui uma vasta fotogaleria:
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/m...acusa-ipma-de-falhar-previsoes-meteorologicas